O diretor criativo da Balenciaga, Demna, pediu desculpas depois que a marca de luxo divulgou anúncios controversos com crianças segurando ursinhos de pelúcia vestidos com acessórios sexuais ligados à práticas BDSM. Embora a grife tenha postado uma declaração no início da semana, o artista só se pronunciou nesta sexta-feira (2), através de suas redes sociais.
“Eu quero me desculpar pessoalmente pela escolha artística errada do conceito sobre a campanha de presentes feitas com as crianças, e eu assumo a minha responsabilidade. Foi inapropriado ter crianças promovendo itens que não tem nada a ver com elas”, escreveu o estilista, que chefia a marca desde 2015.
Em sua declaração, Demna condenou o abuso infantil e disse que planeja aprender mais sobre organizações centradas na proteção de menores. “Mesmo que eu goste de provocar uma reflexão através do meu trabalho de vez em quando, eu NUNCA teria a intenção de fazer isso com um assunto tão horrível como abuso infantil que eu condeno. Ponto final. Eu preciso aprender disso, ouvir e engajar com as organizações de proteção infantil para saber como eu posso contribuir e ajudar nesse tópico terrível”, acrescentou.
Por fim, o designer concluiu: “Eu peço perdão para qualquer pessoa ofendida pelos visuais e a Balenciaga garantiu que medidas adequadas serão tomadas não apenas para evitar erros semelhantes no futuro, mas também para ter responsabilidade em proteger as crianças em toda forma que nós podemos”.
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Na segunda-feira (28), o CEO da Balenciaga, Cédric Charbitm, também postou um comunicado pedindo desculpas pela campanha. “Gostaríamos de abordar as controvérsias em torno de nossas recentes campanhas publicitárias”, dizia a nota. “Condenamos veementemente o abuso infantil; nunca foi nossa intenção incluí-lo em nossa narrativa. As duas campanhas publicitárias em questão refletem uma série de erros graves pelos quais a Balenciaga assume a responsabilidade”, pontuou.
Entre os pontos principais, Cédric afirmou que a empresa decidiu não prosseguir com o processo contra a produtora da campanha North Six Inc. e também contra seu agente e cenógrafo Nicholas Des Jardins.
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Desde que a controvérsia estourou, várias celebridades se manifestaram contra a empresa nas redes sociais. Kim Kardashian, que frequentemente faz parceria com a marca, também se pronunciou, expressando seu choque com as fotos.
“Fiquei quieta nos últimos dias, não porque não fiquei chocada e indignada com as recentes campanhas da Balenciaga, mas porque queria uma oportunidade de falar com a equipe deles para entender por mim mesma como isso pode ter acontecido”, escreveu ela. “Como mãe de quatro filhos, fiquei abalada com essas imagens perturbadoras. A segurança das crianças deve ser considerada com a maior consideração e qualquer coisa contra ela não deve ter lugar em nosso período de sociedade”, continuou. Por fim, Kim disse que estava “reavaliando” seu relacionamento com Balenciaga.
As a mother of four, I have been shaken by the disturbing images. The safety of children must be held with the highest regard and any attempts to normalize child abuse of any kind should have no place in our society — period.
— Kim Kardashian (@KimKardashian) November 27, 2022
Já seu ex-marido, Kanye West, usou o Twitter para defender a grife em uma série de publicações nesta quinta-feira (1º). “Deus ama a Balenciaga. O amor é a resposta. Jesus é a resposta. Orando por todos os artistas inocentes e belos seres humanos que fazem roupas que não têm nada a ver com esses anúncios. As avós das pessoas trabalham por amor a Cristo”, escreveu ele. “Estou ao lado da Balenciaga e denuncio todas as caçadas às bruxas e cancelamento da cultura. Jesus é Rei. Acabar com o tráfico não começa nem termina com uma campanha de moda, pelo amor de Cristo”, acrescentou.
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