Órgão ambiental revela resultado de análise da “cachoeira azul” em chá revelação polêmico; responsável será autuado

No domingo (25), um casal tingiu a cachoeira para anunciar o sexo do bebê em festa no Mato Grosso

Chá Revelação Cachoeira

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso informou nesta terça-feira (27) que a água da Cachoeira Queima-Pé, que foi tingida de azul durante um chá revelação em Tangará da Serra, não teve qualquer alteração. De acordo com o órgão, as amostras coletadas apontaram que não houve mudança na cor e odor da água, ou morte dos peixes que vivem na região.

Em uma nota enviada ao UOL, a Sema também descartou a possibilidade da atitude ter provocado alterações químicas na cachoeira. No entanto, a Secretaria afirmou que, segundo o decreto federal nº 6.514/2008, houve uma “conduta em desacordo com a legislação” durante a realização do evento. Portanto, o responsável pela festa será autuado por “lançar resíduos sólidos, líquidos ou gasosos ou detritos, óleos ou substâncias oleosas em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou atos normativos”. 

A multa, no entanto, só será definida após a conclusão do laudo técnico. O decreto determina que a penalidade por dano ambiental “terá por base a unidade, hectare, metro cúbico, ou outra medida do objeto jurídico lesado”. O UOL ainda revelou que o valor pode variar entre R$ 50 e R$ 50 milhões.

Chá Revelação
Casal tingiu uma cachoeira no Mato Grosso para chá revelação, no domingo (25) (Foto: Reprodução; Lázaro Thor/ Mídia Jur)

O responsável pela comemoração esteve na sede da secretaria em Tangará da Serra, acompanhado de uma advogada, e prestou esclarecimentos. Segundo o órgão, ele disse que não sabia que o produto seria lançado na cachoeira. O rapaz também falou que foi outro familiar que coloriu a água. O material usado não foi divulgado pela secretaria. O dono da propriedade em que aconteceu o evento também foi ouvido, mas garantiu que apenas cedeu o lugar para o chá revelação.

Os técnicos da Sema estiveram no local na segunda-feira (26), dia seguinte ao evento, para a coleta do material. Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente também estava junto durante todo o processo. Agora, o evento está sendo investigado pelo Ministério Público.

Continua depois da Publicidade

Relembre o caso

Um casal tingiu as águas do rio Queima-Pé, em Tangará da Serra, no Mato Grosso, para anunciar o sexo do seu bebê, neste domingo (25). Os vídeos da festa foram postados no Instagram pelo próprio casal e por alguns convidados, mas foram deletados após receberem comentários negativos. Mesmo assim, os registros viralizaram na internet.

Nas gravações publicadas, é possível ver que a festa aconteceu na beira da cachoeira, que fica dentro de uma propriedade privada. O local foi decorado com balões nas cores azul e rosa. Até então, a água estava cristalina, mas na hora de revelar o gênero da criança, ela fica completamente azul – de uma cor sintética –  com o intuito de surpreender os futuros papais, que estão à espera de um menino. Assista ao vídeo completo abaixo:

https://twitter.com/lazarothor1/status/1574422190132527105?s=20&t=tZcyESYPpCtB9RYQj6w_HA

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques