PF encontra “material orgânico aparentemente humano” durante buscas por jornalista e indigenista desaparecidos no AM

Dom Phillips e Bruno Pereira estão desaparecidos desde o dia 5. Agentes da Polícia Federal, da Força Nacional de Segurança Pública, Marinha e do Exército trabalham nas buscas para tentar encontrá-los.

desaparecidos

A Polícia Federal (PF) deu mais atualizações nesta sexta-feira (10) sobre as buscas do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, que estão desaparecidos desde o último domingo (5). De acordo com o órgão, foi encontrado um “material orgânico aparentemente humano” no Rio Itaquaí, próximo ao porto de Atalaia do Norte. Os dois sumiram na região do Vale do Javari, no Estado do Amazonas.

O material encontrado foi encaminhado para a perícia, que será feita pelo Instituto Nacional de Criminalística da PF. O órgão também vai examinar as amostras de sangue encontradas na embarcação de Amarildo da Costa de Oliveira, conhecido como Pelado, que teve a prisão temporária decretada pela Justiça Estadual na quinta-feira (9) por ser suspeito de estar envolvido no desaparecimento.

Ainda segundo a PF, a a coleta de materiais genéticos de referência de Dom e Bruno já foram feitas na Bahia e em Pernambuco, respectivamente. “O material coletado será utilizado na análise comparativa com o sangue encontrado na embarcação”, informou em nota. O comitê de crise coordenado pela Polícia Federal/AM também comunicou que a Operação Javari continuou nas últimas 24 horas com a busca fluvial e com reconhecimento aéreo na região do Rio Itaquaí, último local em que Pereira e Phillips foram vistos.

As buscas pelos desaparecidos passaram a se concentrar nesta sexta-feira (10) em uma área abaixo da “Comunidade Cachoeira”, em Atalaia do Norte. Para reforçar a procura, o governo do Amazonas enviou bombeiros, policiais civis e militares. Voluntários falaram para as equipes de busca que encontraram sinais de escavação às margens do Rio Itaquaí, local em que Pereira e Philips foram vistos navegando.

Bruno Araújo e Dom Phillips estão desaparecidos desde o último domingo (5). (Foto: Reprodução/G1)

Continua depois da Publicidade

O desaparecimento

Bruno Araújo Pereira e  Dom Phillips sumiram durante visita à equipe de Vigilância Indígena, localizada a cerca do Lago do Jaburu (próximo a Base de Vigilância da FUNAI no rio Ituí). O intuito era que o jornalista fizesse algumas entrevistas com os indígenas. Segundo informações da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), Bruno recebia ameaças constantes de madeireiros, garimpeiros e pescadores.

As buscas começaram no domingo por integrantes da Univaja. Sem sucesso, eles acionaram as autoridades no dia seguinte. Agentes da Polícia Federal, da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), da Marinha e do Exército participam das buscas. De acordo com o jornal Guardian, Phillips está trabalhando em um livro sobre meio ambiente com apoio da Fundação Alicia Patterson.