Silvio Santos será investigado pelo MPF por perguntar sobre sexo a criança de 5 anos — saiba detalhes

Silvio Santos está no centro de mais uma polêmica envolvendo seu programa de auditório. Nesta quinta-feira (24), o colunista do jornal O Globo, Lauro Jardim, revelou que o apresentador será investigado pelo Ministério Público Federal por uma interação que fez com uma criança em 2016, enquanto ela participava de um quadro no dominical.

No episódio em questão, Silvio questionou a uma garotinha de apenas cinco anos: “O que que você acha melhor, sexo, poder ou dinheiro?”. De acordo com o jornalista, o inquérito sobre o caso foi aberto na quarta-feira (23).

Nele, a Procuradoria Regional em São Paulo defendeu: “A criança e o adolescente têm direito ao respeito e à dignidade como pessoas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, direito ao respeito que compreende a inviolabilidade da integridade psíquica, abrangendo preservação da imagem”.

A pergunta de Silvio Santos à criança deixou seus convidados muito constrangidos. (Foto: Reprodução/SBT)

Em outro trecho da denúncia, a Procuradoria reforça o direito de resposta e também o pedido de uma indenização pelo caso. “A livre manifestação do pensamento não é direito absoluto, sendo assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além de indenização por dano material, moral ou à imagem”, disse o texto.

Continua depois da Publicidade

Quando questionado sobre o caso, o SBT declarou que “a genitora da menor ajuizou ação de indenização contra a radiodifusora em defesa dos interesses individuais e personalíssimos”, segundo afirmou o MPF. Além disso, a emissora defendeu que “não ocorreu nenhum tipo de solapamento difuso dos direitos imanentes às crianças”.

Cena causou polêmica após crítica de Felipe Neto

Essa cena do “Programa Silvio Santos” voltou a repercutir em outubro do ano passado, quando Felipe Neto a trouxe à tona novamente. Pelo Twitter, o youtuber detonou o fato de cenas como essa não serem criticadas por setores conservadores da política e da sociedade – ao contrário de outros temas, como os direitos à comunidade LGBTQ+.

Continua depois da Publicidade

“Um senhor de 88 anos pergunta para uma criancinha: ‘Você prefere sexo, poder ou dinheiro?’ Na TV aberta! Adivinha quem não falou absolutamente nada? Crivella, Malafaia, deputados do PSL, família Bolsonaro, psicóloga que falou que sou má influência”, disparou Neto. Na época, o assunto se tornou um dos mais falados nas redes sociais. Confira: