Após dar o que falar no “Programa do Ratinho”, Mara Maravilha voltou atrás. Nesta quarta-feira (10), a apresentadora pediu desculpas por ter usado a expressão “débil mental” enquanto fazia críticas à Xuxa Meneghel.
Em um post no Instagram, Mara compartilhou uma imagem sua ao lado de crianças com deficiência e escreveu um texto sobre o que houve. “Em atenção especial às últimas notícias vinculadas de minha participação no ‘Programa do Ratinho’ na última segunda-feira, venho publicamente me retratar e me desculpar… Me perdoem os que se sentiram magoados quando despropositadamente pronunciei ‘débil mental'”, iniciou ela, alegando que não teve intenção de fazer isso.
Mas Maravilha assumiu: “Errei, perdão, perdão, perdão. Representar a arte, a comunicação e o imaginário do público é justamente reconhecer que temos grandes responsabilidades ao que propagamos diariamente com bons ou maus exemplos. Mesmo com a dita liberdade de expressão, concordo que fui infeliz na empolgação do entretenimento”.
A contratada do SBT afirmou que buscaria tirar uma lição após pisar na bola. “As pessoas com necessidades especiais tão presentes em nosso cotidiano na rua, na escola, nos parques, mercados, shoppings, cinemas, entre outros, ainda enfrentam barreiras e obstáculos que precisamos evoluir. Para mim, este momento é de aprendizado, humildade e resiliência para entender o [quanto] este erro pode trazer de ensinamentos para a minha e para a nossa jornada”, escreveu.
Ela direcionou suas desculpas à Xuxa, mas também rebateu um comentário da apresentadora, que havia dito que Mara estava apenas querendo espaço. “Triste comigo, fui infeliz, antes de ser artista sou um ser humano… Peço desculpa também ao meu conterrâneo Cid Guerreiro, à Xuxa e aos muitos fãs em comum que temos… [No] entanto, usarei do meu espaço tão pronto em relação de como a minha colega reagiu”, encerrou Maravilha. Confira:
Ver essa foto no Instagram
Entenda o caso
Durante o “Programa do Ratinho” de segunda (08), Mara Maravilha alterou a canção “Ilariê” para atacar a “Rainha dos Baixinhos”. Ao invés da tradicional letra, ela cantou ao vivo: “Tá na hora, tá na hora, da lavagem cerebral. Eu ganhei um disco da Xuxa, eu virei um débil mental. Ilari, ilari, ilariê, ô, ô, ô”. O trecho deu o que falar nas redes sociais e gerou muitas críticas pelo uso da expressão, que é considerada capacitista.
Mara Maravilha falando que virou “débil mental” por ganhar um disco da Xuxa.
Brincar com “deficiência” nunca foi uma opção. Ano que vem tem Teleton e ela estará lá pedindo ajuda e doações para as crianças da AACD. Que coisa, não? 🤔🤔🤔
O que os fãs dela acham disso?
(🎥 SBT) pic.twitter.com/e2QAifeIbc
— RD1 (@rd1oficial) November 10, 2021