Manu Gavassi é a estrela do caderno “Ela”, do jornal O Globo, divulgado neste domingo (24). Um momento que deveria ser de felicidade, no entanto, incomodou a artista por um detalhe bastante pertinente: a manchete, ao invés de exaltar a nova fase que Manu está vivendo em sua carreira, com turnê pelo Brasil, destaca apenas o corpo da cantora e atriz. Chateada, ela usou as redes sociais para desabafar sobre o caso.
“Explante de silicone, transição capilar e novo timbre: essa moça ‘tá’ diferente!”, diz a chamada na capa do caderno, que traz uma foto de Manu no meio do campo. A estrela repostou a imagem, mas fez um desabafo na legenda. “Capa bonitona, né? Entrevista também. Mas a manchete que é exatamente como somos representadas como artista, nem tanto… Quando li a minha manchete de capa do Caderno Ela (uma das maiores revistas femininas do Brasil), senti um incômodo, mas me perguntei se eu não estava sendo muito reativa ou exagerando”, iniciou Manu.
Ela revelou que, durante a entrevista para a jornalista responsável pela matéria, Mariana Rosário, já tinha compartilhado de sua chateação pela mudança de seu físico ter tido mais repercussão do que seu trabalho. “Conversei muito abertamente com a repórter (uma mulher inteligente e sensível) sobre como tinha ficado chateada de uma notícia a respeito do meu corpo ter ofuscado o lançamento de um trabalho gigantesco. Ela partilhou da mesma frustração. Mas não foi exatamente o que fizeram de novo comigo aqui?”, indagou.
Manu procurou saber se artistas masculinos recebiam o mesmo tipo de tratamento: “Daí fiz um exercício, coloquei nome de atores e cantores homens com mais ou menos a minha idade e fui ver a capa deles. NENHUMA os reduzia à aparência. Alguma cirurgia? Botox? Mudança de cabelo? Nenhuma citava isso a respeito deles. Apenas suas grandes conquistas profissionais, não importa se são de fato grandes ou não. Daí eu dei um Google nas mulheres e a história já muda um pouco…”.
A estrela voltou a falar sobre seus feitos mais recentes, que deveriam ser o verdadeiro enfoque da matéria. “Daí eu lembrei que estou em turnê pelo Brasil, uma turnê lindíssima e esgotada diga-se de passagem, na qual venho ensaiando nos últimos três meses e criando a concepção visual, estou como uma das protagonistas no maior investimento da Netflix no Brasil com uma personagem super forte e mais diversas outras coisas legais. Não pensei nem por um segundo que meu peito, ou a falta dele, e meu cabelo e a textura dele, estariam estampados em uma capa nesse momento da minha vida. Porque eu não pensei em nem um segundo neles”, observou.
A cantora explicou por que decidiu falar sobre o assunto: “Eu poderia ficar quieta e dar close com uma capa bonita? Poderia… Mas na boa, tô pra fazer trinta anos daqui a pouco e tô com zero paciência pra continuarmos sendo reduzidas a nossa aparência e não a nossa carreira. Foi por conta disso aliás que fiz e desfiz plástica, por conta dessa abordagem da mídia aos nossos corpos. Que nossas repórteres mulheres sejam mais responsáveis com suas irmãs artistas (os homens nem se fala)”.
Por fim, Manu ainda deixou seu desejo para as próximas décadas. “E que no futuro eu seja uma velhinha sacudida, com uma carreira construída e que esteja passando na banca (ainda existirão bancas?) e vejo uma artista mais nova que me lembrará muito eu nos velhos tempos com a manchete: ‘Mais uma pra nossa lista gigantesca de mulheres brasileiras e criativas: Fulaninha brilha em nova turnê pelo Brasil com concepção artística criada por ela, enquanto comemora o sucesso de sua última personagem e se desdobra pra dar conta de todos os novos projetos. O céu é o limite!’. Daí vou respirar aliviada”, concluiu. Confira na íntegra:
Ver essa foto no Instagram
Nos comentários, Manu recebeu uma chuva de apoio de amigos, artistas e outras personalidades. “Nunca tenha medo de quem você é e nunca perca essa vontade de usar sua voz. Você comunica de forma muito verdadeira e linda, precisamos cada vez mais de mulheres nesse lugar”, escreveu Alice Wegmann.
“Tô aqui super refletindo com esse post. Só vai, que estamos aqui dispostos a mergulhar nos ‘livros’ da sua história independente das capas”, disse Thelma Assis, companheira de “BBB20” de Manu. Outra amiga de reality da artista ecoou seus sentimentos. “Senti a mesma coisa com minha matéria pro caderno Ela (nem mesmo postei só a capa e demorei pra querer ler toda a matéria). Em um contexto diferente, também me senti reduzida com as chamadas depois te ter passado horas dando uma das minhas melhores e mais completa entrevista. Eu admiro sua coragem pra expor o que realmente sente, você é necessária, amiga”, destacou Rafa Kalimann.
“Que baixo astral essas manchetes. É sempre assim. A culpa é sempre ‘do editor’. Bom que você postou e chamou atenção. Depois de tudo que tu fez nesses últimos anos, te resumirem a procedimentos estéticos (ou a reversão deles) é escroto, escroto demais”, afirmou Lucas Silveira, frequente colaborador musical da estrela.
O pai de Manu, Zé Luiz, também se pronunciou sobre o caso. “Sabe que eu só tinha visto a foto e fiz um comentário sobre a beleza da foto, daí vi o resto e apaguei meu comentário. Você tem razão, filha. É impressionante como a estética física ainda aparece em lugar errado. Não que ela não fosse assunto, isso eu até entendo, mas o de ela não deveria ser destaque. Enfim, continue meu amor. Seu trabalho é maior, muito maior”, escreveu para a filha.