Meu Deus, que tristeza! O ator Gésio Amadeu, que deu vida ao icônico chef Chico de “Chiquititas”, morreu na tarde desta quarta-feira (5), em decorrência das complicações do coronavírus. Nas redes sociais, colegas de trabalho na novela infantil e em outras produções manifestaram profundo pesar pelo falecimento do artista aos 73 anos.
A notícia foi confirmada por Mário Amadeu, filho do artista, nas redes sociais. “Meu pai acabou de falecer. Falência múltipla de órgãos. Por ora, somente essa informação. Assim que possível, postaremos mais. Obrigado”, escreveu. Gésio estava internado há três meses e seu estado era grave. Em junho, ele precisou passar por uma transfusão de sangue.
Posteriormente, o perfil oficial do ator confirmou a notícia e agradeceu o carinho dos fãs. “Estamos todos arrasados e com o coração em pedaços. Não perdemos somente um grande ator, um grande amigo, um grande pai, avô e esposo, perdemos hoje um pedaço da história do teatro e da TV brasileira”, compartilhou.
“A única coisa que nos resta é seguir em frente, agradecendo pelo tempo de vida desse mineirinho único, que com seu jeitinho come-quieto e sua disposição de enfrentar a vida, conquistou o coração de todos os brasileiros e brasileiras”, acrescentou.
Além da novela infantil, Gésio fez um desempenho brilhante em clássicos da televisão brasileira, como “Terra Nostra”, “O Beijo do Vampiro”, “Sinhá Moça”, “Sítio do Picapau Amarelo” e, mais recentemente, “Flor do Caribe” e “Velho Chico”.
Nas redes sociais, colegas de trabalho de Gésio Amadeu prestaram suas homenagens. Do elenco de “Chiquititas”, a atriz Flávia Monteiro, que interpretou Carolina, foi uma das primeiras a se manifestar. “Hoje a festa não armou-se na cozinha, e sim lá no céu, que recebe esse sorriso cheio de doçura e acolhimento. A nós, ficam as lembranças, o legado de um trabalho impecável e generoso e muita saudade”, publicou.
Aretha Oliveira relembrou um clique antigo com Gésio nos bastidores da novela. “Real significado de um coração com buraquinho. Tá doendo e muito, só conforta pensar que o seu sofrimento acabou @gesioamadeu.ator! Agora o céu está em festa por receber um ser tão belo, generoso, talentoso e amoroso quanto você!! Obrigada por tudo que nos brindou, você sem dúvida foi uma das minhas maiores referências naquele nosso mundo ‘Chiquititas’! Para sempre, sempre no meu coração”, escreveu a intérprete de Pata.
O SBT também manifestou seu pesar pela morte do ator. “O SBT lamenta profundamente o falecimento do ator Gésio Amadeu, de 73 anos. Gésio faz parte dos grandes atores revelados pelo teatro, emprestando posteriormente seu talento à teledramaturgia nacional, tendo interpretado personagens que permeiam a memória afetiva do público, em diversas emissoras de TV”, começou.
“Foi como o simpático e amoroso Chef Chico, na primeira versão de Chiquititas (1997-2001), que Gésio conquistou o coração do público infantil. Chico era uma figura amável e sempre disposta a ajudar, que reunia as meninas do Orfanato Raio de Luz ao redor de sua cozinha para aplicar ensinamentos, sempre com uma dose extra de amabilidade e respeito”, homenageou.
O carisma e o talento de Gésio Amadeu conquistaram profissionais nos mais diversos segmentos da cultura brasileira. Por isso, a lista de publicações que o homenageiam não para de se multiplicar, já reunindo os nomes de Camila Pitanga, Nelson Freitas, Marcelo Adnet, Cacau Protássio, Drica Moraes, Lee Taylor, Walcyr Carrasco e muitos outros. Confira:
Uma pena. Perdemos um baita ator brasileiro! ❤️ amor e paz para a família e amigos de Gésio Amadeu. https://t.co/NcmrYjDKyh
— Marcelo Adnet (@MarceloAdnet) August 5, 2020
A arte perde mais um grande representante. Hoje quem nos deixou foi o grande e querido ator Gésio Amadeu. Meus profundos sentimentos aos familiares e amigos. #GesioAmadeu pic.twitter.com/Jhl3JOIcza
— Walcyr Carrasco (@WalcyrCarrasco) August 5, 2020
Hoje a arte se despede de Gésio Amadeu, um grande artista e potência negra que fez história na televisão brasileira. Tivemos a oportunidade de trabalhar juntos no remake de Sinhá Moça. Todo o conforto aos amigos e familiares 🖤 pic.twitter.com/yFTp9hPL3w
— Lucy Ramos (@lucyramos) August 5, 2020
Sentimos muito por essa perda e deixamos registrado aqui nossos sentimentos para a família, os fãs e amigos do artista.
Entenda o caso
Em junho, a atriz Fafá Rennó contou que Gésio pegou a doença após uma ida rotineira ao hospital, para tratar de sua pressão alta. “Em função da sua hipertensão, o ator e amigo Gésio Amadeu precisou ir ao hospital e acabou contaminado pela Covid-19”, disse ela, que também explicou que o ator teve de passar por vários procedimentos desde então. “Entre melhoras e pioras, respirador e hemodiálise, necessita de transfusão de sangue”, completou.
As consequências da doença pioraram o estado de saúde de Amadeu, tornando necessária a transfusão. Logo, vários colegas de profissão iniciaram pedidos por doações nas redes sociais, visto que os estoques nos bancos de sangue estavam baixos.
No mês passado, Gésio Amadeu foi lembrado com carinho pelo elenco de “Chiquititas”. Durante a live “Anos Depois”, as atrizes que participaram da primeira temporada da novelinha regravaram uma nova versão do clipe icônico da música “O Chef Chico”. A produção reunia mensagens de positividade para a recuperação do ator. Relembre: