Fotojet

Após Covid, Luciano Szafir revela que precisará de cirurgia para reconstruir intestino, e relembra pior momento que viveu no hospital: “Achei que ia embora”

No último mês, Luciano Szafir enfrentou maus bocados, após contrair a Covid-19 pela segunda vez. Em entrevista ao “Fantástico“, exibida ontem (25), o ator e empresário desabafou sobre as complicações provocadas pela doença, e como tem sido a batalha diária para se recuperar totalmente. Ainda muito abalado com tudo que passou, o artista não conseguiu conter as lágrimas ao revelar que pensou que não conseguiria sobreviver.

Embora tenha recebido alta no sábado (24), Szafir conversou com Renata Capucci por chamada de vídeo dias antes, e explicou que os primeiros sintomas da doença apareceram no dia 15 de junho. Justamente nesta época, o ator de 52 anos poderia receber a primeira dose da vacina contra o coronavírus, mas seu médico alertou que não seria adequado. “Ele falou: ‘Não, você está com sintomas? Vai fazer uma tomografia, porque se você tiver com a doença, com o vírus, isso vai vir muito forte em você’”, lembrou o ator.

Em fevereiro deste ano, Luciano Szafir contraiu o vírus pela primeira vez, mas foi necessário apenas fazer o isolamento social de 17 dias. Agora, no entanto, os sintomas se agravaram. “Febre alta, um pouco de falta de ar e ele foi internado no hospital no dia 22 de junho já com diagnóstico de Covid e precisando de oxigênio”, explicou o pneumologista e diretor-geral do hospital em que o ator ficou internado, João Pantoja.

Continua depois da Publicidade

Logo no início da conversa, o empresário se emocionou e teve dificuldade para seguir falando. “Não dá pra descrever… Não dá pra descrever o quão próximo eu achei que ia embora“, desabafou. Luciano Szafir fez questão de destacar que sempre levou a doença muito a sério, e que não sabe como contraiu o vírus. “Eu não saía, sempre [usando] duas máscaras. Sempre fui muito cuidadoso. Então, aonde eu peguei? Como? Não sei”, falou.

9716560 X720
Luciano Szafir explicou que estava prestes a se vacinar quando os primeiros sintomas da doença apareceram. Foto: Reprodução/TV Globo

Segundo João Pantoja, por diversas vezes Luciano Szafir realmente correu grandes riscos de morrer. Ao longo dos seus 32 dias no hospital, ele teve 50% do pulmão comprometido, embolia pulmonar, e por fim foi descoberto que uma alça intestinal havia sido perfurada e ele tinha sangue na cavidade abdominal. Neste ponto, Szafir passou por uma cirurgia às pressas e precisou colocar uma bolsa de colostomia. Com novas dores abdominais, ele precisou fazer um novo procedimento cirúrgico, agora menos invasivo, por causa de um sangramento no local da colostomia.

Ao longo de todo esse processo, Luciano Szafir permaneceu consciente da piora progressiva no seu caso. “[Era uma sensação de] impotência… Nossa, o intubar foi a pior coisa da minha vida. Pânico! [Eu falei:] ‘Não sei se daqui eu saio'”, entregou. “São duas lutas, contra o vírus e contra a cabeça. O tempo todo eu pensava nos meus filhos, na minha mulher, na minha família”, acrescentou o empresário.

Continua depois da Publicidade

Recém-casada com João Figueiredo, Sasha Meneghel, filha de Szafir e Xuxa, adiantou sua volta ao Brasil assim que soube do estado de saúde do pai. “Quando ela soube da internação, ela veio correndo. Depois que a gente se encontrou, eu falei: ‘poxa, estraguei a lua de mel’. É muito difícil pensar em quem você ama e saber que você pode deixá-los a qualquer instante”, refletiu Luciano. Casado com Luhanna Szafir, o ator também é pai de Mikael e Davi, de 7 e 6 anos, respectivamente.

Whatsapp Image 2021 07 20 At 21.05.51
Sasha Meneghel celebrou melhora do pai nas redes sociais. Foto: Reprodução

Agora que as complicações foram controladas, o empresário tem feito sessões de fisioterapia para reabilitar todos seus movimentos, o que tem sido um processo árduo, mas positivo… “Eu consegui andar três passos e sentar na cadeira. No dia seguinte, eu andei 600 metros. De três passos eu fui para 600 metros. [Essa doença] foi a pior coisa da minha vida. Eu senti muita dor, eu senti muito pânico, eu senti algumas vezes que não ia passar de 15 minutos. Isso não é fácil”, emocionou-se.

O processo de recuperação também exigirá que o empresário faça novas cirurgias. “Tenho aí uma luta aí pela frente de alguns meses. Depois eu tenho que fazer muita cirurgia para reconstruir o intestino, mas tudo bem. É um dia de cada vez”, ponderou com gratidão. “Abro o olho hoje, e a primeira coisa que eu faço é agradecer à vida”, completou. Luciano Szafir encerrou a entrevista mandando uma mensagem para as pessoas que ainda não levam a sério a doença. “Sejam responsáveis, se vacinem!”, pediu. Assista à entrevista na íntegra, clicando aqui!