Shia LaBeouf nega acusações de abuso feitas por FKA Twigs e alega “defesa pessoal” em suas atitudes; saiba detalhes

Após ser acusado de abuso por sua ex-namorada, FKA Twigs (Tahliah Barnett), Shia LaBeouf negou “toda e qualquer” alegação feita pela cantora. Os argumentos do ator estão registrados em documentados enviados à Justiça e obtidos pelo Page Six. O site divulgou nesta quinta-feira (11) alguns detalhes da defesa de Shia no processo.

LaBeouf negou que Twigs tenha sofrido “qualquer lesão ou perda por causa de qualquer ato ou omissão” por parte dele. Nos documentos, enviados à Corte em 5 de fevereiro, os advogados também alegam que a cantora “não sofreu nenhuma lesão ou dano como resultado das ações do réu”. A defesa ainda tentou dizer que a suposta conduta do ator foi “razoavelmente necessária para sua defesa pessoal e/ou segurança”.

Continua depois da Publicidade

As declarações vão de encontro ao que Shia já havia dito ao “The New York Times” em dezembro. Na época, o artista admitiu: “Tenho sido abusivo comigo mesmo e com todos ao meu redor há anos. Tenho um histórico de ferir as pessoas mais próximas a mim”. No mesmo mês, o astro de “Transformers” deu entrada numa clínica de reabilitação – quando seus advogados afirmaram que ele “precisa de ajuda e sabe disso”.

Shia LaBeouf foi acusado de abuso e agressão em dezembro, por atitudes de seu relacionamento com FKA Twigs. (Fotos: Reprodução; Getty)

Em seu processo contra LaBeouf, FKA Twigs detalhou um incidente que teria acontecido no “Dia dos Namorados” de 2019. Na ocasião, o ator teria “seguido ela para fora do carro e a agredido, jogando-a contra o carro”. Barnett ainda afirmou que, em outro incidente, Shia teria a “estrangulado”, e que o réu teria conscientemente lhe passado uma infecção sexualmente transmissível.

Continua depois da Publicidade

Na nova resposta do processo, os advogados de LaBeouf rebatem que “nenhum dos supostos atos foram baseados em sexo e/ou a conduta não era sexual”. Quanto às agressões indicadas por Twigs, a defesa do ator sugeriu que a “própria conduta” da cantora ou uma “terceira parte interferente” foram a “causa suplantada dos supostos ferimentos”.

Advogado de FKA Twigs reage

Procurado pelo Page Six, Bryan Freedman, advogado da vítima, se manifestou sobre as posições da equipe de Shia LaBeouf e rebateu os novos argumentos. “Uma vez confrontado com o processo da senhora Barnett, o senhor LaBeouf admitiu sua conduta repreensível e deu entrada em uma espécie de reabilitação. A essa altura, seu tratamento de cinco semanas tem focado em negações e abuso psicológico, talvez ele queira rever o tipo de ajuda que está recebendo. O tato legal do senhor LaBeouf e seu plano de recuperação, embora não surpreendam, são estratégias de autoajuda equivocadas”, declarou.

Entenda o caso

FKA Twigs abriu um processo contra o seu ex-namorado, o ator Shia Labeouf, em 11 de dezembro. Segundo o The New York Times, a cantora relatou ter passado por uma série de abusos durante o tempo em que se relacionou com o artista. E, por isso, entrou com uma ação no Tribunal Superior de Los Angeles, o acusando de agressão sexual e física, além de “imposição de sofrimento emocional”.

Continua depois da Publicidade

A artista (cujo nome de batismo é Tahliah Debrett Barnett) e LaBeouf namoraram por pouco menos de um ano entre 2018 e 2019, após se conhecerem no set de filmagens de “Honey Boy”. Um dos incidentes abusivos descrito no processo foi quando o ator começou a fazer manobras arriscadas e ameaçou bater o carro em que os dois estavam, a menos que Barnett “professasse seu amor por ele”. Quando pararam em um posto de gasolina, FKA Twigs ainda saiu e tirou as malas do porta-malas para ir embora, mas LaBeouf a atacou, jogando-a contra o veículo e gritando na cara dela, antes de forçá-la a voltar para dentro.

O ex-casal se conheceu durante as filmagens de “Honey Boy”. (Foto: Getty)

Barnett também afirmou que a estrela de “Transformers” intencionalmente lhe transmitiu uma doença sexualmente transmissível, e ficava bravo se ela olhava ou falava com garçons. Com isso, a cantora “aprendeu a manter os olhos baixos quando os homens falavam com ela”. O ator também possuía regras sobre quantas vezes sua ex-namorada podia beijá-lo e tocá-lo.

Continua depois da Publicidade

Além disso, o processo menciona que LaBeouf mantinha uma arma carregada ao lado da cama e que FKA Twigs “tinha medo de usar o banheiro à noite por medo dele confundi-la com uma intrusa e atirar nela”. Ela também alega que já acordou no meio da noite com Shia em cima dela, as mãos em sua garganta, ameaçando sufocá-la. O ator frequentemente deixava hematomas em seu braço e pulso pela maneira como a segurava e puxava durante as discussões.

As más experiências ainda tiveram implicações na carreira de FKA Twigs, já que o lançamento do álbum “Magdalene”, de 2019, foi afetado pelas ações de LaBeouf. O ator a convenceu a ficar com ele em Los Angeles, em vez de voltar para Londres, onde ela e seu círculo profissional viviam. “Foi um passo em direção ao seu isolamento”.

Continua depois da Publicidade

“Twigs é sempre a força motriz por trás de sua carreira, sempre um passo à frente de todos os outros. Foi uma mudança extrema em sua personalidade e caráter”, declarou o empresário da artista, Michael Stirton. O profissional disse que o disco teve a estreia adiada várias vezes, e uma turnê foi remarcada com grande custo. “Eu poderia falar com ela. Mas eu não conseguia alcançá-la”, lamentou.

Mas não era fácil para a artista sair desse relacionamento abusivo. Uma vez, enquanto ela tentava fazer as malas para ir embora da residência compartilhada do então casal, LaBeouf “apareceu sem avisar e a aterrorizou”, segundo um depoimento da governanta. Ele supostamente “a trancou em um quarto para que a cantora não pudesse sair”.

Com atrasos, FKA Twigs lançou o álbum “Magdalene” em 2019. (Foto: Getty Images)

“O tempo todo em que eu estava com ele, tinha o meu próprio dinheiro. Nada me impedia de comprar uma passagem de avião para minha casa em outro país, longe dele. Mas ele me humilhou tanto que a ideia de deixá-lo e me reconstruir do zero se tornou impossível”, desabafou FKA Twigs.

Ela também contou um dos motivos para não ter feito a denúncia antes: “Eu pensava: ‘Ninguém vai acreditar em mim. Eu sou uma pessoa excêntrica, e sou uma mulher negra’. O que eu passei com Shia foi a pior coisa que já vivi, e eu acho que as pessoas vão ficar surpresas em perceber que aconteceu comigo. Mas essa é a verdade: pode acontecer com qualquer um”.

Continua depois da Publicidade

Outra ex-namorada de LaBeouf, a estilista Karolyn Pho – que também está inclusa no processo – disse que experimentou abusos semelhantes durante seu tempo com LaBeouf. Em uma ocasião, ele a prendeu bêbada em uma cama e deu uma cabeçada nela até que ela sangrasse. “Tanta coisa é necessária para traumatizar um homem ou mulher para torná-los OK com um certo tipo de tratamento”, refletiu ela.

A defesa

Procurado pelo The New York Times, LaBeouf admitiu ter praticado atos de agressão e abuso durante um período em que lutava contra o alcoolismo. No entanto, “algumas das alegações [no processo] não são verdadeiras”.

“Eu tenho sido uma pessoa abusiva comigo mesmo e com as pessoas ao meu redor por anos. Tenho um histórico de machucar aqueles que são mais próximos de mim. Sinto vergonha deste histórico, e peço desculpas àqueles que machuquei. Não posso dizer nada além disso”, comentou.

Ele disse que está determinado a “dar às mulheres com quem se relacionou a oportunidade de apresentar suas versões dos fatos, e aceitar quaisquer consequências que advirem de seus atos”.

Continua depois da Publicidade

FKA se manifesta no Instagram

Após dar entrevista ao jornal, a cantora usou o seu Instagram para se manifestar sobre o caso. “Pode ser surpreendente para você saber que eu estava em um relacionamento emocional e fisicamente abusivo. Também foi difícil para eu conseguir processar. Durante e depois (do namoro), nunca pensei que algo assim fosse acontecer comigo”, começou ela.

“É por isso que decidi que é importante falar sobre isso, e tentar ajudar as pessoas a entender que quando você está sob o controle coercitivo de um agressor ou em um relacionamento violento com um parceiro íntimo, sair não parece uma opção segura ou alcançável”, desabafou.

A cantora espera que ao compartilhar sua experiência, “possa realmente ajudar os outros a sentir que não estão sozinhos”. Ela ainda justificou: “Porque eu entendo que pode ser confuso e difícil de saber o que fazer”.

“Meu segundo pior pesadelo é ser forçada a compartilhar com o mundo que sou uma sobrevivente de violência doméstica. Meu primeiro pior pesadelo é não contar a ninguém, e saber que eu poderia ter ajudado pelo menos uma pessoa compartilhando minha história”, finalizou.

Sia sai em defesa de FKA Twigs

Dias após FKA Twigs dar entrada no processo, Sia demonstrou apoio à sua colega e fez suas próprias acusações contra LaBeouf. No tuíte, Sia recomendou que outras pessoas “fiquem longe” do ator e disse que foi “ferida emocionalmente” por Shia, com quem ela trabalhou no clipe de “Elastic Hearts”, em 2015. Ela ainda chamou o astro de “um mentiroso patológico”, pois a “enganou em um relacionamento adúltero alegando ser solteiro”.

Shia LaBeouf trabalho com Sia no clipe de “Elastic Hearts”. (Foto: Reprodução/YouTube)

“Acredito que ele está muito doente e tenho compaixão por ele e suas vítimas. Apenas saiba, se você se ama, fique seguro, fique longe”, continuou. Para finalizar, ela mandou uma mensagem à FKA Twigs: “Te amo. Isso é muito corajoso e estou muito orgulhosa de você”. O tuíte, por fim, foi deletado. Na época em que Sia e Shia trabalharam juntos no clipe da cantora, ele estava namorando a atriz Mia Goth, com quem se casou em uma cerimônia de 2016, antes de pedirem o divórcio em 2018.

Em uma entrevista sincera ao podcast “Grounded With Louis Theroux”, que foi ao ar em janeiro, FKA Twigs abriu seu coração e falou sobre o relacionamento abusivo que teve com o ator. A cantora revelou detalhes de como era o namoro e de uma “cota” bizarra estabelecida por Shia LaBeouf. Ouça a íntegra e entenda todos os detalhes, clicando aqui.