A velocista Verônica Hipólito está conquistando os telespectadores e a web com os comentários descontraídos – e sensatos – sobre as Paralimpíadas de Tóquio. Aos 25 anos, a atleta paralímpica já conquistou medalhas de prata e bronze no atletismo, na edição Rio-2016. Neste ano, ela não conseguiu a classificação para o evento esportivo, mas ganhou espaço como comentarista no SporTV e tem dado aula ao corrigir e ensinar termos de inclusão de forma bem didática.
Logo no começo da transmissão, Verônica já foi bem direta. “A gente sempre escuta que o movimento paralímpico, de PCD (pessoas com deficiência), é uma grande superação. Não tem superação, pessoal! O que tem de verdade é muito treino e muita resiliência. E a gente reclama igual todo mundo, tem problema e tá tudo bem. A deficiência é só uma característica como qualquer outra”, pontuou.
Ainda nos comentários, a atleta foi certeira ao falar sobre o termo “especial”, comumente utilizado para se referir às pessoas com algum tipo de deficiência. “Especial é aquela pessoa que você paga uma pizza, um açaí, alguma coisa maneira. Ninguém nunca me pagou, então não me chamem de pessoa especial. Só me chamem quando pagarem”, afirmou, em tom divertido. Assista:
"Especial é aquela pessoa que você paga uma pizza, um açaí, uma coisa maneira" 🤙🍕
Como disse @vehipolito, "a deficiência é só uma característica como qualquer outra" #Paralimpíadasnoge #Tokyo2020 pic.twitter.com/ZSPb2DimuE
— ge (@geglobo) August 24, 2021
Verônica Hipólito compete na categoria T38, para atletas com deficiência física oriunda de paralisia cerebral. Além das medalhas paralímpicas, ela foi campeã nos 200m rasos e vice-campeã nos 100m, no Mundial de Atletismo Paralímpico de Lyon, em 2013. Ela também foi campeã sul-americana nos 100m, 200m e do salto em distância, e campeã dos Jogos Parapanamericanos de Toronto (2015) nos 100m, 200m e 400m. Sucesso puro!
Ver essa foto no Instagram
Na web, as reações com as falas e ensinamentos da comentarista foram as melhores possíveis. “Uma pena não poder ver a Verônica Hipólito competindo em Tóquio. Pelo menos tá dando um show como comentarista na SporTV”, escreveu um perfil. “Os comentários da Verônica Hipólito já estão no top3 das melhores coisas de Tokyo 2020”, disse outro. “Confesso que nunca vi uma cobertura tão good vibes quanto essa do SporTV na Cerimônia de Abertura”, comentou mais um. A gente não pode discordar que tá incrível mesmo! Confira as reações:
Uma pena não poder ver a Verônica Hipólito competindo em Tóquio. Pelo menos tá dando um show como comentarista na SporTV.
— Etevaldo, o Roberval (@Kameloth) August 24, 2021
https://twitter.com/naosouoiuar/status/1430143886018727950
Confesso que nunca vi uma cobertura tão good vibes quanto essa do SporTV na Cerimônia de Abertura. Show de Verônica Hipólito e Clodoaldo Silva nos comentários, além da equipe veterana da casa.
— Wemerson Ribeiro (@wmsribeiro) August 24, 2021
https://twitter.com/talkingtodani/status/1430169505368530965
Verônica Hipólito é carisma demais. Dominou a cena no Rio em 2016 e já está voando em Tóquio em 2021. Craque de bola
— Thiago Rabelo (@thiagorabelo1) August 24, 2021
Verônica Hipólito não foi para Tókio para dar show como comentarista! #Paralympics
— Luana 📚🏳️🌈 (@luhsaraiva) August 24, 2021