O milionário Haakon Overli, ex-diretor da corretora Wonga, virou manchete internacional depois de “trocar” sua esposa por uma refugiada ucraniana. O casal havia recebido a mulher em sua residência, em Surrey, no Reino Unido, depois da invasão russa à Ucrânia, em fevereiro deste ano.
De acordo com o Daily Mail, o norueguês de 52 anos começou seu romance com Mariia Polonchuk logo após ela ter se mudado para a sua residência, em março. De acordo com a publicação, agora, o investidor teria deixado a casa – avaliada em £3 milhões (cerca de R$17,8 milhões) – para viver com a nova amada.
Segundo com o The Sun, Overli tentou, inclusive, pressionar o então primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e a secretária de Interior, Priti Patel, a acelerar o processo de visto da mulher, para que ela pudesse viver legalmente na Inglaterra. Alguns meses depois dela receber o documento, Haakon deixou sua esposa, Imogen, e os três filhos.
Desde o início da Guerra, Haakon tem demonstrado apoio publicamente àqueles que sofrem as consequências do embate. Em seu Twitter – agora fechado -, ele constantemente pedia para que o governo britânico recebesse pessoas vindas da Ucrânia.
Além da Wonga, Overli também é um dos fundadores da Dawn Capital, empresa especializada em softwares para o mercado B2B. De acordo com o site Companycheck, sua fortuna é estimada em £5 milhões (R$ 29,7 milhões).