Craque Neto se revolta com caso Robinho e faz desabafo impactante: “Quem falou que futebol é mais importante que a menina?”; Assista

Após o vídeo viral de Walter Casagrande foi a vez de Neto se manifestar sobre a condenação de Robinho por violência sexual de grupo na Itália e sua contratação – e depois suspensão – do Santos na última sexta-feira (16). No programa “Baita Amigos”, o ex-jogador fez um discurso poderoso, mostrando sua indignação com o caso.

Ele havia acabado de falar sobre a história absurda do homem que foi filmado enquanto agredia uma mulher em Ilhéus, na Bahia, quando decidiu mencionar a outra notícia que estava incomodando-o. “Como o Santos contrata o Robinho? Vocês pensam se o Robinho vai jogar, se o patrocinador vai sair. Alguém falou da menina?”, questionou o apresentador da BandSports.

Neto seguiu, pedindo por mais empatia. “Alguém sabe da mãe dela? Da avó dela? Da história da menina albanesa? Alguém sabe o quanto ela está sofrendo agora? Alguém sabe disso?”, perguntou. “Eu não tô preocupado com dinheiro, rapaz. Eu tô preocupado com o ser humano, não importa quem seja”, pontuou ele.

Continua depois da Publicidade

O comentarista, então, apontou que, ser jogador de futebol, ou uma celebridade, não deveria dar mais direitos a ninguém. “Não é por que é famoso, celebridade que pode fazer o que quiser da vida. Ninguém pode fazer isso. E condenado é condenado. Justiça é justiça. Lei é lei para todo mundo. Não é porque é jogador de futebol, não”, desabafou ele.

Transcrições de conversas do jogador foram decisivas para sua condenação (Foto: Reprodução/Santos TV)

Craque Neto ainda analisou e lamentou o atual cenário brasileiro, com tantas mortes devido à pandemia. “Esse país precisa mudar. Depois de tudo o que tá acontecendo em relação à Covid-19, as pessoas morrendo. Eu fiquei perto da morte, e não tenho medo da morte. Vocês estão de brincadeira”, revoltou-se.

Por fim, ele ainda defendeu que a vítima deveria receber mais atenção do que o atacante. “Vou colocar tudo aqui que o Robinho falou e que o Santos colocou, aí você pensa o que você quiser. Quem falou que futebol é mais importante que a menina? Nenhuma instituição, nenhum clube de futebol é mais importante que essa menina, o que fizeram com ela. Ninguém. Se coloca no lugar da mãe. Se fosse sua filha, sua mãe, sua avó. Como que faz isso com a menina?”, disse ele, deixando a pergunta para os telespectadores.

Assista ao trecho:

Continua depois da Publicidade

Entenda o caso

A reportagem do “Globo Esporte” revelou nesta sexta-feira (16) trechos da sentença judicial e da transcrição dos grampos que levaram Robinho a ser condenado em primeira instância por violência sexual de grupo na Itália, em novembro de 2017. Nas conversas, o jogador admitiu que teve relações sexuais com a vítima e que ela estava “completamente bêbada” a ponto de “não saber nem o que aconteceu“.

O caso ocorreu em uma boate de Milão chamada ‘Sio Café’ na madrugada do dia 22 de janeiro de 2013. Além de Robinho, outros cinco brasileiros teriam participado do ato – classificado pela Procuradoria de Milão como “violência sexual” – contra uma jovem de origem albanesa. No entanto, apenas o jogador e Ricardo Falco foram condenados a nove anos de prisão.

Robinho foi condenado por violência sexual em 2017 (Foto: Reprodução/Santos TV)

Continua depois da Publicidade

Os outros quatro acusados deixaram a Itália no decorrer da investigação e, por isso, estão sendo processados num procedimento à parte, explicou o advogado da vítima, Jacopo Gnocchi, ao ‘GE’. Robinho e Ricardo foram condenados com base no artigo “609 bis” do código penal italiano, que fala da participação de duas ou mais pessoas reunidas para ato de violência sexual – forçando alguém a manter relações sexuais por sua condição de inferioridade “física ou psíquica”.

A decisão do Tribunal de Milão foi contestada pelos condenados. Os advogados dos dois apresentaram recurso e a Corte de Apelo de Milão iniciará a análise do processo, em segunda instância, no dia 10 de dezembro.

Confira a íntegra do caso, a transcrição das conversas, os relatos revoltantes e a série de manifestações contra a contratação do jogador, clicando aqui.