Nessa terça-feira (05), o ator Juliano Laham compartilhou um longo relato em seu Instagram, revelando que contraiu o novo coronavírus e contando tudo o que vivenciou nas últimas semanas. O também ex-participante do “BBB 16” falou que precisou ser internado na UTI e descreveu os aprendizados que teve com a situação.
Juliano afirmou que, assim que o vírus começou a ser discutido no Brasil, decidiu ir para São Paulo ficar com a família, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Fiquei 37 dias isolado sem sair de casa, sendo mais preciso saí duas vezes para ir até o supermercado, com todo o cuidado necessário e recomendado. Nas outras vezes que precisávamos de algo, fiz as compras/pedidos via aplicativos”, declarou.
Mesmo com os cuidados, entretanto, ele ficou doente. Os sintomas se iniciaram por volta da época que ele se afastou das redes sociais, em 20 de abril. “Há exatamente duas semanas eu comecei a passar mal e tive os seguintes sintomas: Falta de ar, dores no corpo (mais precisamente na cabeça e no estômago) e, mais tarde, alguns episódios de vômito com sangue, o que me fez recorrer ao hospital”, explicou.
Os testes de Laham deram negativo por duas vezes, mas mesmo assim, ele foi diagnosticado posteriormente com a Covid-19 e mais um quadro de Miocardite (Inflamação da camada média da parede do coração), causado pelo vírus. “Segundo os especialistas eu provavelmente fui falso-negativo (como tem acontecido em inúmeros casos da doença), afinal todos os outros exames eram típicos de COVID”, apontou.
As consequências do contágio foram altas. “Recebi a notícia que meu pulmão estava 70% acometido e fui internado na UTI”, relatou. Por sorte, o ator foi bem tratado e se recuperou. “Assim que eu comecei a melhorar recebi alta por conta do receio dos médicos de que eu adquirisse alguma infecção hospitalar. Continuo seguindo as recomendações deles, tomando diversos medicamentos, isolado em um quarto dentro de casa, para não colocar a minha família em risco e também a mim novamente, pelo tempo estabelecido por eles”, garantiu.
Juliano, então, reforçou que a situação nas instituições de saúde não estão fáceis. “Infelizmente presenciei muitas coisas nos hospital, vi muita gente entubada e, até mesmo, pessoas perdendo a vida por conta desse vírus. Conversei e escutei médicos, enfermeiros, profissionais da limpeza, técnicos, entre tantos outros que estão saindo de suas casas, deixando para trás muitas vezes sua própria família para trabalhar na linha de frente no combate ao coronavírus. Percebi uma coisa em comum em todos eles: Nenhum deles perdeu a fé e continua dando o seu máximo para salvar vidas, eles são verdadeiros heróis e merecem o meu respeito e a minha gratidão sempre!”, afirmou.
“Alguns relatos chegaram a me marcar e emocionar ao ouvir o quanto cada um estava dando o máximo de si, não cabe a mim expor as emoções que foram expressadas, eles relataram que as pessoas precisam colaborar com o isolamento e prevenções, entender o que está acontecendo no mundo e se conscientizar que ninguém gostaria de estar vivenciando esse cenário, visto isso, temos que cuidar não apenas da nossa saúde, mas a do próximo também”, reforçou.
Por fim, o ator de “Malhação: Pro Dia Nascer Feliz” reforçou a importância de ficar em casa e seguir as recomendações da OMS, e agradeceu por sua recuperação. “Acho que é válido citar que eu fui internado em um hospital público, fui atendido pelo SUS e tive todos os recursos e cuidados necessários. Então não menosprezem o nosso sistema de saúde, confiem nesses seres humanos que estão lá para salvar as nossas vidas”, concluiu.
Leia o relato na íntegra abaixo: