Que absurdo! Nesta segunda-feira (10), um senhor idoso, conhecido como Jadir, foi agredido por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) em São José dos Campos, no interior de São Paulo. A ação foi filmada por transeuntes e chocou a web pela violência na abordagem, causando revolta nas redes sociais.
De acordo com o jornal Estado de Minas, Jadir teria tentado entrar no Mercadão de São José dos Campos com sua cadela, Isabella, no colo, o que seria proibido. Os guardas, então, impediram o idoso de entrar, mas agiram de forma truculenta — até mesmo depois que o senhor já havia sido detido. Em determinado momento, a cachorrinha de Jadir caiu no chão.
Nas filmagens, é possível ouvir as pessoas que assistiam à violência pedindo que os guardas não machucassem ele — e uma senhora até tenta intervir. No final, os agentes levam o idoso embora, sem Isabella.
Postado por Esdras Andrade, ativista da causa animal, o vídeo causou comoção nas redes sociais e acumula, até agora, 156 mil curtidas, além de 19 mil comentários. Andrade, inclusive, ofereceu assistência jurídica para Jadir, que foi levado para a delegacia e liberado em seguida. Felizmente, o senhor conseguiu reencontrar seu animalzinho.
Com a grande repercussão do incidente, o prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, desculpou-se pelas atitudes dos guardas nas redes sociais. “Na minha opinião, essa abordagem excedeu muito o limite razoável do que deveria ter sido feito. Seu Jadir é um senhor de idade, e ainda com uma cachorrinha no colo, me parece que houve um excesso na abordagem”, afirmou.
Ramuth também contou qual foi a informação passada pelos agentes sobre o caso: “O que os guardas me passaram é que, ao entrar no mercado municipal, o seu Jadir insistiu em entrar com sua cachorrinha, o guarda impediu e o seu Jadir teria pegado um café e jogado em um dos guardas”. No entanto, ele deixou claro que, independente do motivo, a ação dos agentes foi exagerada. “Na minha opinião, é um excesso na abordagem de um senhor idoso e com uma cachorrinha. Por tanto, em nome da cidade, eu quero pedir desculpas ao seu Jadir”, disse o político, que também afirmou que o caso será investigado e a conduta dos guardas apurada. Veja abaixo:
Confira as reações nas redes sociais:
O senhor Jadir e sua cachorrinha Isabella passaram por essa situação hoje no centro de São José dos Campos-SP. O que justificaria tamanha atrocidade?
Via esdrasandradeoficial (no IG) pic.twitter.com/h0ZRAMYkPA
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) August 10, 2020
Eu não imagino um contexto onde isso seja minimamente razoável. É absurdo qualquer que seja o contexto.
Falando nisso, alguém faz a menor ideia do que tenha levado eles a isso? O que passou pela cabeça deles pra isso? Confundiram a cadelinha com o cão chupando manga?
— Matheus Santos (@SantosMatheus) August 10, 2020
Nem consigo postar o vídeo que o abuso policial acorreu pq me dá muita raiva, o senhor Jadir não fez nada errado e foi arrastado pra delegacia sem sua cachorrinha Isabella. Mais graças a pessoas boas eles estão juntos, chorei muito com esse reencontro. 😭💕🙏 pic.twitter.com/1yPNVMAhx8
— Tammy (@tamyponi) August 10, 2020
Eu to chorando com o vídeo do seu Jadir e a Isabella 🥺🥺🥺🥺
— Andressinha pancadão🇪🇪 (@marideandressa) August 10, 2020
acabei de ficar sabendo do acontecimento com o senhor jadir e sua cachorrinha isabella e vi que foi aqui na minha cidade… nem consegui assistir o vídeo inteiro pq meu coração ficou em pedaços 😔
— lia 🐝 (@cevanscomics) August 11, 2020
Tem uns policiais que maltratam os cidadãos e aí acaba queimando a imagem de OUTROS policiais que lutam PELOS cidadãos, acabei de ver o vídeo do seu Jadir e da cachorrinha Isabella e só tenho isso para expressar o que o vídeo transmite: decepção e tristeza. É muita ignorância. 😕
— TRIXIE TANG (@hannah_mattos) August 10, 2020
Fico tão triste com esses vídeos, por uma pessoa, além de todas as dificuldades que provavelmente deve passar, ser tratada dessa forma. Torço para que o senhor Jadir e a Isabella (🐶) sejam muito abençoados e a justiça seja feita! https://t.co/E9qIazxAvH
— bia (@bzzguimaraes) August 10, 2020