Hugo Gloss

Gilberto Gil é atacado durante Copa do Mundo do Catar, vídeo viraliza e músico se manifesta; assista

Design Sem Nome (96)

Gilberto Gil é atacado durante Copa do Mundo do Catar, vídeo viraliza e músico se manifesta; assista (Foto: Reprodução/Twitter)

Na quinta-feira (24), durante o jogo entre Brasil e Sérvia na Copa do Mundo, Gilberto Gil e a empresária Flora Gil foram hostilizados por um grupo de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL). Um vídeo que mostra os dois sendo agredidos verbalmente enquanto estão a caminho da arquibancada do estádio Lusail, no Catar, veio à tona neste sábado (26).

Nas imagens, é possível observar Gil e sua esposa andando em um corredor e sendo insultados por torcedores bolsonaristas. “Vamo, Bolsonaro!”, começa um dos homens enquanto segue o casal. “Vamo, Lei Rouanet!”, continua, em referência à lei de incentivo a projetos culturais. Acuados, Gil e Flora não retrucam e continuam caminhando.

Gil e Flora continuaram caminhando ao ouvir os xingamentos e provocações de bolsonaristas (Foto: Reprodução/Twitter)

Depois, os agressores passam na frente e começam a chamar pelo ex-ministro da Cultura, o desrespeitando com xingamentos: “Vem, vem! Você ajudou o Brasil pra c*ralho. Vamo lá, vai lá. Valeu, Lei Rouanet. Obrigado, filho da p*ta”. O cantor não responde a nenhuma das agressões e ainda para para tirar foto com um fã. Assista:

https://twitter.com/j_livres/status/1596696817567154179?s=46&t=_Ofc3KDBODraz_zUt3_nDA

Diversos famosos e amigos do músico se pronunciaram, condenando a atitude dos brasileiros. Pelas redes sociais, Preta Gil, filha do músico, fez um desabafo, em que chamou o episódio de “violento” e “assustador”. “Eu realmente acho que nem todo eleitor do Bolsonaro seja a escória da humanidade, mas esse, infelizmente é. O que ele fez com meu pai foi tão agressivo, tão nojento, tão violento… devemos sim nos revoltar! O bolsonarismo mata e fere. Isso tem que acabar!”, disse em nota no Twitter.

Caetano Veloso, um dos melhores amigos de Gil, também se mostrou indignado e prestou solidariedade ao artista. “Meu irmão na música e na vida, Gilberto Gil, foi injuriado por bolsonaristas no Catar. Ele tem 80 anos e estava com sua esposa. Quero prestar solidariedade ao gênio Gil e dizer que nós, os artistas, assim como a verdadeira sociedade, esperamos que os criminosos sejam punidos“, escreveu.

Outros nomes conhecidos como o jornalista Chico Pinheiro, Daniela Mercury, Emicida e Juliette igualmente se revoltaram e demonstraram apoio à Gil. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e a futura primeira-dama, Janja Lula, também se pronunciaram. Os dois disseram que ligaram para o cantor e para a empresária, além de manifestarem sua solidariedade nas redes.

Cantor se manifesta

Na manhã deste domingo (27), Gilberto Gil publicou em suas redes sociais um vídeo agradecendo ao apoio dos amigos e admiradores. “Obrigado a todos pela corrente de solidariedade, aos amigos que ligaram e se manifestaram nas redes sociais. Amanhã estaremos torcendo pela seleção brasileira e por um Brasil sem ódio”, escreveu o ídolo da MPB na legenda.

“Nossos agradecimentos, meu e da Flora. Enfim, por essa solidariedade, essa corrente solidária diante dessa agressão, essa coisa estúpida. É o terceiro turno [das eleições de 2022], na verdade, né? Os inconformados querendo manter essa coisa do ódio, da agressividade”, disse ele sobre os bolsonaristas.

“Meus agradecimentos e da Flora a todos vocês que se fizeram solidários conosco nesse episódio, que na verdade é mais um dessa sequência do ódio. Essa coisa é o que eles gostam de fazer”, concluiu o músico.

Nos comentários, mais artistas e amigos de Gil enviaram mensagens de carinho. “Gil! Você é nosso amor, você merece só carinho e gratidão! Beijo para a Flora Gil e seguimos, rumo a um Brasil mais humano e justo”, escreveu Zélia Duncan. “Você é nosso Patrimônio Nacional Inestimável. Muito amor para vocês”, elogiou Ana Furtado. “Amor, amor, amor. E gratidão por sua poesia que é o que nos dá fôlego e orgulho”, se declarou também Lázaro Ramos.

Sair da versão mobile