Meu Deus, que horror! A festa de aniversário de uma influenciadora digital russa terminou em tragédia na última sexta-feira (28). Três pessoas morreram ao pular numa piscina com gelo seco, incluindo o marido da mulher. Hoje (2), Ekaterina Didenko virou alvo de diversas críticas por ter publicado stories durante seu momento de luto.
A comemoração aconteceu em um complexo de piscinas no sul de Moscou. De acordo com a BBC, a influencer encomendou 25 quilos de gelo seco (forma sólida de dióxido de carbono), que foram colocados no local como uma forma de incrementar o entretenimento e decoração do evento. Alguns convidados chegaram a alertar que algo estava errado com a temperatura da água, que estava muito quente. Como as reclamações vieram de pessoas que tinham saído da sauna e estavam com a temperatura do corpo elevada, ninguém levou muito a sério.
O efeito do gelo seco ficou cada vez mais intenso e várias pessoas começaram a engasgar imediatamente. Alguns chegaram a perder a consciência. O marido de Ekaterina, Valentin Didenko, de 32 anos, e Natalia Monakova e Yuri Alferov, ambos com 25 anos, morreram ainda no local. Os relatórios iniciais indicam que a causa foi por sufocamento.
Com o ocorrido, a mulher virou alvo de agências de notícias e blogueiros russos que têm criticado sua postura de postar vídeos após a morte do marido, chamando-a de “imoral”. “Nessas horas tristes, cada um dos participantes da tragédia, para não perder seguidores, estão aproveitando do hype da morte o máximo que podem”, escreveu o jornal russo Komsomolskaya Pravda.
Ekaterina Didenko viu seus seguidores subirem de 500 mil para 1,5 milhões desde o acidente. Segundo o Daily Mail, a viúva e suas amigas irão participar de um programa de televisão nesta terça-feira em Moscou. Entre as publicações controversas feitas pela russa, tem o vídeo em que ela conversa com a filha de quatro anos sobre uma boneca que ela deu de presente em homenagem ao falecido marido.
“Quem te deu esta boneca?”, pergunta para a menina, que responde “papai”. “E como você chamou ela, conta pra gente?”, continuou. “Valentina”, conta a pequena, fazendo referência ao nome do pai. O jornal também relata que a aniversariante chegou a fazer stories no hospital antes de receber a notícia do falecimento. Depois ela disse que “Valentin não estava mais entre nós”. Outros convidados da festa também usaram suas redes sociais para dividir todas suas experiências e cada passo de suas recuperações do trauma ou da intoxicação com o gelo seco.