O que você faria para manter uma das melhores funcionárias da sua empresa?! Gestores sábios moveriam céus e terras, mas a emissora norte-americana ABC “deu mole” pra valer… Em entrevista exclusiva para a The Hollywood Reporter, a escritora Shonda Rhimes falou sobre a sua saída da empresa após 15 anos, e surpreendeu ao contar qual foi o momento decisivo em que ela decidiu encerrar sua trajetória por lá e assinar um contrato com a Netflix.
No bate-papo com a publicação, Shonda explicou que tudo aconteceu por causa de uma visita aos parques da Disney. Para quem não sabe, a ABC é apenas uma das várias empresas que fazem parte do império do Mickey Mouse. Por conta dessa relação, Rhimes foi presenteada com um passaporte para visitar o lugar com tudo incluído, depois negociou mais uma entrada para a babá dos filhos. No dia do passeio, a showrunner percebeu que sua irmã também precisaria do passe.
Shonda Rhimes até pensou em ceder seu passaporte para a irmã, mas o mimo era intransferível. Então, ela acionou a ABC e pediu por mais uma entrada. Segundo a escritora, após muitas ligações — e ainda ouvir em determinado momento “Nós nunca fazemos isso”, ela finalmente conseguiu o ingresso. Mas os constrangimentos da criadora de “Grey’s Anatomy” estavam só começando. Na entrada da Disney, apenas um passaporte funcionou. Dessa vez, ela entrou em contato com um dos grandes executivos da ABC para solucionar o problema, mas acabou recebendo outra resposta atravessada. “Você já não tem o suficiente [de ingressos]?”.
Naquele mesmo momento, Shonda entrou em contato com seus advogados e pediu para que as negociações com a Netflix fossem iniciadas. Mas a grande verdade é que o episódio na Disney foi apenas a “gota d’água” de uma relação que parecia estar muito desgastada. Discussões, acordos desinteressantes para a escritora, longas horas de trabalho e cobranças são só alguns dos fatores para o desgaste do contrato. “Eu senti como se estivesse morrendo. Como se eu tivesse empurrado a mesma bola pela mesma colina exatamente da mesma maneira por um longo tempo”, desabafou Shonda para a revista.
Com uma mente inquieta e pronta para produzir novos programas — que eram barrados por questões orçamentárias na ABC —, Shonda selou o acordo com a Netflix. “Ted [Sarando, CEO da empresa] oferece um espaço claro e destemido para os criadores. Ele entendeu o que eu procurava — a oportunidade de construir um novo lar vibrante de contação de histórias para escritores com liberdade criativa única e o alcance global instantâneo, proporcionado pelo senso singular da Netflix de inovação”, declarou Rhimes na nota divulgada do anúncio do contrato.
Três anos após a assinatura do contrato, a showrunner está prestes a estrear no catálogo com um documentário sobre o ícone de Hollywood, Debbie Allen, e o drama “Bridgerton”. “A primeira coisa que eu disse para Ted foi: ‘Você não vai conseguir outra ‘Grey’s Anatomy’ — nem ‘Grey’s Anatomy’ em um milharal, ‘Grey’s Anatomy’ em um campo de beisebol ou ‘Grey’s Anatomy’ em um aeroporto, isso simplesmente não vai acontecer'”, brincou a escritora sobre o acordo feito com a empresa. “Eu só quero estar em um lugar onde eu possa fazer coisas e ninguém vai me incomodar ou me fazer sentir como se eu estivesse em dívida”, recordou Shonda sobre o desabafo com o executivo.