Por uma questão cultural, Bella Hadid acabou se metendo em uma confusão — com ares diplomáticos — sem querer! A supermodelo, que é metade americana e metade palestina, causou um escândalo entre a comunidade árabe nas redes sociais. De acordo com muitos usuários, Bella desrespeitou os Emirados Árabes e a Arábia Saudita com uma imagem em seu Instagram Stories. No intuito de mostrar suas botas, Bella fotografou os calçados enquanto esperava por seu avião.
No entanto, no fundo da foto, havia três aviões, incluindo dois de companhias árabes, que tinham bandeiras da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes na pintura. Pelo ângulo, parecia que a modelo estava pisando nos aviões… algo que foi visto com uma ofensa terrível pela comunidade. Teve gente que, inclusive, pediu para que a irmã de Gigi e Anwar fosse banida de entrar em países árabes. “Honestamente, Bella Hadid está cancelada… alguém precisa banir esse pedaço de lixo de entrar na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes”, opinou uma pessoa.
https://twitter.com/itsafroditi/status/1140292883695714304
Outro usuário pediu por um boicote às marcas das quais Bella é garota-propaganda, como Dior e Versace: “Como Bella Hadid representa a Dior, eu vou parar de comprar produtos Dior, em consideração ao desrespeito dela à Arábia Saudita”.
https://twitter.com/hayat24h/status/1140378209571221505?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1140378209571221505&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.middleeastmonitor.com%2F20190617-bella-hadid-attacked-for-insulting-saudi-arabia-the-uae%2F
Outras pessoas, que viram o ato de Bella como uma afronta aos Emirados Árabes e à Arábia Saudita, quiseram saber por que ela não respondia aos inimigos da Palestina da mesma maneira: “Grande decepção. Você é feia por dentro. Pare de usar roupas luxuosas e vá lutar na Palestina”.
https://twitter.com/iThrthr/status/1140584396724088832
“Apenas me perguntando, quando ela postará uma foto similar com a bandeira de Israel?”, acrescentou um usuário.
Bella Hadid is out there posting a picture of her shoe towards the Emirati and Saudi flags because she read somewhere that they are behind Sudan’s unrest. Just wondering when she’ll be posting a similar picture with Israel’s flag? Or is Palestine less important than Sudan?
— مريم قاسم 🇦🇪 (@Marmar_Q) June 16, 2019
No entanto, também teve gente dizendo que ela era apenas uma modelo e devia se sujeitar a falar apenas sobre o que entendia: “Apenas lembre-se disso: no seu próximo pedido de desculpas, queremos que ele tenha o mesmo comprimento do seu rosto e pernas”.
https://twitter.com/Deeplyserious/status/1140540991469948928
A família de Bella também não foi poupada: as contas de Gigi e Anwar foram inundadas por mensagens contendo apenas as bandeiras da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes. Na última publicação de seu irmão, alguém comentou que a Arábia Saudita era o único país que tinha boicotado Israel e não possuía embaixada saudita: “Nossos maiores reis foram mortos e muito do nosso povo padeceu pela Palestina”. Teve gente que chegou ao extremo de pedir boicote a toda a família!
Casada da perseguição, Bella fez questão de esclarecer o caso em seu Stories. “Olá a todos! Estou postando isso para esclarecer algumas coisas que têm pesado no meu coração… Para começar, eu jamais iria querer que minhas publicações e plataforma fossem usadas para disseminar o ódio, especialmente contra aqueles da minha própria herança bela e poderosa. Eu amo e me importo tanto com o lado muçulmano e árabe da minha família, assim como com meus irmãos e irmãs ao redor do mundo”, começou seu desabafo. E acrescentou: “Não apenas eu tenho muito respeito, do fundo do meu coração, eu sempre tentei me impor pelo que eu sinto que é certo, especialmente em relação ao Oriente Médio. Eu nunca fui e nunca serei aquela que falará mal desses países… Apenas quero espalhar amor, e a verdadeira beleza deles, do jeito que eu sempre fui ensinada pela minha família. Sentir que eu desapontei vocês é o que mais me machuca”.
Para completar, a modelo ainda esclareceu a imagem: “A foto do meu sapato no meu Stories ontem não teve NADA a ver com política. Eu juro. Eu nunca reparei nos aviões no fundo, e essa é a verdade. Eu jamais iria querer desrespeitar estas companhias aéreas, muito menos esses países incríveis. Eu absolutamente amo essas companhias, com os melhores aviões e as melhores pessoas. Eu quero pedir minhas desculpas sinceras a todos que acham que eu os culparia, especialmente a Arábia Saudita e os Emirados Árabes… Esse nunca foi o caso, e eu espero que vocês possam entender a confusão. Eu serei mais responsável quando falar sobre todas essas causas, incluindo minha amada comunidade árabe. Obrigada pelo seu tempo. Eu amo cada um de vocês”. No Twitter, Bella reforçou seu pedido de desculpas, reiterando que havia sido um erro.
https://twitter.com/bellahadid/status/1140696913962053632
Gente… que situação!