Para atitudes preconceituosas, medidas drásticas… Nesta segunda-feira (08), o canal The CW anunciou a demissão de Hartley Sawyer. O intérprete do Homem-Elástico na série “The Flash” não retornará à produção, após uma série de tuítes racistas, misóginos e gordofóbicos antigos ter vindo à tona.
A Variety confirmou a notícia hoje, com um comunicado da emissora. “Hartley Sawyer não retornará para a sétima temporada de ‘The Flash’. Quanto às publicações do senhor Sawyer nas redes sociais, nós não toleramos comentários depreciativos que tenham como alvo qualquer raça, etnia, nacionalidade, gênero, ou orientação social. Tais falas são antiéticas aos nossos valores e políticas, que lutam e evoluem para promover um ambiente de trabalho inclusivo e produtivo para os nossos funcionários”, disse a nota.
As postagens de Sawyer ocorreram entre os anos de 2012 e 2014, antes que ele entrasse na produção. Entretanto, elas foram resgatadas nas últimas semanas por alguns internautas. “Não assisto nem apoio mais a série ‘The Flash’ enquanto esse cara não for demitido. Agora. Você é um daqueles que diz, ‘mas era uma piada’. Ah é, certo”, exigiu um perfil no Twitter, que mostrou alguns prints das publicações do ator.
PUBLICAÇÕES PRECONCEITUOSAS
Nos posts, o intérprete de Ralph Dibny aparece fazendo comentários misóginos e absurdos. “Como um moleque, uma das minhas atividades favoritas era sequestrar mulheres sem-teto e amputar seus seios”, escreveu ele. Numa outra publicação, Hartley havia dito: “Jingle bells, Batman fede, mulheres não deveriam votar”. Olha só:
I am not watching or supporting @CW_TheFlash until this guy gets fired. Now. Are you one of those guys that say “but it was a joke”
Yeah right. pic.twitter.com/DzFK8CQb5O— Homophobes & Racists Will End Up In Hell. (@MasterChuck81) June 4, 2020
Suas falas também apresentavam teor bastante racista. “A única coisa me impedindo de fazer tuítes moderadamente racistas é saber que Al Sharpton jamais pararia de reclamar sobre mim”, expressou ele, referindo-se a um ativista norte-americano dos direitos civis. Os comentários preconceituosos e agressivos foram vários. “Se eu tivesse uma esposa, eu bateria nela pra c*cete esta noite”, disparou.
Hartley Sawyer, o Homem-Elástico de #TheFlash , foi demitido por causa de tweets racistas e misóginos. pic.twitter.com/jJ1KluHtQQ
— Órbita Óbvia (@ObviaOrbita) June 8, 2020
As opiniões gordofóbicas de Sawyer também foram expostas. “Deus, as atrizes são tão gordas. Onde estão as garotas magras?”, falou ele.
“Eu gosto das mulheres que são boas de saco! O saco de aniagem no qual eu coloco minhas vítimas”, mencionou o artista, em meio à série de publicações problemáticas. Dá uma olhada:
RESPOSTA ÀS ACUSAÇÕES
No dia 30 de maio, Hartley Sawyer quebrou o silêncio sobre o assunto. Pelo Instagram, o ator alegou estar arrependido. “Peço desculpas por isso, estou envergonhado e desapontado comigo mesmo pela minha ignorância naquela época”, afirmou o artista.
“Minhas palavras – por mais irrelevante que fosse elas terem tido uma intenção de humor – elas foram dolorosas e inaceitáveis. Eu estou envergonhado de ter sido capaz de ter feito essas tentativas realmente horríveis de conseguir atenção naquela época. Eu me arrependo delas profundamente. Esse não foi um comportamento aceitável. As palavras que eu soltei foram sem pensar ou reconhecer os danos que elas poderiam causar, e agora elas causaram”, continuou.
Hartley defendeu ter mudado desde então, e alega que teria enxergado como suas observações não foram corretas. Ainda assim, ele assumiu: “Mas como eu me defino agora não tira o impacto das minhas palavras, ou da minha responsabilidade por elas. Eu sinto muito mesmo”. Confira:
https://www.instagram.com/p/CA0qvHunr8J/?utm_source=ig_embed
SHOWRUNNER E ELENCO SE MANIFESTAM
Na tarde de hoje, Grant Gustin, o protagonista de “The Flash” replicou um comunicado do showrunner da série, Eric Wallace. “Eu não tenho muito a adicionar, porque os pensamentos de Eric estão formulados de forma eloquente e poderosa. Vou dizer que fiquei chocado, triste e com raiva quando eu vi esses tuítes. Palavras importam”, declarou o intérprete de Barry Allen.
No texto, Wallace disse que as declarações de Sawyer “deixaram meu coração partido e me fizeram ficar irado. Elas são um indicativo de um problema maior em nosso país… É por isso que o nosso país está se levantando novamente e gritando “JÁ BASTA!”, e tomando as ruas para trazer mudanças ativas”.
“Eu também estou comprometido a trazer mudanças permanentes ao ambiente de trabalho em “The Flash'”, anunciou, após lamentar o caso. Segundo o produtor executivo, ele também promoverá mudanças na condução do seriado.
“Vou continuar a encontrar roteiristas, diretores, atores e produtores pretos e pardos, de todos os gêneros, para contar a história de Flash”, contou. Confira:
https://www.instagram.com/p/CBL1mQzFVfj/?utm_source=ig_embed