Defesa de Marcius Melhem se manifesta após pedido de investigação por crimes sexuais: “Recebe notícia com satisfação”

Nesta quinta-feira (17), Nina Lemos, colunista do UOL, revelou que as advogadas de Dani Calabresa e outras funcionárias da Rede Globo entraram com um pedido de investigação contra Marcius Melhem no Ministério Público. Após o desdobramento do caso, a defesa do acusado se manifestou quanto ao assunto e afirmou que essa notícia foi bem recebida por eles.

Melhem foi acusado de assédio sexual por colegas de trabalho. Semanas atrás, alguns detalhes chocantes do que Dani e mais vítimas teriam sofrido foram expostos em uma reportagem da revista Piauí. Agora, a advogada criminalista Soraia Mendes fez um pedido ao MP para que o ator seja investigado por crimes sexuais. Elas também entrarão com um processo criminal contra o humorista, após ele ter divulgado áudios de uma conversa sua com Calabresa e por ter pedido uma indenização a ela.

A defesa de Dani Calabresa e mais funcionárias da Globo pediu que Marcius Melhem seja investigado pelo Ministério Público. (Fotos: Reprodução/TV Globo; Globo/Estevam Avellar/Paulo Belote)

Continua depois da Publicidade

“Não estamos excluindo a possibilidade de crimes mais graves que o assédio sexual. Temos relatos de situações que incluem violência e que poderiam ser caracterizadas como tentativa de estupro, mas isso vai depender de como o Ministério Público vai entender e do que será decidido”, afirmou a advogada à colunista do UOL. A defesa de Dani e das funcionárias da Globo também espera que Marcius seja responsabilizado criminalmente.

Contudo, Marcius Melhem e sua equipe jurídica receberam a notícia do pedido de investigação “com satisfação”. Os advogados Ana Carolina Piovesana e José Luis Oliveira Lima enviaram uma nota ao jornalista Maurício Stycer, colunista do UOL, dando sua opinião sobre o assunto. “A defesa de Marcius Melhem recebe com satisfação a notícia de que, após a nossa iniciativa, finalmente as acusações poderão ser esclarecidas perante a Justiça, mesmo após intenso linchamento na opinião pública“, disseram.

Continua depois da Publicidade

Quando a reportagem da Piauí veio à tona, Melhem afirmou que processaria Dani e a advogada Mayra Cotta. Já na última terça-feira (15), a Folha de São Paulo divulgou mensagens trocadas entre os dois, reunidas pelo ator numa tentativa de negar as acusações de assédio moral e sexual, e de provar que entre 2017 e 2019, período citado pela revista, a dupla teria mantido uma relação amigável.

Apesar das denúncias, Marcius Melhem quer provar que sua relação com Dani Calabresa era amigável. (Foto: João Cotta/Globo)

Os sete relatos apresentados no documento fazem parte de uma notificação extrajudicial encaminhada pela defesa de Melhem à Calabresa, pedindo que ela confirme ou negue o conteúdo da reportagem. Entre eles estão mensagens de voz enviadas pela comediante dias após a confraternização em que teria sofrido assédio sexual de seu então diretor. Saiba todos os detalhes e confira algumas transcrições dos áudios, clicando aqui.

Continua depois da Publicidade

Entenda o caso

Em dezembro de 2019, denúncias de assédio feitas por funcionárias da Rede Globo contra Marcius Melhem vieram à tona e deixaram o público chocado. Em agosto deste ano, depois de uma longa investigação do caso, o humorista foi desligado da emissora, na qual trabalhava há 14 anos. Até então, nenhum detalhe sobre os relatos das vítimas ou sobre o processo iniciado pelo canal, havia sido divulgado.

As denúncias contra Marcius Melhem surgiram em dezembro de 2019. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Em uma extensa reportagem da revista Piauí, publicada no final de novembro (30), o jornalista João Batista Jr. traz depoimentos reveladores de algumas das testemunhas de Dani Calabresa. Por anos, a atriz teria sido vítima de assédio sexual por parte de Melhem. Segundo a publicação, o primeiro deles aconteceu ainda em novembro 2017, durante uma festa de celebração ao 100º episódio do “Zorra”, após a reformulação do humorístico.

Durante o evento, Melhem teria tentando beijar a atriz à força, assim como também teria exibido suas partes íntimas para a colega. Esse, entretanto, foi apenas o primeiro dos episódios de assédio praticados, apontados na matéria. Leia os relatos na íntegra, clicando aqui.