Bauducco cancela peça publicitária com Duda Beat e Juliette após acusação de plágio e divulga comunicado; leia a íntegra

A marca ainda reforçou que as cantoras apenas interpretaram a música-tema

A Bauducco decidiu cancelar a campanha publicitária “Magia Amarela“, protagonizada por Duda Beat e Juliette. Neste quarta-feira (18), os envolvidos na produção foram acusados de plagiar o projeto “AmarElo – É Tudo Para Ontem”, do rapper Emicida. Em comunicado publicado nas redes sociais, a marca reforçou que as cantoras apenas interpretaram a música-tema e não tiveram envolvimento na parte criativa.

“A música ‘Magia Amarela’, protagonizada por Juliette e Duda Beat, foi criada para fazer parte de uma campanha de mesmo nome da Bauducco, com o objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão. Reforçaria ainda a assinatura utilizada nas campanhas da marca: “Um sentimento chamado Família””, iniciou a empresa.

A Bauducco explicou que a parte criativa, na verdade, teve como inspiração a identidade visual da empresa. “A tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação seria a mesma já usada pela marca, tanto nas embalagens como em outras campanhas e posts das redes sociais. A campanha foi concebida como um projeto amplo e integrado, nascido das fortalezas históricas da marca”, afirmou.

Sobre a participação das cantoras, a companhia justificou que as duas foram convidadas por causa da amizade delas. “Para interpretar a música e protagonizar o videoclipe, foram considerados artistas da música brasileira e internacional. A escolha das cantoras Juliette e Duda Beat refletiu o propósito da campanha: são duas artistas que já tinham uma amizade e formam ‘uma família’ com base nos laços de afeto, de afinidade e da arte. É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha”, disse.

“Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união”, concluiu.

Comunicado da Bauducco após as acusações de plágio. (Foto: Reprodução/ Instagram)

Entenda o caso

Após o lançamento de “Magia Amarela”, parceria de Juliette e Duda Beat, na madrugada de hoje (18), o produtor Evandro Fióti, irmão de Emicida, acusou as artistas de plágio. Nas redes sociais, Evandro apontou semelhanças entre a música “Magia Amarela” e “AmarElo – É Tudo Para Ontem”, trabalho de Emicida lançado em 2020.

Além da estética, ele alertou sobre um trecho da letra: “Família, amigos/mais cores pra nós/sorte de quem prova essa magia/a cor da vida é ‘amar elos’ reais”. Evandro publicou os versos em questão com a legenda: “Tem que falar mais alguma coisa?”.

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O produtor apontou que não pretende criar julgamentos para Juliette ou Duda, mas busca abrir uma discussão sobre apropriação, plágio e ética no meio musical. “Estou indignado. Vou explicar esse contexto dessa apropriação, plágio e mais uma vez falta de ética nesse mercado vindo em sua maioria (mas não somente), de pessoas brancas. E reafirmo essa crítica é coerente e vai no lugar certo. Não quero hate em cima da Juliette ou Duda”, lembrou.

Por fim, em uma transmissão ao vivo no Instagram, Evandro detalhou as semelhanças entre ambos os projetos, como os vitrais, o conceito, a paleta de cores e a tipografia utilizada na capa. “Mais uma vez, a branquitude se uniu, sem ética alguma, para se apropriar das criações de pessoas negras. É um absurdo! Eles vão falar que não teve uma fonte de inspiração? Que não teve nenhuma relação com um dos trabalhos mais relevantes dos últimos anos no mundo da música de um artista negro?”, disparou.

Evandro Fióti falou sobre as semelhanças estéticas, incluindo a tipografia (Foto: Divulgação)

“A gente levou 12 anos para conseguir e o trabalho que a gente ganhou o prêmio acabou de ser roubado conceitualmente”, lamentou. “Tem noção do ódio que isso gera? Dá vontade de colocar fogo em tudo! Mas essa não é a arma que a gente vai usar, vamos usar a diplomacia. Não adianta levantar punho cerrado no caso do George Floyd ou hashtag no Twitter se você é conivente com isso, você está contribuindo com a mesma estrutura”, acrescentou.

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Sem mencionar o nome dos envolvidos, o compositor ainda expôs que a canção de Juliette e Duda Beat faz parte de uma estratégia de reposicionamento de uma marca. No relato, Evandro contou que ele e Emicida foram procurados para o projeto e negaram a participação. Trata-se de uma campanha da Bauducco. Ele afirmou, ainda, que pretende entrar na Justiça para resolver a questão.

“Essa marca negociou com a gente. Mas não chegamos em um acordo tanto por cronograma, quanto por prazo. Além da questão financeira, porque a verba que eles tinham não justificava a entrega que teríamos que fazer”, explicou. Diante da negativa de Emicida, a marca teria então procurado por Duda e Juliette.

Pela manhã, assim que o caso ganhou vulto, a equipe de Juliette afirmou que a cantora havia sido contratada como uma das intérpretes da faixa. Em nota, os representantes declararam que estavam em contato com os responsáveis pela campanha. “Informamos que a música ‘Magia Amarela’ faz parte de uma campanha publicitária e que Juliette foi contratada como uma das intérpretes para este trabalho audiovisual. A equipe da cantora está em contato com os contratantes pela criação e produção da campanha para mais esclarecimentos”, diz o texto.

 

A equipe de Duda Beat também se pronunciou e negou o envolvimento da cantora no conceito, nas artes e na faixa. “A artista Duda Beat foi contratada pela marca Bauducco, através da Agencia Galeria, para ser um dos talentos da campanha publicitária e intérpretes da canção ‘Magia Amarela’ ao lado de Juliette. No entanto, viemos informar que não existe qualquer participação criativa da artista na concepção da campanha, identidade visual, letra ou produção musical da faixa/jingle publicitário”, começou o texto.

Ainda de acordo com a equipe, o nome de um dos autores do projeto e da canção “AmarElo” estava citado como parte da campanha, mas foi excluído de forma abrupta, sem que Duda ficasse sabendo. “Quando recebeu a letra da musica para gravar, Duda e equipe identificaram a semelhança com o conceito artístico do projeto AmarElo, de Emicida e Lab Fantasma. Porém, desde o primeiro contato entre agência e escritório da artista, ainda na fase de negociação, o nome de Felipe Vassão (um dos autores do projeto musical e da canção AmarElo) estava citado no escopo da campanha como autor da faixa comercial (que ainda não existia e nem tinha o nome de “Magia Amarela”). A exclusão de Vassão do time de autores do jingle NÃO foi informado pelo cliente/agência ao longo do processo. Dessa forma, ficou entendido que havia consentimento da produção do jingle por parte dos idealizadores pro projeto original AmarElo”, detalhou o comunicado.

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Os representantes da pernambucana reforçaram que a cantora é contra qualquer tipo de plágio. “No entanto, na data de hoje, 18 de outubro, houve um movimento de reivindicações através das redes sociais de que os autores do projeto AmarElo foram usurpados de sua propriedade intelectual na campanha ‘Magia Amarela’. Essa informação surpreende Duda Beat e equipe, uma vez que nós somos expressamente contrários a qualquer evidência de plágio ou apropriação de ideia criativa sem o consentimento de seus autores legais”, acrescentou o time de Duda.

“Duda Beat reitera seu compromisso com a transparência e a valorização dos profissionais envolvidos em seus projetos. Ela e toda sua equipe lamentam profundamente o dano causado por essa situação e ressalta que, diante desses novos fatos, sua equipe jurídica tomará as medidas cabíveis para garantir a integridade artística e ética de sua participação na faixa”, finalizou. Confira abaixo:

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