ouça este conteúdo
|
readme
|
Um casal de brasileiros foi preso neste domingo (2) após tentar entrar à força em um voo da American Airlines e supostamente atacar os funcionários no Aeroporto Internacional de Miami, nos Estados Unidos. À NBC, a polícia local afirmou que os passageiros estavam atrasados para um voo com destino para Cancún, no México.
O casal foi identificado como Rafael Seirafe-Novaes, de 40 anos, e Beatriz Rapoport De Campos Maia, de 29, moradores de Santos, no litoral paulista. De acordo com as autoridades, eles foram barrados e partiram para cima dos funcionários do aeroporto. Eles também teriam jogado café no rosto de um deles. Seis agentes do condado de Miami-Dade foram chamados para atender a ocorrência.
Entretanto, à Folha de S. Paulo, a defesa do casal afirmou que eles não estavam atrasados e que, desde o início, foram maltratados no local. “A atendente não permitiu que eles embarcassem no assento que eles escolheram e pagaram a mais por isso. Perguntaram se o Rafael era fluente, numa forma arrogante, e queriam colocá-los num próximo voo por causa disso“, disse o advogado Guilherme Schmidt Hayama, que representa os brasileiros.

O advogado rebateu a versão das autoridades norte-americanas e negou que Beatriz tenha jogado café em um dos funcionários. “Não é do seu feitio. Ela estava segurando um café quando a confusão começou e ao ser empurrada, o café derramou um pouco“, disse Hayama. O momento da confusão foi registrado em vídeo e compartilhado nas redes sociais. Nele, é possível ver os policiais tentando deter ambos dentro do aeroporto.
Para Hayama, a gravação é a prova de que o casal não estaria atrasado, pois, segundo ele, foi feita por passageiros do mesmo voo e todos esperavam pelo embarque.
Veja:
Looks like they won’t be flying the friendly skies today…
| #ONLYinDADE
*A couple flying to Mexico from MIA arrived too late to board their plane and tried to force their way past the airport staff. This led to a confrontation, during which the man fought with the gate… pic.twitter.com/kFx2jEqFQq
— ONLY in DADE (@ONLYinDADE) March 2, 2025
Ainda de acordo com a NBC, Rafael foi acusado de desacato sem violência e invasão de propriedade, enquanto Beatriz, de agressão e invasão de propriedade. Os brasileiros tiveram a fiança paga e já estão livres.
Em declaração à emissora, a American Airlines informou que “atos de violência não são tolerados” e que colabora com a polícia local no caso. O Consulado e a Embaixada do Brasil foram acionados pelo advogado dos brasileiros. O casal já havia processado a companhia aérea por dano moral em outra ocasião. Contudo, foi feito um acordo e o processo acabou arquivado em 2024.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques