Neste sábado (25), três pessoas morreram carbonizadas, após a queda de um avião de pequeno porte em Salto de Pirapora, São Paulo. Segundo o UOL, a aeronave tinha decolado de um aeródromo particular localizado na Fazenda Bonanza, na área rural do município. As informações preliminares do Corpo de Bombeiros apontam que o avião bateu na fiação de uma rede de energia elétrica, o que teria ocasionado o acidente.
As vítimas foram identificadas como Antônio Carlos Quaresma Sanches Muller e Maria Inês Silva Muller, casal de empresários de Sorocaba. A terceira pessoa, identificada como Antônia Pedro da Silva, foi apontada como sendo uma das funcionárias de Antônio. “A aeronave incendiou-se e foi totalmente consumida pelas chamas. As equipes do Corpo de Bombeiros extinguiram o incêndio na aeronave e na vegetação. Foram encontrados três corpos carbonizados”, informou as autoridades.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o aeródromo particular de onde o avião decolou está homologado, ou seja, legalizado conforme as regras exigidas por lei. Com capacidade para três passageiros, o avião que caiu é um modelo Embraer/Neiva EMB-711B. No registro consta como proprietário e operador a empresa de gestão imobiliária Helenica Participações, que tem o casal como sócios.
A causa do acidente ainda é desconhecida. No entanto, de acordo com os bombeiros, o avião bateu na fiação ao perder força, caindo em uma plantação de eucaliptos. “Ao verificar no interior da aeronave, a gente pôde perceber já três vítimas completamente carbonizadas, não sendo possível realizar o socorro por se tratar de morte evidente, prosseguindo aí com o isolamento do local e acionamento dos órgãos competentes”, contou Olívia Perrone, tenente do Corpo de Bombeiros
Imagens gravadas pelos militares após o acidente, mostram o estado da aeronave com a queda.
Hoje às 11h52 queda de aeronave de pequeno porte, Estrada Vicinal Roberto Ferraz de Souza, 1000 – Salto de Pirapora que foi atendida pelos homens do 15ª Grupamento de Bombeiros. pic.twitter.com/zBru1kAriC
— Corpo de Bombeiros PMESP (@BombeirosPMESP) June 25, 2022