Quando o assunto é a família real britânica, a gente sabe que tudo é pensado nos mínimos detalhes, certo? Festas, casamentos… os eventos são sempre impecáveis. Mas você já pensou no trabalhão que isso deve dar? A paulista Danielle dos Santos Cabral não só pensou como viveu essa realidade. Ela trabalhou para a família por alguns anos e tem muita história para contar, como a vez que dançou com a Rainha Elizabeth II e o dia em que tirou uma selfie com Barack Obama.
Danielle trabalhava como caixa de supermercado em Londres quando foi chamada para trabalhar no Palácio de Buckingham como parte da equipe de limpeza terceirizada, diz ela à RFI. Poucos dias depois, se candidatou para uma vaga na equipe que serve refeições aos funcionários do local. Foram nove entrevistas e oito meses até que recebesse um sim, já que há um longo processo de varredura pelos 10 últimos anos da vida de quem quer trabalhar para a família real.
Segundo ela, sua aprovação demorou também porque muita gente não acreditava que era mesmo o Palácio ligando para confirmar as referências anteriores de Danielle no Brasil. Imagina atender o telefone e ouvir que a família real está do outro lado da linha? Parece trote mesmo kkk.
Como funcionária do restaurante, a brasileira teve de aprender como colocar a mesa com talheres de prata e copos de cristal e deveria se certificar de que tudo estava perfeito, da disposição dos pratos ao tamanho exato das bolinhas de manteiga. Porém nem tudo era ralação. Danielle acompanhava a rainha para outros lares da família real, como o Castelo de Windsor e a casa de campo em Sandringham, onde Betinha e cia. passam o Natal.
Foi no Castelo de Balmoral (“aquele lugar é mágico, e era a viagem mais longa que a gente fazia com ela”) que Danielle viveu um momento inesquecível. É lá que a rainha realiza dois bailes anualmente, e os funcionários podem participar da festa. “Tem todo um protocolo para ir para esse baile. A gente tinha que estar com os ombros e os joelhos cobertos. Aprendemos também a dançar uma dança escocesa”.
*Leia também:
“O Pipe da rainha comanda a festa, o que seria o porta-voz da festa, e pede para todas as mulheres irem para o centro do salão, e quando eu estava no centro do salão, olhei para a minha direita para pegar na mão da pessoa que estava do lado, e na hora que eu olhei, era a rainha”. Socorro! Segundo Danielle, Betinha foi atenciosa e até pediu à brasileira para que convidasse mais amigas da próxima vez, já que, como há muitos homens das forças armadas na festa, alguns costumam ficar sem par para a dança.
“Ela começou a conversar comigo e a gente deu algumas risadas e eu achei engraçada, a preocupação dela de que todos pudessem participar, que é isso o que a família real quer. Quando faz uma festa querem realmente agradar a todos”, diz Danielle.
A brasileira também teve a oportunidade de bater um papo com o príncipe Philip, marido da rainha. Segundo Danielle, ele sempre puxava assunto e gostava de falar sobre o Brasil. Outra vez, encontrou a rainha durante uma pausa do trabalho, enquanto passeava com colegas por uma das propriedades da família.
“De repente, começou a vir uma monte de cachorrinho latindo na nossa direção. E foi muito engraçado porque a gente ficou meio assustado”, lembra ela. Os bichinhos eram os animais de estimação da rainha, que vinha logo atrás deles. “Ela pediu mil desculpas por todo o barulho, pelos latidos que os cachorros estavam fazendo, a bagunça. Deu uma pequena bronquinha nos cachorros, mandando pararem de latir, e continuou caminhando, abriu a porta do carro e colocou todos os 11 cachorros dela dentro e saiu dirigindo”.
Um dos cachorros, aliás, colocou Danielle em uma situação divertida. Para evitar que o animal roubasse as batatas do carrinho que conduzia, a brasileira colocou o pé tentando barrá-lo. “E foi nesse momento que eu ouvi uma voz falando atrás de mim ‘sai daí, sai daí’, e aí, eu olhei pra trás, e era a rainha. Fiquei completamente constrangida, porque eu não tinha usado as mãos para bloquear o cachorro. Eu usei o pé. Pedi desculpas para ela. E ela falou que não tinha problema nenhum, que ele que não deveria estar ali tentando pegar as batatas fritas”.
Entre outras histórias, Danielle lembra da vez que perdeu o casamento de William e Kate porque sua barriga de grávida não passava na roupa e o dia em que serviu o jantar de Estado para Barack Obama, chegando a tirar uma selfie com o ex-presidente. Outra vez, caiu da escada no Palácio de Buckingham e quase quebrou uma jarra de cristal que pertenceu à Rainha Vitória. A situação só não foi pior porque Danielle conseguiu proteger o item, que ainda assim perdeu a alça.
Ela saiu do emprego em 2016 para cuidar dos filhos. “Valeu cada ano, cada minuto, cada aprendizado, tudo. Resolvi me dedicar a ser mãe, que foi uma decisão muito difícil, porque eu realmente gostava do meu trabalho no palácio. Tenho muitas saudades e muitos amigos lá, a gente sempre se fala. Mas vai sempre ficar guardado no meu coração. Foi mais do que um trabalho. Foi uma experiência de vida”.
Geeente, quanta história, né? Essas curiosidades fazem até a gente olhar de outra maneira para a família. Gostaram?
*Leia também: