Eduardo Leite Governador (1)

Eduardo Leite, governador do RS, fala pela primeira vez sobre sua sexualidade e se declara gay: “Tenho orgulho”; assista!

O “Conversa com Bial” desta quinta-feira (1º) conta com a participação do governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Durante a entrevista, o político falou abertamente sobre sua sexualidade pela primeira vez, e afirmou publicamente que é gay, levando em conta a importância de seu posicionamento.

“Eu nunca falei sobre um assunto que eu quero trazer pra ti no programa, que tem a ver com a minha vida privada e que não era um assunto até aqui porque se deveria debater mais o que a gente pode fazer na política, e não exatamente o que a gente é ou deixa de ser”, afirmou ele, ressaltando que atualmente é preciso colocar essa questão em pauta. “Nesse Brasil com pouca integridade a gente precisa debater o que se é”, mencionou.

Continua depois da Publicidade

Então, Eduardo contou sobre sua orientação sexual para Pedro Bial, com todas as palavras, reforçando não ter vergonha ser quem é. “Eu sou gay. E sou um governador gay, e não um gay governador, tanto quanto Obama nos Estados Unidos não foi um negro presidente, foi um presidente negro. E tenho orgulho disso”, pontuou ele. Assista ao trechinho abaixo:

A divulgação do trecho da entrevista repercutiu muito nas redes sociais, rendendo uma série de mensagens de apoio a Eduardo – que tornou-se o primeiro governador abertamente LGBTQIA+ do Brasil. “O Eduardo Leite revelou hoje sua orientação sexual (gay) e não negou sua identidade. Diferenças políticas não podem nos impedir de parabenizá-lo pela coragem, ainda mais em tempos de conservadorismo e preconceito. Que seja bem recebido no Vale”, escreveu o jornalista George Marques.

Continua depois da Publicidade

Colegas de partido, como João Doria, também parabenizaram o político pela coragem. “Admiração e respeito ao meu amigo”, escreveu o governador de São Paulo. Mas houve mensagens de apoio até mesmo de personalidades de outros espectros políticos, como Luciana Genro – deputada estadual e uma das fundadoras do PSOL. “Quero parabenizar o governador Eduardo Leite pela atitude corajosa de falar sobre sua orientação sexual. Atitude necessária para ajudar LGBTs que lutam pelo fim da discriminação”, afirmou ela.

Confira mais reações abaixo:

Continua depois da Publicidade

Durante o “Conversa com Bial”, Eduardo Leite também falou sobre as prévias do PSDB para as eleições à presidência da República. O programa vai ao ar na madrugada, logo após o “Jornal da Globo”.