O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, virou piada no exterior após algumas falas durante sua viagem à Itália. Nesta terça-feira (2), o apresentador norte-americano Stephen Colbert tirou sarro da confusão feita pelo brasileiro, que afirmou ter se encontrado com “Jim Carrey” durante a Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas.
A história começou na segunda-feira (1º), quando Bolsonaro conversou com jornalistas na cidade de Anguillanera Veneta. Ao invés de falar que teve um encontro com John Kerry, enviado especial dos EUA, Bolsonaro disse ter conversado com o ator e comediante Jim Carrey, astro de filmes como “O Mentiroso” e “Débi & Lóide”. “Sim, conversei com o Jim Carrey também, alguma coisa reservada. Desculpa, não posso falar com vocês”, afirmou o político. Assista ao vídeo abaixo:
Diante da repercussão do vídeo, que viralizou na web, a situação virou assunto no “The Late Show”. Colbert começou a falar sobre a Conferência das Mudanças Climáticas e logo alfinetou a participação de Bolsonaro. “Um líder mundial que não está na Conferência do Clima é o presidente Jair Bolsonaro, visto aqui durante uma [depilação à brasileira]”, iniciou o comunicador, fazendo caretas para imitar o presidente.
Na sequência, o apresentador debochou da declaração que virou chacota nas redes sociais. “Ele está na Itália, onde foi perguntado sobre a política climática do Brasil e falou a repórteres sobre uma reunião de alto nível com uma autoridade, abre aspas: ‘Sim, conversei com o Jim Carrey também. Uma coisa reservada. Desculpa, não posso falar com vocês’. Sim, Jim Carrey. Muita gente acha que ele quis dizer o enviado americano para o clima, John Kerry, mas eu acho que ele quis dizer Jim Carrey”, continuou Stephen, levando a plateia aos risos.
Então, o apresentador criticou a postura dos governantes participantes da Conferência, usando uma série de trocadilhos com filmes de Carrey. “Vários países prometeram reduzir suas emissões de carbono, mas eu digo ‘O Mentiroso’. Para acreditar nisso, você precisa ser ‘Debi e Loide’. Quer dizer, que o ‘Todo Poderoso’ nos ajude se nós não salvarmos a Terra do ‘Brilho Eterno’, que pode nos forçar a colocar cada ‘Homem na Lua’ [tradução literal do filme ‘O Mundo de Andy’]. Sem falar do que vai acontecer com as calotas polares em ‘Os Pinguins do Papai’. Se não resolvermos essa crise, nós vamos nos arrepender. ‘Batman Eternamente'”, concluiu. Assista:
Bolsonaro aparece no Talk Show de maior audiência dos Estados Unidos, o do maravilhoso Stephen Colbert.
Orgulho do nosso presidente! 🇧🇷🇧🇷👏👏 pic.twitter.com/dbSinZHQAj
— CPI DOS MEMES (@cpidosmemes) November 3, 2021
Reações da web
O vídeo deu o que falar nas redes sociais e foram várias as manifestações de brasileiros surpresos – e incomodados – com a repercussão das falas de Bolsonaro no exterior. Confira algumas reações abaixo:
Bolsonaro diz ter tido reunião com Jim Carrey (ator de O Máscara) ao invés de John Kerry (ex-secretário dos EUA e enviado americano para questões climáticas) e virou piada na TV Americana, no The Late Show. É gafe atrás de gafe. pic.twitter.com/YupUsVlY8c
— Gabinete dos Bichos 🌳 (@GabineteBichos) November 3, 2021
https://twitter.com/J_LIVRES/status/1455952249214185478?s=20
Mais um dia do Bolsonaro nos transformando em piada pro mundo. pic.twitter.com/mDV8Fy6T7x
— Kim Kataguiri (@KimKataguiri) November 3, 2021
Bolsonaro é piada internacional.
Após ter dito que se reuniu com Jim Carrey, o genocida é chamado de mentiroso em programa norte-americano.
Até onde vai a imbecilidade de Bolsonaro? pic.twitter.com/r3cwOOYwyU— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) November 3, 2021
Bolsonaro voltou a ser piada, dessa vez em programa norte-americano. A zombaria veio depois do presidente se confundir e afirmar que teve uma reunião com Jim Carrey. A pessoa que ele de fato se reuniu foi John Kerry, enviado especial dos Estados Unidos para as mudanças climáticas pic.twitter.com/VKj449iBEq
— Henrique Fontana (@HenriqueFontana) November 3, 2021