Já dizia Anitta: poderosa, empresária, ela é f*da, bilionária! Aos 33 anos, Rihanna é a mais nova bilionária do pedaço, segundo a revista Forbes. A publicação veiculou nesta quarta-feira (4), uma retrospectiva da artista para chegar até aqui, sendo a cantora mais rica do mundo, e como ela conquistou seu império.
Em 2017, Robyn Fenty, conhecida mundialmente como Rihanna, lançou a Fenty Beauty, empresa de cosméticos que tinha a missão de fazer “mulheres em todos os lugares se sentirem incluídas“. Hoje, a marca a colocou em um novo patamar: o grupo dos bilionários. A Forbes estima que a artista, agora, vale 1.7 bilhões de dólares (aproximadamente R$ 8.9 bilhões), fazendo dela a musicista mais rica do universo e a segunda mulher do mundo do entretenimento, atrás apenas de Oprah Winfrey.
A maior parte de sua fortuna se deve à Fenty Beauty, marca que é 50% de Rihanna. O resto se divide entre sua participação na Savage x Fenty, empresa de lingerie, que é avaliada em 270 milhões de dólares (cerca de R$ 1.4 bilhão), e nos ganhos em sua carreira como atriz e cantora de sucesso. Apesar de não ser a única celebridade a usar seu poder nas redes sociais para alavancar suas empresas – afinal, são 101 milhões de seguidores no Instagram e 102.5 milhões no Twitter -, ela com certeza é a mais bem sucedida.
A marca de cosméticos é uma junção de 50-50 com o conglomerado francês de bens de luxo, a LVMH, comandada por Bernard Arnault. Como já citado, a Fenty tem como lema a inclusão, com bases em mais de 50 cores, inclusive tons mais escuros para peles negras, produtos até então mais difíceis de se encontrar no mercado. Com vendas online e nas lojas da Sephora, as maquiagens foram um sucesso instantâneo.
“Muitas mulheres achavam que não havia linhas que atendessem ao seu tom de pele. Era claro, médio, escuro médio, escuro. Todos nós sabemos que isso não representa a realidade. Ela foi uma das primeiras marcas a aparecer e dizer ‘Quero falar com todas essas pessoas diferentes’”, disse Shannon Coyne, cofundadora da empresa de consultoria Bluestock Advisors.
Enquanto as vendas de cosméticos caíram durante a pandemia da Covid-19, empresas de produtos de beleza continuam valendo tanto quanto sempre. Graças a isso, a Fenty Beauty vale 2.8 bilhões de dólares (aproximadamente R$ 14.6 bilhões), estima a revista. Tudo indica que esse crescimento só tende a continuar. No relatório anual de 2020, a LVMH afirmou que a Fenty Skin, marca de skin care lançada no ano passado, teve um “começo muito promissor” e “gerou um buzz sem precedentes”.
A marca de lingerie Savage x Fenty, parceria da cantora com a empresa de moda TechStyle, também já alcançou seus bilhões. Em fevereiro, a linha arrecadou 115 milhões de dólares (cerca de R$ 606.6 milhões), valendo hoje cerca de 1 bilhão de dólares (aproximadamente R$ 5.2 bilhões). Nessa empresa, Rihanna é dona de 30%. A única reclamação dos fãs da estrela sobre sua vida empresarial pode ser a falta de tempo para se dedicar à música. A cantora, que costumava lançar um disco por ano, não apresenta um novo álbum desde o “ANTI”, de 2016.
Para sua vida financeira, entretanto, isso não chega nem perto de ser um problema. “Ela está criando uma marca fora de si mesma. Não se trata apenas de Rihanna. Mesmo que você não goste da música dela, ela criou um estilo real no espaço da moda e da beleza”, afirmou Coyne.