Gal Costa: Gilberto Gil e mais personalidades prestam tributo à diva da MPB: ‘Um choque para todos nós’

Cantora morreu, aos 77 anos, nesta quarta-feira (9)

Gal Costa (2)

Gal Costa nos deixou na manhã desta quarta-feira (9), aos 77 anos, em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria da artista, que não divulgou a causa do falecimento. Depois que a triste notícia veio à tona, diversos artistas prestaram homenagens a um dos maiores ícones do tropicalismo brasileiro.

Gilberto Gil, amigo de longa data da baiana, se manifestou pelo Twitter. “Muito triste e impactado com a morte de minha irmã Gaúcha“, escreveu o cantor. Os dois, ao lado de Caetano Veloso e Maria Bethânia, fizeram parte dos Doces Bárbaros nos anos 1970.

Maria Bethânia, outra grande amiga de Gal, também publicou um vídeo tocante sobre a morte da artista. Em choque, ela disse que “nunca imaginou” ter que falar sobre esse assunto. “O Brasil que ela sempre cantou com sua voz magistral, hoje inteiro chora“, pontuou.

Por meio de sua equipe, Preta Gil, afilhada de Gal, também se manifestou. “Preta não consegue se pronunciar agora e nem responder jornalistas, está em casa com sua mãe Sandra, irmã de Gal! Momento muito triste, muito chocante pra família toda, mas ela pediu, que nós da equipe, postássemos esse vídeo no aniversário de 2 anos de Preta, quando sua madrinha a abraçava em seu colo! ‘Obrigada por tudo minha madrinha, minha musa, minha mãezinha!’“, escreveu.


O nome dela é Gal, a garota da voz de veludo. As forças de luz estão com você“, declarou Rita Lee. Já Pitty, falou: “Gal superlativa, das gigantes que caminharam sobre a Terra. Te amo pra sempre. Referência imortal”.

Outros grandes nomes da música brasileira também se pronunciaram. Lulu Santos lamentou a morte da artista. “Sua voz, nossa vida. Obrigado, Gal“, agradeceu. Céu também se declarou para Gal e comentou sua importância para a música nacional. “Uma deusa, estrela que brilhava aqui na terra, subiu pro céu. Uma escola toda, o Brasil que eu rezo todo dia pra não se esvair. Água Viva, Balancê, fruta -gogóia, Avarandada nossa, puro cinema tropical. Obrigada por tanto Gal, te amo!“, disse.

Pelo Twitter, Zélia Duncan falou sobre a falta que Costa fará. “Ah, Brasil… que vazio. Sem Gal Costa, que tristeza sem fim“, desabafou. À GloboNews, ela declarou que o Brasil teve sorte de ter uma voz como a de Gal, e completou dizendo que o país havia “perdido um Beatle“.

Também para a emissora, Adriana Calcanhoto deu um relato sobre Costa. “Tô chocada, ainda não processei direito a notícia. Uma das maiores cantoras do mundo, né? Todas nós cantoras temos um pouquinho de Gal com a gente“, afirmou.

Dilma Roussef também se pronunciou sobre a perda da estrela. “A morte de Gal Costa é um choque para todos nós. O Brasil perde hoje uma das maiores cantoras da nossa história. Ao longo de sua carreira, seu cantar foi expressão viva da cultura do povo brasileiro e marcou o país profundamente. Ela fez de sua alegria e de seu charme um refúgio para dias luminosos e sombrios ao longo de cinco décadas. É uma gigante da MPB. Eu sinto imensamente a tristeza de ver essa grande estrela nos deixar justo agora, no instante em que recobramos a esperança de dias melhores. Gal é uma constelação e será sempre lembrada por sua arte sublime, sua voz expressiva e seu olhar de guerreira. Mas ela permanecerá divina e maravilhosa na nossa memória. Para sempre. Viva Gal Costa“, escreveu a ex-presidente.

Lula, em quem Gal havia declarado voto e feito campanha, deixou um recado amoroso para a artista. “Gal Costa foi das maiores cantoras do mundo, das nossas principais artistas a levar o nome e os sons do Brasil para todo o planeta. Seu talento, técnica e ousadia enriqueceu e renovou nossa cultura, embalou e marcou a vida de milhões de brasileiros“, declarou o próximo presidente eleito.

Confira outros tributos:

https://twitter.com/77_frota/status/1590348057148678145

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques