[ALERTA – O texto abaixo contém spoilers do quarto episódio de O Falcão e o Soldado Invernal]
Repitam comigo: #NotMyCap! O mais recente episódio de “O Falcão e o Soldado Invernal”, lançado ontem (9) e intitulado “The Whole World Is Watching” (“O Mundo Todo Está Vendo”, em português) chegou para solidificar ainda mais o desagrado dos fãs da Marvel com o “novo” Capitão América, John Walker (Wyatt Russell).
O episódio mais longo da trama até hoje, levou os espectadores para a próxima parte da história, que agora é, claramente, sobre o que significa ser um herói. A produção provou ser uma das mais moralmente complexas do Universo Cinematográfico Marvel.
O enredo nos mostra que o perfil de Karli Morgenthau (Erin Kellyman) como vilã internacional cresceu exponencialmente depois que a líder dos Apátridas matou Lemar Hoskins, o Battlestar (Clé Bennett,) em uma luta. O ocorrido fez com que John Walker (Wyatt Russell), tomasse algumas medidas drásticas.
Depois de tomar secretamente o soro do super soldado, Walker perseguiu os Apátridas, mas não conseguiu encontrar Karli. Furioso, o novo Capitão América descontou toda sua raiva com a missão falha em outro membro do grupo de Morgenthau. Para isso, Walker utilizou o famoso escudo de Steve Rogers (Chris Evans), um verdadeiro símbolo da bondade inata e desejo de proteger o mundo do ex-herói, não como defesa, mas como arma.
Em uma cena que chocou os fãs da série, John acabou tirando a vida do membro do grupo terrorista e a cena termina com uma imagem impactante do escudo de vibranium, que nunca havia sido usado para matar, totalmente ensanguentado. Veja:
⚠️spoiler TFATWS⚠️#TheFalconAndTheWinterSoldier
–
–
–
–
–
–
steve rogers john walker
using the shield using the shield
to protect to kill pic.twitter.com/lnvuHOIGuQ— federica? ⍟ TFATWS era (@moonishbabe) April 9, 2021
O ocorrido fez com que os fãs lotassem as redes sociais com comentários sobre a série. Muitos odiaram a evolução de Walker, enquanto outros apontaram as diferenças gritantes entre as atitudes de John Walker com as de Steve Rogers na pele do herói, reforçando que o escudo representa o homem por trás dele.
“Eu honestamente amo o que eles estão fazendo aqui. Mostra que os símbolos são um reflexo de quem os está carregando. Com os dois [Steve Rogers e John Walker], o escudo tem um significado diferente”, analisou um internauta. “John Walker é tudo o que Steve Rogers não queria ser”, concluiu.
#TheFalconAndWinterSoldier spoilers
–
–
–
–
i honestly love what they’re doing here. it shows that symbols are a reflection of who’s carrying them. with these two captain americas, the shield has different meaning. john walker is everything that steve rogers didn’t want to be. pic.twitter.com/vP8gptcEJc— orlane ⍟ (@wxntersbarnes) April 9, 2021
“O ponto principal de John Walker é que suas ações são o oposto da ideologia do Capitão América e [ele] chegará ao ponto em que é indefensável. Falhas em um personagem os tornam muito mais atraentes. Sempre teve como objetivo reforçar por que Sam deveria ter o escudo”, apontou outro.
The whole point of John Walker is that his actions are the opposite of the Captain America ideology and it will come to the point where it’s indefensible. Flaws in a character make them so much more compelling. It was always meant to reinforce why Sam should have the shield pic.twitter.com/yzzWqwm1iZ
— Aniq ⎊ (@aniqrahman) April 9, 2021
Confira as melhores reações:
#TheFalconAndTheWinterSoldier spoilers
john walker really turned steve’s symbol of protection into a weapon pic.twitter.com/UwowfUO39V
— ً elle ↺ (@enbyrogers) April 9, 2021
“John Walker realmente transformou o símbolo de proteção de Steve em uma arma”.
#FalconAndWinterSoldier #tfatws episode 4 spoilers
,
,
the serum made john walker go from bad to worse in less than a day bye pic.twitter.com/FIQlHohdjw— zach (@civiiswar) April 9, 2021
“O soro fez John Walker ir de mal a pior em menos de um dia”.
Beware the wrath of a white man feeling inadequate #FalconAndWinterSoldier #notmycap pic.twitter.com/d5Tw3hIzcn
— Jen Pulling (@jenPUSHING) April 10, 2021
“Cuidado com a ira de um homem branco que se sente inadequado”.
Aiai as críticas sociais de Falcão e soldado invernal continuam entregando tudo tudooooooo
John walker matando um homem marrom logo dps de reconhecer por nuances as barbáries q o exército dos eua faz em países asiáticos foi *chef’s kiss*#FALCONANDTHEWINTERSOLDIER— Bê ? #DWTDTAOSO (@vixenadeboghafa) April 10, 2021
tô assistindo Falcão e soldado invernal, e quero deixar registrado meu ódio pelo capitão América da deep web mais conhecido como John Walker. pic.twitter.com/odyTYDcaCU
— ✨ Fê ✨ (@Fernanda_Caja) April 10, 2021
O momento, mesmo sombrio, também rendeu muitos elogios à performance de Russell. “Precisamos discutir o quão bom é o desempenho de Wyatt Russell como John Walker. Faz muito tempo que não vejo um personagem tão odiado, e tudo se resume ao quão bom é o seu desempenho. Muito bom”, elogiou um internauta.
we need to discuss how good Wyatt Russell’s performance as John Walker is. I haven’t seen a character this hated in a long time, and it all comes down to how good his performance is. So damn good. pic.twitter.com/IiVpoqvAEw
— Fraser (@JediNabber) April 9, 2021
caramba o ator que faz o John Walker no Falcão e o Soldado Invernal é muito bom
eu estou gostando muito desse personagem
tomou o soro do super soldado e surtou total no último ep, fodaaaaaaaa
— twenty one paulos (@budarebelde) April 10, 2021
ele realmente é um ótimo ator e interpreta muito bem o personagem porque toda vez que o John Walker aparece eu fico só o ódio https://t.co/Ax5dBtbUKH
— isah²⁸☀️|happy because of liam❤️ (@hlstyles28) April 10, 2021
Wyatt Russell comenta reação do público à seu personagem
Em entrevista recente ao USA Today, o intérprete de JohnWalker revelou estar muito ciente do ódio ao seu personagem, mas afirmou que não se incomoda. “Seria uma honra, eu acho, não ser querido no universo Marvel”, disse ele.
“Eu não acho que realmente existiram muitos personagens MCU que tiveram o mesmo dilema que ele [John] teve em termos de tentar se encaixar neste tipo de mundo de super-heróis moralista”, explicou Russell. “Ele foi empurrado para o papel de Capitão América e vai fazer do seu jeito, e ele quer fazer da maneira certa. Mas o jeito dele é uma maneira muito específica que ele aprendeu sendo basicamente um caçador humano treinado. Quero dizer, isso é o que os fuzileiros navais são. Eles não são Steve Rogers, eles não são os mesmos. Eles não são mais como os escoteiros”, completou.