Na tarde desta terça-feira (14), a Apple realizou, diretamente da sede localizada na Califórnia, nos Estados Unidos, seu evento de setembro, data tradicionalmente escolhida pela marca para a chegada dos novos iPhones. Durante a transmissão, intitulada “California Streaming”, a empresa de eletrônicos anunciou o carro-chefe da cerimônia: a 13ª geração do aparelho queridinho ao redor do mundo – o iPhone 13.
O evento, que aconteceu totalmente online, bem como no ano passado, por causa da pandemia, teve início às 14h (horário de Brasília) e foi transmitido no site oficial da empresa, no canal da Apple no YouTube e ainda na AppleTV+.
iPhone 13, iPhone 13 Mini, iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max
Ao longo do stream, os usuários da marca puderam conferir detalhes dos quatro novos modelos do iPhone – iPhone 13 Mini, iPhone 13, iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max. Assim como apontado nos rumores sobre os novos aparelhos, a Apple revelou que as versões mais em conta do iPhone 13 (a 13 mini e a 13) terão um novo arranjo de lentes na diagonal, ao contrário das atuais, que ficam uma embaixo da outra.
O iPhone 13 “básico” virá em duas versões: o modelo “regular” de 6,1 polegadas e o iPhone 13 Mini de 5,4 polegadas. Com novos sistemas para a câmera, o aparelho mantém o mesmo design de seu antecessor, mas chega em cinco novas cores: rosa, “midnight”, “starlight”, “product red” e “azul sierra”.
O entalhe do Face ID é 20% menor do que o do modelo anterior, o que significa que ocupará menos espaço na parte superior do celular. A nova geração do iPhone também terá um processador mais poderoso – o A15 Bionic, que a Apple diz ser mais rápido e mais eficiente em termos de energia do que o chip A14 Bionic do ano passado. Segundo a marca, a CPU dos novos aparelhos será “a mais rápida da categoria”, com velocidade até 50% superior ao observado na concorrência.
A 13ª geração do smartphone terá, também, vida útil da bateria ainda mais longa, com até duas horas e meia a mais que o iPhone 12, chips mais rápidos e sistemas de câmera atualizados – entre eles o Cinematic Mode. Esta ferramenta permite que a câmera foque no ‘assunto principal’ do clique, de acordo com o que o próprio fotógrafo estiver observando. O melhor é que, se você desvia o olhar, o aparelho reconhece e troca seu foco. Meu Deus!
A função estará disponível em todos os quatro modelos. Eles também terão display com 28% mais de brilho e suporte para conexão 5G. O sistema de processamento será o iOS 15, com atualização lançada este mês com avanços nos widgets da tela inicial, novos recursos nos aplicativos Mapas e Mensagens, controles de privacidade atualizados e melhorias no navegador da web, FaceTime, aplicativo Wallet e do “Health”, app que cuida da saúde do usuário.
No Pro e no Pro Max, a marca ainda fez outros upgrades, como o sistema de Super Retina XDR, tela de até 120 Hz e trio de câmeras que têm 92% a mais de entrada de luz baixa. As versões seguem com as mesmas dimensões: 6,1 polegadas para o iPhone 13 Pro e 6,4 polegadas para o iPhone 13 Pro Max. O grande trunfo de ambos está nas câmeras. De acordo com a empresa, trata-se de um “conjunto totalmente novo” de sensores. Os modelos vêm com 3 câmeras – e todas elas agora possuem o Modo Noturno, para fotos em ambientes de baixa luminosidade.
Com o sensor ultrawide, o aparelho será capaz de fazer fotos macro, a uma distância mínima de apenas 2 cm do objeto. O sensor telefoto registrará imagens com zoom óptico de 3x. Já a câmera principal está 2,2 vezes melhor em ambientes escuros que as anteriores. Com todas as melhorias, os smartphones podem chegar a filmar na resolução 4K a 30 quadros por segundo. Ambos os aparelhos terão a opção de 1 TB de armazenamento, um recorde para a marca.
As versões 13 Pro e Pro Max chegarão ao mercado nas cores grafite, ouro, prata e “azul sierra” e terão preço inicial de US$999 (cerca de R$5235) e US$1099 (cerca de R$5759), respectivamente.
O iPhone 13 mini será comercializado a partir de R$6599 no Brasil (versão de 128GB), podendo chegar a R$9599 (versão de 512GB). Já o iPhone 13, por sua vez, parte de R$7599 (versão de 128GB), e tem preço máximo de 10599 (versão de 512GB).
Apple Watch 7
O Apple Watch chegou à sua série de número 7! A nova versão do relógio da marca foi desenvolvida para dar maior suporte para esportistas, com recursos como pausa automática durante um exercício, assim que a pessoa interromper os movimentos. Atenção, ciclistas: o aparelho também pode agora detectar quedas de bicicletas. O design foi repensado. As bordas estão menores, assim como a tela mais ampla – 20% maior que a anterior – e 40% mais fino que o da linha 6. Os novos modelos são tão grandes que comportam agora, pela primeira vez, um teclado QWERTY. A tela é 80% mais brilhante, e mais resistente contra rachaduras.
Os layouts foram redefinidos, facilitando a leitura e melhorando a experiência do usuário em geral. Também foram adicionadas animações para o relógio. A nova versão é consideravelmente mais forte, com resistência à poeira IP6X, e resistência à água WR50. O Apple Watch 7 continua com 18 horas de duração na bateria, mas essa parte teve melhorias: o relógio carrega 33% mais rápido que a versão 6, conseguindo passar de 0 para 80% em apenas 45 minutos.
A marca lançou, também, cinco novas cores para a linha. Além disso, empresas como a Nike e Hermès fizeram parcerias com pulseiras personalizadas para os produtos. As pulseiras das versões antigas continuarão encaixando e poderão ser usadas nos novos relógios. O Apple Watch 7 começa com preço em 399 dólares – cerca de R$ 2.089,03.
A empresa de tecnologia também anunciou que o Fitness + deve chegar ao Brasil até o fim do ano. No aplicativo, os usuários têm acesso a treinos de diversos esportes e atividades diferentes, como yoga, pilates, meditação, além da parte de cardio. São treinadores formados e especialistas que dão aulas para quem quer se exercitar. O conteúdo terá áudio em inglês com legendas em português. O aplicativo pode ser conectado através do Apple Watch.
iPad 9 e iPad Mini
Um dos produtos mais aguardados e queridos da Apple, o tablet da marca ganhou uma nova versão. A grande estrela do Ipad gira em torno do novo chip A13, que garante uma performance aumentada em até 20% em relação ao seu antecessor, e é 6x mais rápido que o tablet Android mais vendido, segundo a Apple. A câmera também foi aprimorada e agora conta com 12MP, inclusive a frontal.
Além disso, o novo iPad vem com a tecnologia Center Stage, que facilita ligações de vídeo, permitindo a visualização de todos que estão em frente à câmera usando os recursos de zoom in e zoom out. A tela do iPad foi feita com True Tone, que possibilita o ajuste conforme os diferentes ambientes. O iPad 9 chega às lojas nas cores cinza-espacial e prateado, em versões com 64 GB ou 256 GB de armazenamento, que custam R$ 3.999 e R$ 5.599, respectivamente.
Quem também ganhou um novo design e aumento de performance foi o compacto iPad Mini. Com o poder do iPad em sua forma mais portátil, o gadget recebeu sua maior atualização de todos os tempos: ele agora vem com tela de retina líquida de 8’3 polegadas e em quatro novas cores – roxo, rosa, starlight e cinza espacial.
O aparelho terá o True Tone, a menor refletividade da indústria e Touch ID no botão superior. No quesito desempenho, a versão terá aumento de 40% na velocidade da CPU em relação à geração anterior e 80% mais rápido na GPU, além de um novo design, com porta USB-C, o que permitirá que o usuário se conecte a diversos dispositivos USB-C, incluindo aparelhos de ultrassom.
As câmeras também ganharam um super upgrade: ambas agora terão 12 megapixels e a traseira contará com uma abertura maior, além do flash True Tone, que melhora os cliques tirados em ambientes com pouca luz. Com o HDR inteligente, os usuários poderão gravar vídeos em 4K. O aparelho também tem o Center Stage, ferramenta que faz sucesso nas versões Pro e que usa inteligência artificial para analisar um vídeo ao vivo da câmera frontal, aplicando um corte dinâmico para manter as pessoas bem enquadradas.
O novo iPad Mini ainda possui um novo sistema de alto-falantes e conta com aplicativos para iPadOS 15, como o Tradutor – que consegue traduzir conversas em diversas línguas em tempo real. Quando se fala de conexão, o iPad ficou ainda melhor, pois a nova versão contará com o 5G. Com o novo design, o iPad mini também terá suporte para o Apple Pencil de 2ª geração e deve custar R$ 6.199.
Apple TV+
Além da longa lista de produtos, a empresa também aproveitou para anunciar os conteúdos que chegarão às plataformas de vídeo e música Apple TV+ e Apple Music nos próximos meses. A cerimônia ancorada pelo CEO da Apple, Tim Cook, divulgou séries aguardadas que estreiam ou ganham novas temporadas no serviço de streaming: “The Morning Show”, “Invasion”, “The Problem with Jon Stewart”, “Swagger”, “Finch” e “The Shrink Next Door”.