Vixe… Mais uma controvérsia envolvendo o mundinho “Barbenheimer”. Nesta segunda-feira (31), a Warner Bros. esteve envolvida em um desentendimento interno. Após o lançamento de “Barbie” e “Oppenheimer“, filmes com temáticas bem diferentes, mas que chegaram ao mesmo tempo nos cinemas do mundo todo, a conta oficial do Twitter do estúdio começou a responder aos memes nas redes sociais que misturavam as duas produções. No entanto, uma dessas interações não pegou nada bem com a sede da empresa no Japão.
O meme em questão mostra Margot Robbie caracterizada como Barbie montada no ombro de Cillian Murphy como J. Robert Oppenheimer. Ambos foram em inseridos em cenário de explosão e com fogo ao fundo. Até aí seria mais uma brincadeira “Barbenheimer” que tem circulado na web. O ponto crítico foi que a conta norte-americana da Warner Bros. respondeu com o comentário: “Vai ser um verão inesquecível”.
O próprio Twitter publicou um aviso embaixo da interação. Apesar de “Oppenheimer” ser um drama biográfico sobre o desenvolvimento da bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial, a rede social deixou explícito que milhares de japoneses morreram com a decisão dos Estados Unidos de lançar bomba na região na época do conflito militar global.
“Barbie” chegará aos cinemas japoneses em 11 de agosto, cinco dias após o 78º aniversário do ataque a bomba atômica em Hiroshima. A hashtag #NoBarbenheimer chegou a ficar no topo dos trending topics do país. A conta japonesa da produtora também não gostou da atitude e publicou uma nota em repúdio a ação da conta dos Estados Unidos.
“Consideramos extremamente lamentável a reação imprudente da conta oficial da sede norte-americana do filme “Barbie” às postagens de fãs nas redes sociais causadas por esse movimento, e levamos essa situação a sério. Estamos pedindo à sede dos EUA que tome as medidas apropriadas. Pedimos desculpas àqueles que se sentiram ofendidos por esta série de reações imprudentes”, escreveram eles.
— 映画『バービー』公式 (@BarbieMovie_jp) July 31, 2023
Depois do apelo do público por um pronunciamento oficial, a sede estadunidense emitiu um comunicado ao Deadline. “A Warner Brothers lamenta seu recente envolvimento insensível nas redes sociais. O estúdio oferece um sincero pedido de desculpas”, declarou.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques