Tempestade causada por furacão Ida causa estragos, caos e tragédia em Nova York; moradores filmam momentos de terror — veja os vídeos

De partir o coração… Na noite desta quarta-feira (1º), os estados de Nova York e Nova Jersey viveram momentos de terror ao se tornarem alvos de uma tempestade tropical, reflexo do furacão Ida. Ao longo dos últimos dias, o fenômeno climático tem deixado rastros de tragédia ao longo da costa leste dos Estados Unidos, mas ontem chegou ao extremo, causando inundações, quedas de energia, destruição e, infelizmente, diversas mortes.

Considerada um dos maiores eventos climáticos extremos que ocorreram em território norte-americano nas últimas décadas, a tempestade foi registrada por vários moradores da Big Apple. Os resultados catastróficos não foram poucos e inúmeras estações de metrô da cidade ficaram debaixo d’água, entre elas a do Brooklyn.

Continua depois da Publicidade

Em vídeo chocante divulgado pela ABC News, é possível ver os usuários do transporte público enfrentando a inundação para escapar da estação submersa. No entanto, de acordo com o veículo, a fuga pouco adiantou, já que as ruas próximas ao local “se transformaram em rios” devido à força e intensidade da tempestade e o excesso do fluxo de água.

Continua depois da Publicidade

As consequências do fenômeno climático, infelizmente, não pararam por aí. A enchente forçou o MTA (Autoridade de Transporte Metropolitano) a suspender as atividades do metrô, devido ao número de estações atingidas pela água. O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, revelou em conversa com a rádio ABC WABC que pessoas estavam sendo evacuadas dos vagões do metrô presos no subsolo. Que angústia!

Em uma tentativa de evitar maiores tragédias, as autoridades locais orientaram os nova-iorquinos a evitarem transitar pelas ruas, a pé ou de carro. Os veículos não emergenciais também foram proibidos de circular na cidade até às 5h do horário local (6h no Brasil).

Já os aeroportos da área – JFK (John Aeroporto Internacional John F. Kennedy), Newark (Aeroporto Internacional de Newark) e La Guardia – adiaram e cancelaram os seus voos e se pronunciaram sobre o assunto através das redes sociais: “Estamos enfrentando fortes inundações devido à tempestade. Todas as atividades de voo estão suspensas no momento e os passageiros estão sendo aconselhados a entrar em contato com as respectivas companhias aéreas para obter as informações mais recentes sobre voos e retomada do serviço”.

Grandes estragos

Todos os cinco distritos de Nova York foram afetados pela tempestade. No Queens, casas e complexos de apartamento foram tomados pela água, causando pânico nos moradores, que lotaram as redes sociais de registros e relatos apavorados sobre o ocorrido. “Inundação louca na noite passada! Tivemos uma inundação enorme em nosso porão, devido aos drenos da área não serem capazes de suportar o aguaceiro. Foi a segunda vez na minha vida que fiquei sobre um alerta de tornado e não estou feliz com isso. Sinceramente, não sei como algumas pessoas vivem isso o tempo todo”, lamentou a nova-iorquina Emmie March, no Twitter.

“Tudo variou, bem perto de mim tivemos inundações principalmente internas com chuvas e ventos muito fortes. Os ralos de muitas casas e ruas não estão preparados para aguentar a quantidade que recebemos em tão pouco tempo. A 5 km de distância, as ruas e rodovias foram totalmente inundadas e os carros ficaram meio submersos, houve até mesmo alguns fechamentos de rodovias devido a inundações e veículos presos. Também houve explosões de transformadores por causa da chuva forte e ventos”, detalhou ela, em conversa com o hugogloss.com.

Continua depois da Publicidade

Continua depois da Publicidade

Tragédias tomam conta da costa leste

NYC, no entanto, não foi a única atingida – no início da semana, o furacão Ida já havia avançado sobre os estados de Louisiana e do Mississippi, onde deixou cinco mortos e destruiu o sistema elétrico estatal. Já o estado de Nova Jersey sofreu os impactos do clima extremo ontem e, assim como Blasio, o governador de Jersey, Phil Murphy, declarou estado de emergência.

Durante a noite, a NYPD (Departamento de Polícia de Nova York) anunciou que sete vítimas, que tinham entre 2 e 66 anos, morreram em meio à inundações na Big Apple. A oitava morte ocorreu em Passaic, Jersey, também devido a uma enchente. No entanto, na manhã de hoje, o número de mortos após as inundações generalizadas subiu para pelo menos 22 pessoas.

Após o ocorrido, o subchefe de polícia de Passaic, Louis Gentile, alertou os moradores para ficarem em suas casas, pois até mesmo os veículos de emergência ficaram presos nas enchentes. “Temos caminhões de bombeiros presos, ambulâncias presas, temos pessoas que ainda estão presas e não conseguem sair da água. É muito sério”, lamentou o policial, em entrevista à NBC.