Juliette pede desculpas e anuncia providências após peça publicitária acusada de plágio ser cancelada

No comunicado, a artista afirmou que tomará precauções para que o ocorrido não se repita

Juliette se posicionou nesta quarta-feira (18) sobre as acusações de plágio da campanha “Magia Amarela“, da Bauducco, que a cantora protagonizou ao lado de Duda Beat. A peça publicitária foi acusada de copiar “AmarElo – É Tudo Para Ontem”, do rapper Emicida. O comunicado da artista veio após a marca anunciar o cancelamento da ação.

No texto, a artista disse que não está de acordo com plagiar obras de outros artistas. “Sobre a campanha Magia Amarela: É extremamente necessário e importante informar que eu e minha equipe jamais compactuaríamos ou participaríamos cientemente de atitudes de plágio e apropriação criativa. Fui contratada para uma campanha publicitária em que interpretaria uma canção e um videoclipe e, nesses casos, os processos de liberações autorais são de responsabilidade do contratante”, disse ela.

A estrela ainda se desculpou e disse que irá tomar providências. “Peço desculpas e lamento profundamente as consequências deste ocorrido. Estejam certos de que tomaremos providências e aumentaremos, ainda mais, o nosso cuidado sobre propriedade intelectual e diversidade em futuros trabalhos artísticos e comerciais. Por fim, informo que a campanha foi cancelada e a música será retirada de todas as plataformas digitais”, declarou.

Pronunciamento de Juliette sobre a campanha publicitária. (Foto: Reprodução/ Instagram)

Mais cedo, assim que o caso repercutiu, a equipe de Juliette afirmou que a cantora havia sido contratada como uma das intérpretes da faixa. “Informamos que a música ‘Magia Amarela’ faz parte de uma campanha publicitária e que Juliette foi contratada como uma das intérpretes para este trabalho audiovisual. A equipe da cantora está em contato com os contratantes pela criação e produção da campanha para mais esclarecimentos”, afirmou o texto.

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Duda Beat também se pronunciou novamente depois do cancelamento da ação. “Ratifico que não existiu qualquer participação criativa minha na concepção, identidade visual, composição de letra ou produção musical da faixa/single publicitário da campanha ‘Magia Amarela’, da Bauducco. Peço desculpas pela situação gerada e renovo meu comportamento de estar vigilante sobre os direitos de propriedade intelectual e a diversidade de oportunidades dentro do contexto artístico e comercial que me couber daqui por diante. Por fim, informo que a campanha foi cancelada e a música retirada das plataformas digitais”, declarou.

Declaração de Duda Beat. (Foto: Reprodução/ Instagram)

Anteriormente, a equipe de Duda Beat negou o envolvimento da cantora no conceito, nas artes e na faixa. Os representantes ainda afirmaram que o nome de um dos autores do projeto e da canção “AmarElo” estava citado como parte da campanha, mas foi excluído de forma abrupta, sem que a cantora ficasse sabendo.

 

 

Entenda o caso

Após o lançamento de “Magia Amarela”, parceria de Juliette e Duda Beat, na madrugada de hoje (18), o produtor Evandro Fióti, irmão de Emicida, acusou as artistas de plágio. Nas redes sociais, Evandro apontou semelhanças entre a música “Magia Amarela” e “AmarElo – É Tudo Para Ontem”, trabalho de Emicida lançado em 2020.

Além da estética, ele alertou sobre um trecho da letra: “Família, amigos/mais cores pra nós/sorte de quem prova essa magia/a cor da vida é ‘amar elos’ reais”. Evandro publicou os versos em questão com a legenda: “Tem que falar mais alguma coisa?”.

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O produtor apontou que não pretende criar julgamentos para Juliette ou Duda, mas busca abrir uma discussão sobre apropriação, plágio e ética no meio musical. “Estou indignado. Vou explicar esse contexto dessa apropriação, plágio e mais uma vez falta de ética nesse mercado vindo em sua maioria (mas não somente), de pessoas brancas. E reafirmo essa crítica é coerente e vai no lugar certo. Não quero hate em cima da Juliette ou Duda”, lembrou.

Por fim, em uma transmissão ao vivo no Instagram, Evandro detalhou as semelhanças entre ambos os projetos, como os vitrais, o conceito, a paleta de cores e a tipografia utilizada na capa. “Mais uma vez, a branquitude se uniu, sem ética alguma, para se apropriar das criações de pessoas negras. É um absurdo! Eles vão falar que não teve uma fonte de inspiração? Que não teve nenhuma relação com um dos trabalhos mais relevantes dos últimos anos no mundo da música de um artista negro?”, disparou

Evandro Fióti falou sobre as semelhanças estéticas, incluindo a tipografia (Foto: Divulgação)

“A gente levou 12 anos para conseguir e o trabalho que a gente ganhou o prêmio acabou de ser roubado conceitualmente”, lamentou. “Tem noção do ódio que isso gera? Dá vontade de colocar fogo em tudo! Mas essa não é a arma que a gente vai usar, vamos usar a diplomacia. Não adianta levantar punho cerrado no caso do George Floyd ou hashtag no Twitter se você é conivente com isso, você está contribuindo com a mesma estrutura”, acrescentou.

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Sem mencionar o nome dos envolvidos, o compositor ainda expôs que a canção de Juliette e Duda Beat faz parte de uma estratégia de reposicionamento de uma marca. No relato, Evandro contou que ele e Emicida foram procurados para o projeto e negaram a participação. Trata-se de uma campanha da Bauducco. Ele afirmou, ainda, que pretende entrar na Justiça para resolver a questão.

“Essa marca negociou com a gente. Mas não chegamos em um acordo tanto por cronograma, quanto por prazo. Além da questão financeira, porque a verba que eles tinham não justificava a entrega que teríamos que fazer”, explicou. Diante da negativa de Emicida, a marca teria então procurado por Duda e Juliette.

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