Meu Deus, olha o perigo! Nesta quarta-feira (25), o TikTok resolveu remover uma trend que estava bombando na plataforma: o Milk Crate Challenge, o desafio da caixa de leite, em tradução livre. Nos Estados Unidos, a hashtag dos vídeos acumulava mais de 15 milhões de visualizações, e consistia em pessoas caminhando sobre uma pilha de recipientes plásticos para transportar os galões.
Os objetos eram instáveis, mas não impediam homens e mulheres em subir e descer os empilhamentos. A maioria dos internautas que tentava realizar o challenge acabava caindo ou tropeçando feio, correndo o risco de uma grave lesão. Os médicos estadunidenses começaram a alertar sobre as possíveis consequências do desafio.
“Você corre o risco de cair e bater com a cabeça, quebrar o pescoço e ficar paralisado. Pode lesionar o pulso. Julgo que é apenas algo bobo que as pessoas estão fazendo porque parece estúpido”, explicou Chad Cannon, médico da Universidade do Kansas, em entrevista à Agence France-Presse.
Além de ser perigosa, a trend também vinha sendo criticada nos EUA por conta dos aumentos dos casos de contaminação da variante delta do coronavírus no país, cada vez mais preocupantes. É que os tiktokers estariam lotando os centros médicos ao praticar o desafio, tirando assim o leito hospitalar de quem realmente precisa.
Outros órgãos de saúde e até celebridades se posicionaram em relação a quem praticava o desafio. “Com as hospitalizações por Covid-19 aumentando no país, verifique se o hospital mais próximo tem leitos disponíveis antes de tentar o #milkcratechallenge”, escreveu o Departamento de Saúde da cidade de Baltimore. Já George Takei, conhecido por seu papel em “Jornada nas Estrelas”, ironizou a situação nesta quarta-feira (25). “Você vai tentar o desafio, mas não vai se vacinar. Entendi”, escreveu o astro.
With COVID-19 hospitalizations rising around the country, please check with your local hospital to see if they have a bed available for you, before attempting the #milkcratechallenge. 🤕🏥 https://t.co/wsVliFp5bg
— Baltimore City Health Department (BCHD) (@BMore_Healthy) August 23, 2021
You'll do the milk crate challenge but won't get the vaccine. Got it,
— George Takei (@GeorgeTakei) August 25, 2021
Já o Food and Drug Administration (FDA), instituto norte-americano voltado para a vigilância sanitária, também fez um comentário certeiro, depois do comediante Conan O’Brien brincar que os funcionários do órgão deveriam conceder uma permissão antes de alguém praticar o desafio.
Although we regulate milk, we can’t recommend you try that. Perhaps enjoy a nice glass of 2% and return all those crates to the grocery store?
— U.S. FDA (@US_FDA) August 23, 2021
“Aguardando a aprovação do FDA antes de aceitar o Milk Crate Challenge”, tuitou O’Brien nesta segunda-feira (23). O FDA respondeu logo depois, escrevendo: “Embora regulemos o leite, não podemos recomendar que você tente isso. Talvez desfrute de um bom copo de leite com 2% de teor de gordura e devolva todas as caixas ao supermercado?”.
Após toda a confusão, a plataforma de vídeos emitiu um comunicado à revista Fast Company nesta quarta-feira (25), explicando o porquê da retirada do desafio do aplicativo: “O TikTok proíbe conteúdo que promova ou glorifique atos perigosos. Removemos os vídeos e direcionamos as pesquisas para nossas diretrizes da comunidade para desencorajar tal conteúdo. Incentivamos todos a ter cautela em seu comportamento, seja dentro ou fora da internet”.