Eita! Nesta sexta-feira (29), Mel Maia foi acusada de transfobia pelas redes sociais. A modelo trans Victória Collen divulgou áudios de WhatsApp nos quais é chamada de “traveco” pela atriz. As publicações geraram revolta pela web.
Tudo começou quando Collen fez um desabafo pelo Instagram. “Essa semana uma pessoa bem conhecida, e que eu admirava bastante, fez um comentário ruim em relação a mim que me feriu e ofende uma comunidade inteira… Essa pessoa é a Melissa Mel Maia e ela fez um comentário que me atingiu bastante”, disse ela.
Logo depois, Victória publicou os áudios de Mel para não “acusar ninguém sem provas”. “Quem chamou ela de traveco fui eu… É um traveco que não gosta de mim. Mas eu não sabia que ela não gostava de ser chamada de traveco”, disse a eterna Ritinha de “Avenida Brasil” na gravação. Na sequência, Collen pediu para que a atriz refletisse sobre seus atos e mudasse sua postura.
“Eu espero que com isso, Melissa, você mude seus conceitos, sua forma de tratar as pessoas, mude sua forma de enxergar não só a mim como uma comunidade inteira. Porque esse comentário não fere somente a mim, mas sim a outras meninas que não têm a mesma sorte como eu, de ter o privilegio de uma família que me aceita muito bem, de ter amigos que me aceitam muito bem. [Ofende] meninas como eu que estão na rua, que apanham dentro de casa e sofrem o preconceito da própria família”, declarou.
Confira aqui:
aqui pra quem queria o babado da mel maia pic.twitter.com/dROvhUH46P
— RIRI (@50CXNTS) May 29, 2020
Com a repercussão da história, Mel quebrou o silêncio através do Twitter. De acordo com a atriz, ela não teria chamado a modelo de “traveco”. Em sua defesa, Maia alegou que tudo aconteceu quando ela conversava com um amigo que se referia à Victória dessa forma, e decidiu gravar o papo. Mel então teria enviado o áudio do amigo – conhecido como Joaoty no Twitter – para outras pessoas. O rapaz ficou sabendo e foi tirar satisfação com ela. Na ocasião, a estrela teria negado ao amigo ser a responsável pelo vazamento. Por fim, Melissa teria enviado o fatídico áudio em que dizia ‘quem chamou ela de traveco fui eu’ para Joaoty. Segundo ela, sua intenção era despistá-lo. Confuso, né?!
“Oi gente, de início, não chamei a Collen de traveco! Quem chamou foi o Joaoty, exposto no Twitter ultimamente pelas suas mentiras”, afirmou ela, citando um influencer adolescente. “Eu gravei minha ligação com o Joaoty e mandei para uma amiga que estava preocupada comigo”, tentou se justificar a artista, que também postou áudios da conversa.
https://twitter.com/MelMaia/status/1266504459900813312?s=20
Segundo Maia, Joãoty teria usado o áudio divulgado por Victória para livrar-se da responsabilidade dele mesmo, por tê-la chamado de “travinha” e “traveco”. “Pra ele não desconfiar que eu mandei esse áudio [dele para outras pessoas], eu disse que QUEM CHAMOU A COLLEN DE TRAVECO FUI EU. E ele usou esse áudio para dizer que eu ataquei a Collen, porque não queria ser responsável”, adicionou.
https://twitter.com/MelMaia/status/1266505185255456771?s=20
A intérprete de Cássia em “A Dona do Pedaço” ainda trocou mais alfinetadas com Victória, negando o que a modelo disse em seu desabafo. “A Collen nunca me admirou não, ela sempre me odiou e nunca trocamos uma palavra. Esse vídeo é antigo e eu não sei o motivo até hoje”, disparou Maia, com um vídeo em que Collen aparece fazendo referência a uma Melissa.
e a Collen nunca me admirou nao, ela sempre me odiou e nunca trocamos uma palavra, esse vídeo eh antigo e eu nao sei o motivo ate hj. pic.twitter.com/x6zXppSVMc
— Mel Maia (@MelMaia) May 29, 2020
Em resposta, Victória defendeu-se, dizendo que não falava de Mel no vídeo em questão – que seria um dos motivos pelo desentendimento entre elas. “Oi, Melissa, então, acho que você se enganou, não estou falando de você nesse vídeo, é outra Melissa (com a qual eu já tive uma treta, mas já está resolvido”, rebateu.
Oie melissa, então, acho que vc se enganou, não estou falando de você nesse vídeo, é outra melissa (a qual eu ja tive uma treta, mas ja esta resolvido) :) pic.twitter.com/MzSp8MM8vm
— COLLENZINHA (@vecollen) May 29, 2020
Críticas pela web
As respostas de Mel acabaram complicando a situação, rendendo muitas críticas e queixas, especialmente pelo fato da atriz não ter se desculpado. “O mínimo que você deveria fazer era pedir desculpas pelo que fez, assim todos iriam saber que estava arrependida do que VOCÊ fez!”, afirmou uma internauta.
jogando culpa em cima dos outros pra aliviar sua barra KKK não vai rolar não mo, o mínimo que você deveria fazer era pedir desculpas pelo que fez assim todos iriam saber que estava arrependida do que VOCÊ fez!
— ?????????? ⛈? (@vittxdias) May 29, 2020
“Gata, desculpa você é linda e tudo mais, mas jogar culpa em outra pessoa que também disse isso não é argumento! O máximo que você pode fazer agora é pedir desculpas”, argumentou outro perfil no Twitter.
gata desculpas vc é linda e tudo mais, mas jogar culpa em outra pessoa que tbm disso isso não é argumento! o máximo que vc pode fazer agora e pedir desculpas.
— ə||əq ☾ (@souzax_s) May 29, 2020
Desfecho da história
No fim das contas, Mel e Victória conversaram e se acertaram, classificando o episódio como um mal-entendido. “A Melissa já entrou em contato comigo. A gente conversou e chegamos a conclusão de que isso não passou de um mal-entendido, de um ex-amigo dela e meu, Joãoty. Ele tentou colocar a Mel Maia contra mim, e eu contra ela desde sempre. Já faz tempo que ele vinha comentando que eu não gostava dela, sendo que a gente nem se conhecia”, explicou a modelo.
“Na verdade, quem fez esses comentários sobre mim foi ele. A Melissa tentou fazer esses áudios pra tentar proteger ele, porque ela realmente achava que ele era amigo dela. Eu também achava que ele era meu amigo e, no fim, ele não era amigo de ninguém”, completou Collen. “Ela errou sim, mas ela não fez isso por mal e deu no que deu”, ponderou.
Segundo Victória, Mel assumiu que errou ao chamá-la de “traveco” e pediu perdão pela atitude. “Tudo bem que a Melissa errou e agiu sem pensar, e gravou aqueles áudios que sim, querendo ou não me tocaram, e tocaram uma comunidade inteira. Não foi certo. Mas como já dei ênfase aqui, errar é humano. Se pelo menos ela reconheceu o erro dela, veio falar comigo, realmente errou, pediu desculpas e a gente se entendeu, é válido”, defendeu ela.
A modelo pôs fim à discussão pedindo que as pessoas não atacassem Mel. “Acho que o perdão é uma coisa muito nobre, então não tem porque vocês irem lá e xingarem ela”, finalizou. A estrela de “Tudo por um Popstar” repostou os vídeos de Collen e acrescentou: “Mal-entendido!”. Assista ao desfecho dessa história aqui: