Notícia triste para o mundo do esporte. O campeão mundial de jiu-jítsu Leandro Pereira do Nascimento Lo, de 32 anos, levou um tiro na cabeça na madrugada deste domingo (6) em um show no Clube Sírio, na Zona Sul de São Paulo (SP). O boletim de ocorrência (B.O) atesta que o atleta foi atingido pelo disparo feito por um policial militar durante a apresentação do grupo Pixote. De acordo com o g1, o advogado da família de Lo, Ivã Siqueira Júnior, confirmou a morte cerebral dele.
O portal Combate teve acesso ao b.o que identificou Henrique Otávio Oliveira Velozo como o suspeito de efetuar o crime. Segundo o documento, testemunhas relataram que Leandro teve que uma discussão com o policial no evento. Durante o bate-boca, Henrique teria ido até à mesa do lutador com uma garrafa em mãos. O atleta teria imobilizado o rapaz com um golpe de luta livre e tirado o objeto da mão dele.
O advogado da família afirmou que, após se afastar, o homem sacou uma arma e atirou uma vez na cabeça do lutador. Ivã ainda contou que Henrique deu dois chutes em Leandro no chão depois do disparo e fugiu logo em seguida. Poucas pessoas teriam ouvido o barulho do tiro, porque o som no local estava muito alto devido ao show da banda de pagode.
Ao g1, um amigo do lutador, presente no momento do crime, contou que o policial estava sozinho no evento e que provocou não só Lo, mas também os cinco amigos que o acompanhavam. Todos estavam reunidos em uma mesa. “Ele chegou, pegou uma garrafa de bebida da nossa mesa. O Lo apenas o imobilizou para acalmar. Ele deu quatro ou cinco passos e atirou”, disse ao portal uma testemunha, que preferiu para não ser identificada.
Confira abaixo o texto do boletim de ocorrência na íntegra:
“Preliminarmente, trata-se de ocorrência envolvendo o multicampeão mundial de jiu-jítsu Leandro Ló Pereira do Nascimento e o policial Militar Henrique Otávio Oliveira Velozo. Conforme relatam as testemunhas, o policial Henrique, após breve discussão, se dirigiu à mesa da vítima Leandro, pegando uma garrafa da mesa, em ato contínuo a vítima se levantou, tirou a garrafa da mão do autor e, em golpe de luta, o derrubou e imobilizou. Neste momento, colegas da vítima separaram ambos e pediram “para deixar isso quieto”. O autor, após se levantar, deu a volta na mesa e, de fronte a vítima, sacou sua arma e desferiu disparo, o qual atingiu a região frontal da cabeça da vítima (testa, lado esquerdo). Vítima encontra-se em estado gravíssimo no Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya.”
O atleta chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Municipal Arthur Saboya, no Jabaquara, na Zona Sul de SP, mas não resistiu. O policiar militar que fez o disparo está foragido. A prisão preventiva dele já foi decretada.
Leandro Lo foi campeão mundial de jiu-jítsu por oito vezes – a primeira em 2012, na categoria peso-leve, e a mais recente foi dez anos depois, em 2022, na categoria meio-pesado. Segundo um amigo do lutador, ele iria disputar mais um campeonato nos próximos dias, que seria realizado nos EUA.