Funk brasileiro incluído em Cowboy Carter, de Beyoncé, foi criado após treta entre DJ e cantor; entenda

A batida aparece na música “Spaghettii”, do novo álbum da cantora, lançado nesta sexta-feira (29)

O novo álbum de Beyoncé, Cowboy Carter, lançado nesta sexta-feira (29), surpreendeu com um sample de funk na faixa “Spaghettii”. A música, no entanto, não foi criada para o álbum da Queen B, e tem uma história bem curiosa por trás de seu nascimento.

A música brasileira sampleada é “Aquecimento das Danadas”, do DJ carioca O Mandrake com o DJ Xaropinho. Em publicação no Instagram, Mandrake afirmou que é uma “honra participar” do disco da diva. 

Em entrevista ao g1, o DJ contou a história de como criou “Aquecimento das Danadas” há 14 anos. O músico revelou que tinha sido desafiado por um MC com quem trabalhava na época. “Nasceu em uma garagem, depois de uma briga com um MC. Um dia, ele me disse que eu nunca faria sucesso sem a voz dele. Eu olhei para ele e falei: é sério que você está me falando isso?“, relembrou. 

Ele contou que, então, decidiu criar uma faixa que não levava nenhuma voz: “Voltei para minha casa, entrei na garagem, onde eu tinha um estúdio, e comecei a pensar em algo que eu poderia fazer sem a voz dele, sem voz nenhuma“. O DJ relatou que criou vários “aquecimentos” – músicas geralmente tocadas no início dos bailes funk para esquentar a festa.

Para chegar ao “Aquecimento das Danadas”, ele utilizou uma sonoridade clássica do funk carioca na primeira década dos anos 2000, dando cadência e adicionando os chamados “cacos”, elementos que mudam e enriquecem uma batida. 

Não era uma música pra tocar no auge do baile, mas o pessoal foi inventando passinhos, ela foi ficando grande e criando corpo“, explicou Mandrake. O coautor da música, DJ Xaropinho, foi responsável por acelerar o som e popularizar a música em festas da Rocinha e do Morro da Mineira, no Rio.

Continua depois da Publicidade

Segundo Mandrake, não houve pedido de autorização para que o trecho de sua música aparecesse no álbum. Nesta quinta (28), ele acordou com a notícia de que a faixa havia sido sampleada pela cantora, porque o disco vazou na internet antes do lançamento oficial. “Quando eu liguei o telefone, foi uma loucura. A Beyoncé é uma fada: ela mudou meu telefone. Foi uma mágica“, afirmou. 

Por enquanto, o nome do DJ não consta nos créditos da canção. Mas Mandrake contou que uma reunião com a Sony Music, que administra a Columbia Records, gravadora de Beyoncé, deve acontecer. “Já soube aqui por alto que tudo da Beyoncé é feito da melhor forma”, disse, após relatar que conversou com artistas da gravadora. É o Brasil ganhando o mundo! Ouça a faixa “Spaghettii”: 

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques