[ALERTA DE SPOILERS DA 4ª TEMPORADA DE “THE HANDMAID’S TALE”]
Como prometido por Yvonne Strahovski, o quarto ano de “The Handmaid’s Tale” chegou ao fim com um plot twist de tirar o fôlego de qualquer um e pra lá de satisfatório! A season finale ofereceu a resposta para um dos questionamentos centrais da trama: como será a vingança de June (Elisabeth Moss)?
No episódio, June (Moss) visitou Fred Waterford (Joseph Fiennes) na cadeia. Durante a conversa entre os dois, o comandante, mesmo preso, afirmou estar determinado a retornar para casa como um homem livre e cumprir seu papel como marido e pai. A loira, no entanto, revelou que não seria capaz de deixá-lo escapar tão facilmente após tudo o que ele fez. Depois do encontro não supervisionado entre a dupla, ficou muito claro que June encontraria uma maneira engenhosa de matar Waterford.
A protagonista então consegue enganá-lo, organizando uma troca de prisioneiros que o levou de volta a Gilead, mas não foi só isso. A transação ajudou June a libertar quase duas dúzias de mulheres do regime teocrático e concedeu a ela e às suas companheiras de causa, a satisfação de caçar Waterford da mesma maneira como ele havia feito com tantas delas. Socorro!
Os momentos que antecederam o destino final de Fred foram marcados por uma perseguição aterrorizante. Tomada por seu desejo de vingança, June declarou que queria ver o homem sentindo o que ela sentiu durante todos os anos de tortura. Enquanto isso, o comandante começou a correr pela floresta, temendo por sua vida. Na sequência, a série entregou um dos momentos mais catárticos de sua história: a brutal execução de Waterford pelas mulheres que ele vitimou. Meu Deus!
Lideradas pela loira, as antigas aias apareceram dispostas em um círculo perfeito ao redor dele, assim como foram treinadas para fazer quando eram instruídas a apedrejar e matar alguém de sua própria casta. Numa espécie de paralelo ao sofrimento que enfrentaram nas mãos de Fred, as aias usaram as mesmas táticas do sistema que as escravizou contra o homem que executou tais atrocidades contra elas. A cena chocante incluiu até uma mordida feroz de June em Waterford. Assista:
O comandante então apareceu, sem vida e mutilado, pendurado em uma parede desmoronada na “No Man’s Land”, enquanto um de seus dedos foi enviado para a esposa, Serena (Yvonne Strahovski), como forma de provocação. Por fim, June apareceu caminhando pela floresta ao lado das parceiras, todas com resquícios do sangue de Fred em seus rostos. Quando Luke (O. T. Fagbenle) finalmente a encontrou, ele percebeu o que ela havia feito. A protagonista então pediu cinco minutos para ficar sozinha e, por fim, revelou que iria embora, deixando o amado e a pequena Nichole para trás. Que final!
A 4ª temporada de “The Handmaid’s Tale” chegou ao fim hoje (16), no Hulu, plataforma de streaming disponível nos Estados Unidos. Já no Brasil, os fãs podem acompanhar a trama das Aias no Paramount Plus.