Fazendo história! Após o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participar do “Conversa com Bial” e se afirmar homossexual, o nome de Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte, virou assunto também. Jean Wyllys levantou a reflexão sobre como a mesma nunca recebeu tanto destaque, apesar de também fazer parte da comunidade LGBTQIA+. Nesta sexta-feira (2), Fátima usou o Twitter para falar sobre o caso e afirmou que nunca existiram “armários” em sua vida.
Em uma série de tuítes, a governadora demonstrou apoio a Eduardo e disse sentir na pele o peso do preconceito. “Na minha vida pública ou privada nunca existiram armários. Sempre demarquei minhas posições através da minha atuação política, sem jamais me omitir na luta contra o machismo, o racismo, a LGBTfobia e qualquer outro tipo de opressão e de violência. O governador Eduardo Leite fez um gesto importante e tem minha solidariedade por ataques que venha a sofrer em razão de sua declaração. Eu sei o que é a dor da discriminação e do preconceito“, escreveu ela.
“Os mandatos que recebi do povo, de deputada estadual, deputada federal, senadora e, agora, de Governadora do meu Estado, o RN, sempre estiveram à disposição das lutas civilizatórias. As denominadas minorias são, por vezes, maioria da sociedade, mas pouco representadas politicamente. Tenho orgulho de sempre ter representado essa luta e consciência de que, mais do que nossa condição humana, importa à sociedade as nossas ações para transformar o mundo em um lugar melhor para viver com justiça, dignidade, e direitos iguais para todas e todos“, finalizou Fátima.
Bezerra é filiada do PT (Partido dos Trabalhadores) e foi eleita governadora do Rio Grande do Norte em 2018. Atualmente, ela é a única mulher que governa um estado brasileiro. Nas redes sociais, internautas ficaram felizes com as palavras da política. “Mulher, nordestina, professora, lésbica e governadora do RN”, comemorou um seguidor no Twitter. Veja mais reações:
Passando para lembrar que nossa rainha Fatima Bezerra que reina no Rio Grande do Norte, foi a primeira governadora LGBT do país.
Falo para mais uma vez não invisibilizarmos a sexualidade das mulheres LBTs. ✊🏾🏳️🌈 pic.twitter.com/ZUAKwLg5RW— Laura Sito ✊🏿 (@laurasito) July 2, 2021
Esta é FÁTIMA BEZERRA (@fatimabezerra). Mulher, nordestina, professora, lésbica e governadora do Rio Grande do Norte.
Ela NÃO apoiou o homofóbico e genocida que está no poder.
É isso!
Bom dia a todos! 😘 pic.twitter.com/FDk6on2QE4
— Adriano Oliveira (@AdrianoOnLine) July 3, 2021
Tenho orgulho da sua trajetória e se hoje luto e ocupo um espaço na política é porque você e tantas outras lutaram antes por nossas gerações.
Tenho orgulho inclusive de ter carregado na campanha o mesmo número que você ao se candidatar pela 1ª vez. Por todas nós, seguiremos. 💜
— Brisa Bracchi (@brisabracchi13) July 2, 2021
Vc é fantástica governadora! E representa nossa causa com maestria. Parabéns pelo excelente trabalho que sempre fez como parlamentar, agora como governadora do RN e tb nas causas LGBTQIA+. Só posso dizer que sinto mto orgulho!
— Ricky Franco1️⃣3️⃣🚩🏳️🌈✊🏼 (@RickyFCoutinho) July 3, 2021
Que orgulho poder dizer essa é “minha governadora”!
— Rosa Moura (@rosamourasilva) July 2, 2021
Eduardo Leite fala sobre sua orientação sexual
O “Conversa com Bial” de quinta-feira (1º) contou com a participação do governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Durante a entrevista, o político falou abertamente sobre sua sexualidade pela primeira vez, e afirmou publicamente que é gay, levando em conta a importância de seu posicionamento.
“Eu nunca falei sobre um assunto que eu quero trazer pra ti no programa, que tem a ver com a minha vida privada e que não era um assunto até aqui porque se deveria debater mais o que a gente pode fazer na política, e não exatamente o que a gente é ou deixa de ser”, afirmou ele, ressaltando que atualmente é preciso colocar essa questão em pauta. “Nesse Brasil com pouca integridade a gente precisa debater o que se é”, mencionou.
Então, Eduardo contou sobre sua orientação sexual para Pedro Bial, com todas as palavras, reforçando não ter vergonha ser quem é. “Eu sou gay. E sou um governador gay, e não um gay governador, tanto quanto Obama nos Estados Unidos não foi um negro presidente, foi um presidente negro. E tenho orgulho disso”, pontuou ele. Assista ao trechinho abaixo:
Ver essa foto no Instagram