Zé Gotinha fez carreira internacional… mas nem todos estavam preparados para o ícone! Nesta semana, o tradicional mascote das campanhas de vacinação no Brasil virou manchetes mundo afora, após levantar um debate nas redes sociais. Internautas estrangeiros se surpreenderam com o design do personagem e o compararam aos trajes do grupo supremacista Ku Klux Klan. Os brasileiros, é claro, não deixaram barato.
Um tuíte, em especial, deu o que falar. “O mascote da vacinação do Brasil poderia ter passado por mais níveis de checagens e aprovações”, publicou Roxxane La Win, anexando uma foto de uma das versões mais “simples” do mascote, em um ponto de vacinação. Assim como fez Roxxane, diante da imagem, muitos estrangeiros acharam o formato da “cabeça de gota” parecido com os capuzes usados nas reuniões do Klan. Confira:
O repórter sul-africano Lester Kiewit também ficou em choque. “O mascote da vacinação do Brazil: 33% fantasma, 33% camisinha, 33% KKK [Ku Klux Klan], 1% WTF [que p*rra é essa]“, disse ele. O professor Marc Mendelson, por sua vez, também concordou. “Essa deve ser a pior escolha de mascote na história da vacinação”, opinou.
That might go down as the worst choice of mascot in vaccination history https://t.co/J31PeYEYLk
— Marc Mendelson (@SouthAfricanASP) February 22, 2021
A discussão não parou por aí… “Não tenho certeza se o mascote da vacina no Brasil é a ferramenta promocional que eles esperavam que fosse”, avaliou Charlotte Salomon. “‘Ah, a Ku Klux Klan é norte-americana’. Sim, porque ninguém no Brasil poderia ter parentes nos Estados Unidos que sabem da KKK, ninguém no Brasil poderia ser descendente de alguém que sabe sobre a KKK, os estadunidenses nunca vão ao Brasil e eles nunca vão morar aí”, ironizou o perfil de Talltaria, tentando argumentar de que o design não seria sensato.
Not sure Brazil’s vaccine mascot is the promotional tool they needed it to be. pic.twitter.com/axMaszLvwz
— Charlotte Salomon (@SalomonSoup) February 20, 2021
“The KKK is American” yeah because nobody in Brazil could possibly have relatives in America who are aware of the KKK, nobody in Brazil could be descended from someone who is aware of the KKK, americans never go to Brazil and they certainly never live there ?
— Last Exile watcher (@talltaria) February 21, 2021
Brasileiros negam alusão à KKK e defendem Zé Gotinha
O Brasil não foge à luta… principalmente quando a briga envolve um dos ícones nacionais! Em meio a uma série de queixas sobre nosso Zé Gotinha, diversos internautas defenderam o mascote, negando as comparações com a Ku Klux Klan, e afirmando que ele é apenas o que é: uma carismática gotinha de vacina. “Como uma brasileira negra, eu apenas via o Zé Gotinha. Nós literalmente cagamos para o que os norte-americanos pensam disso, porque é apenas o Zé Gotinha para nós”, disse Giulia.
As a black brazilian, i just saw zé gotinha. We literaly don’t give a shit for what north americans think about it, because is just zé gotinha for us
— Giulia (@Winxyzinha) February 21, 2021
Outros ressaltaram que o visual “distorcido” do Zé Gotinha se deve, algumas vezes, ao baixo orçamento que impede de ter uma fantasia mais elaborada para o bichinho. “Você deveria pedir desculpas ao Zé Gotinha. Ele é um ícone brasileiro e foi criado para ser como a gota de uma vacina contra poliomelite, criado para encorajar crianças a não terem medo. A fantasia que você postou era de uma região extremamente pobre, com baixo orçamento. Temos muito orgulho desse mascote”, apontou um perfil no Twitter, em resposta à Roxxane.
A conta do brasileiro ainda acrescentou: “Nós sabemos os horrores da KKK. Por sorte, essa organização por si só não foi forte aqui, apesar de que nós tivemos de encarar – e ainda encaramos – grupos supremacistas brancos. Mas o ponto é que seu post foi desrespeitoso e mostra uma ausência de conhecimento cultural. Ponto final”.
https://twitter.com/10_conto/status/1363490871874846723?s=20
Foi exatamente o que vários dos “amiguinhos do Zé” expressaram. “Parem de gongar e xoxar o Zé Gotinha, alguns lugares não possuem verba para dar a melhor fantasia, o símbolo do Zé Gotinha significa vacinação gratuita! Viva o SUS!! E vão tomar no c*”, advertiu Yuri. “Não tem nada de errado com o Zé Gotinha, o fato é que nem todo lugar tem a verba pra dar na fantasia. Pode ser esquisito, mas aqui significa vacinação gratuita, coisa que vocês desconhecem”, alfinetou outra usuária da rede, exaltando o Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS).
https://twitter.com/Yurcassio/status/1363472508939366400?s=20
https://twitter.com/jneferr/status/1363457275298537473?s=20
A repercussão fez com que muitos também conscientizassem os próprios brasileiros do significado desse símbolo que ultrapassou gerações. “O Zé Gotinha foi criado em 1986 para campanha de vacinação contra o vírus da poliomielite feita pelo Ministério da Saúde. Ele é um símbolo de vacinação infantil, de saúde, de vida e reforça a importância do SUS. Defendam a vacinação das crianças! Defendam o SUS!”, explicou o deputado federal David Miranda.
O Zé Gotinha foi criado em 1986 para campanha de vacinação contra o vírus da poliomielite feita pelo Ministério da Saúde
Ele é um símbolo de vacinação infantil, de saúde, de vida e reforça a importância do SUSDefendam a vacinação das crianças!
Defendam o SUS!— David Miranda (@davidmirandario) February 21, 2021
Assim como ele, fez o Marco – desta vez, dando aula para o mundo. “Zé Gotinha é um mascote de muito sucesso para a vacinação de poliomelite. Ele realmente fez a diferença na aceitação da vacinação pelas crianças e pais, e representa uma grande vitória do sistema totalmente público de saúde do Brasil. Pedimos perdão se ele gera desconforto, mas temos muito orgulho do SUS”, ensinou o internauta.
Ze gotinha is a very succesfull mascot for the polio vaccination. It really made a difference in the acceptance of the vaccine by kids and parents and represents a big victory in brazil’s fully public health system. We are sorry if it generates discomfort, but we’re proud of SUS
— marquin capixaba (@marcolindu) February 21, 2021
Houve até quem sugeriu que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, adotasse uma versão gringa do nosso Zé, para incentivar a vacinação entre o público infantil. “Os Estados Unidos deveriam considerar criar seu próprio mascote ‘Droplet Joe’ [João Gotinha, em tradução livre] para tornar a vacinação um processo menos assustador para nossas crianças. Parece que isso funciona maravilhosamente no Brasil”, comentou Holly Briden.
The U.S. should consider its own “Droplet Joe” mascot to make the vaccination process less scary for our children; it appears to work wonders in Brazil. #COVIDー19 pic.twitter.com/uInyzWNurX
— 🫃🏼💉🇺🇦Hollaria Briden, Esq. (@HollyBriden) February 20, 2021
É claro que esse avanço do Zé Gotinha em carreira internacional também rendeu vários memes! Veja abaixo alguns deles e as melhores reações:
Brasileiro zuando o Zé gotinha:/ Brasileiro quando gringo zoa o Zé gotinha: pic.twitter.com/M9KUfNcGBr
— ohudrake 🤓 (@ohudrakepoeta) February 21, 2021
zoando o Zé gotinha ? Sério gringo? Logo tu sem sistema público de saúde pic.twitter.com/DLmhiMS51j
— ⍟รคdмคx¡💥 (@SadSteveee) February 21, 2021
Como assim tem gringo zoando o Zé gotinha pic.twitter.com/bV6qOMfvqI
— ⍟รคdмคx¡💥 (@SadSteveee) February 21, 2021
“Quem na Terra foi que assinou esse mascote da vacina no Brasil?”
Who on Earth has signed this off for Brazil’s Vaccine mascot 😂😭 pic.twitter.com/BwLDdQMvqQ
— Lew Fountain ⚒ (@Lew_Fountain) February 20, 2021
“Esse tubarão. É o mascote da vacina do Brasil em carne e osso. Não tenha pesadelos”.
That shark. It’s the Brazil vaccine mascot turned flesh. Don’t have nightmares. pic.twitter.com/DoSHzZCiyT
— Alistair Coleman (@alistaircoleman) February 23, 2021
Respeita o Zé Gotinha perturbada pic.twitter.com/u8PocWrktu
— O estranho mundo de Bonna (@pedro_bonna) February 21, 2021
Zé gotinha capoeirista mete a piroka no c* desses gringo otaro pic.twitter.com/iNCSbKp81R
— auau caraio (@lilpenguiiin) February 21, 2021
Brasileiros falando do brasil e seus problemas:
Brasileiros quando gringo vem falar mal do Zé Gotinha:
Our mascot is awesome! pic.twitter.com/Qcldebnl1c
— somebody help me (@diz_culpa) February 21, 2021
Pra vcs é Sr. José Gota, gringo fudido
— Fla Guys (@FlaGuys) February 23, 2021