Ex-ator de ‘Riverdale’ é condenado à prisão perpétua por assassinar a própria mãe

O crime aconteceu em março de 2020, e o ator não terá direito à liberdade condicional pelos próximos 14 anos

Fotojet (8)

Ryan Grantham, ex-ator de 24 anos, foi condenado à prisão perpétua. A sentença foi definida nesta quarta-feira (21), meses após ele admitir ter assassinado sua mãe, e ainda ter conspirado uma tentativa de homicídio contra o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau. O artista, conhecido por sua participação em “Riverdale“, ficará sem a possibilidade de liberdade condicional pelos primeiros 14 anos.

A pena de Grantham foi anunciada ontem, na Suprema Corte da Colúmbia Britânica, em Vancouver, no Canadá. A sentença foi definida pela juíza Kathleen Ker, mais de seis meses depois que Ryan se declarou culpado de uma acusação pelo homicídio doloso de sua mãe, Barbara Waite, de 64 anos, em março de 2020. O ator admitiu ter atirado na nuca da mulher, enquanto ela tocava piano.

Continua depois da Publicidade

Segundo o jornal New York Post, ao proferir o veredicto, a juíza descreveu o crime como trágico, devastador e “destruidor de vidas“, especialmente para a irmã de Grantham. Como pontuou a emissora CBC, o homicídio doloso resulta em uma prisão perpétua automática no Canadá. Portanto, na audiência em questão, era necessário definir quanto tempo Ryan teria que esperar para poder pedir sua liberdade condicional.

Em uma audiência, que aconteceu em junho deste ano, os promotores explicaram que, após matar a mãe com um tiro na nuca, o rapaz ainda gravou um vídeo aterrorizante. Nas imagens, filmadas com uma câmera GoPro, Grantham admitiu ter tirado a vida de Barbara a sangue frio, e ainda mostrou o corpo da mulher. “Eu atirei na nuca dela. Nos momentos seguintes, ela saberia que era eu”, falou o ator no vídeo. 

Continua depois da Publicidade

Entenda o caso

No dia 31 de março de 2020, quando tinha 21 anos, Ryan atirou na nuca de Waite uma vez com um rifle calibre .22, enquanto ela tocava piano na casa onde a família vivia, em Squamish, na Colúmbia Britânica. Após tragicamente matar sua mãe e gravar o vídeo em que confessa o crime, o ex-ator comprou cerveja, fez coquetéis Molotov e assistiu à Netflix, antes de cobrir o corpo da vítima com um lençol e ir dormir.

Captura De Tela 2022 09 22 203457
Barbara Waite, de 64 anos, foi morta pelo próprio filho enquanto tocava piano, em março de 2020. (Foto: Reprodução/ CTV News Vancouver)

Segundo o seu depoimento à polícia, no dia seguinte, o rapaz pendurou um rosário no piano de sua mãe, cobriu o corpo com um lençol e posicionou velas acesas ao redor dele. Em seguida, saiu de casa com o carro cheio com três armas, munições, doze coquetéis Molotov, equipamentos de acampamento e direções para Rideau Cottage, em Ottawa, onde planejava matar o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau.

Cabc 27th Annual State Of The Relationship
Grantham chegou a escrever em seu diário que pretendia assassinar o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau. (Foto: Getty)

Ele dirigiu até Hope, na Colúmbia Britânica, onde cogitou praticar um tiroteio em massa na Universidade Simon Fraser, onde ele estudava, ou na Ponte Lions Gate. Por fim, Grantham desistiu do assassinato em massa e, mais tarde, dirigiu-se até o Departamento de Polícia de Vancouver, onde se entregou. Segundo o New York Post, ele ainda disse a um oficial: “Eu matei a minha mãe”. 

Continua depois da Publicidade

Na sentença, proferida nesta quarta (21), a juíza Ker ainda afirmou como era uma “graça salvadora” que Grantham tenha se apegado o suficiente à realidade para não cometer um assassinato em massa, como planejava. Kathleen também avaliou que o ator parecia realmente arrependido do crime. Em junho, Ryan chegou a se desculpar pelo ato, e disse que sua mãe não merecia o que ele fez com ela.

Ryan Grantham ficou conhecido por interpretar Jeffrey Augustine em “Riverdale”. Ele ainda participou da série “Supernatural” e também atuou nos filmes “Diário de um Banana”, “Marley e Eu 2” e “O Milagre do Carpinteiro”.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques