Hugo Gloss

Adolescente invade escola, mata criança e fere professora e alunos no RS

As autoridades seguem investigando o caso. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

As autoridades seguem investigando o caso. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Uma tragédia abalou a cidade de Estação, no interior do Rio Grande do Sul, na manhã desta terça-feira (8). Um adolescente de 16 anos invadiu a Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, no centro do município, e atacou alunos e uma professora com golpes de faca. Uma das crianças não resistiu aos ferimentos e morreu. Outras duas estudantes e a docente foram encaminhadas a hospitais da região.

De acordo com informações da Polícia Civil, a vítima foi identificada como Vitor André Kungel Gambirazi, 9 anos. Ele foi atingido nas costas. As outras duas crianças feridas, ambas com 8 anos, foram levadas a unidades de saúde próximas. A professora, de 34 anos, foi socorrida ao Hospital Santa Terezinha, em Erechim, após se ferir ao tentar impedir o ataque.

“Entrou na escola com uma faca, fez uso de bombinhas no chão para assustá-las. Duas foram atingidas com cortes na cabeça, de forma leve, e uma foi atingida com cortes na região do tórax”, relatou o prefeito Geverson Zimmermann, ao g1.

Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi. (Foto: Google Street View)

As crianças que foram atacadas são alunas do 3º e do 5º ano do ensino fundamental. Diante da gravidade do ocorrido, a prefeitura decidiu suspender as aulas por tempo indeterminado. Em nota, a administração municipal afirmou que está prestando suporte às famílias afetadas e à comunidade escolar.

“A Administração Municipal de Estação informa que as aulas em todas as escolas da rede municipal de ensino estão suspensas por tempo indeterminado. Estamos com toda a nossa equipe mobilizada, prestando apoio e assistência contínua a todas as famílias e à comunidade escolar neste período”, diz o comunicado.

Testemunhas conseguiram imobilizar o adolescente até a chegada da polícia. Segundo a Brigada Militar, ele foi apreendido e encaminhado para a Delegacia de Polícia de Getúlio Vargas, onde segue sob custódia. O jovem é morador da cidade e não tinha antecedentes criminais.

“Ele fez uso de bombinhas no chão para assustá-las”, disse o prefeito da cidade. (Foto: Reprodução/RBS TV)

De acordo com o prefeito, o garoto teria entrado na escola pela porta da frente dizendo que queria entregar um currículo. Depois, pediu para usar o banheiro e acabou invadindo uma das salas de aula. Estação, com cerca de 5,5 mil habitantes, tem 152 alunos matriculados na escola onde ocorreu o ataque.

“Ele disse que ia entregar um currículo para as meninas [da escola]. Ele pediu para ir ao banheiro, mas veio intencionado. Ele tinha uma faca e um facão, entrou na sala da terceira série e começou a avançar nas crianças”, afirmou a instituição de ensino ao UOL.

Segundo a polícia, o jovem é morador da cidade e não tinha antecedentes criminais. (Foto: Reprodução/RBS TV)

As motivações do crime ainda não foram esclarecidas, mas as autoridades informaram que o adolescente fazia acompanhamento psiquiátrico há mais de um ano. Os pais do adolescente teriam procurado o psiquiatra responsável pelo acompanhamento do jovem, e, segundo a escola, o profissional afirmou que ele vinha “respondendo bem ao tratamento”.

Sair da versão mobile