Marcelo Cosme se pronuncia pela primeira vez após fala de Emílio Surita: “Crime precisa ser visto como crime”

Caso gerou revolta nas redes sociais e famosos saíram em defesa do jornalista

O jornalista Marcelo Cosme se pronunciou pela primeira vez após um vídeo viral de Emílio Surita no “Pânico“, da Jovem Pan. Na ocasião, o apresentador fez uma imitação e gerou risadas entre os colegas de bancada, que citaram o nome do jornalista em seguida. Nesta quinta-feira (25), o profissional da GloboNews publicou uma declaração sobre o episódio.

No programa de ontem, além do jornalista, Surita também citou o cantor Caetano Veloso. “Eu vou assim andando gostosamente, bem Caetano Veloso, bem GloboNews”, disse ele com ironia. Assista ao vídeo:

Em suas redes sociais, Cosme relembrou que LGBTQfobia é crime no Brasil. “A gente nunca espera ser alvo de discriminação, mesmo que ela esteja ali, sempre como um fantasma para quem é da comunidade LGBTQIA+. A gente também não se acostuma com o preconceito, ainda que ele faça parte do cotidiano. E a gente não pode se conformar e nem normalizar seja qual for a forma que ele se apresente, seja a LGBTFOBIA, o racismo, o machismo ou qualquer outro tipo. E muito menos entender a discriminação como uma simples piada”, escreveu.

Ele seguiu: “A diversão de uns pode representar e incentivar o soco na rua, a lâmpada na cabeça e outros ataques. A gente precisa evoluir e não retroceder. O crime precisa ser visto como crime. Respeitar cada um e suas diferenças nos une. Não é uma pauta apenas brasileira, é uma necessidade mundial. Eu tenho uma família que me ama, amigos que me respeitam, colegas de trabalho que me apoiam e até desconhecidos que me abraçam”.

Continua depois da Publicidade

Para finalizar, Cosme propôs uma reflexão aos seguidores. “E quem não tem? Quem é calado, abusado, sufocado, morto? É por mim e por estes que sempre vou me posicionar contra qualquer tipo de preconceito, faz parte do meu papel de cidadão e de jornalista. Aquela máxima ‘Os cães ladram e a caravana passa’ me guia. Seguimos! Atentos, vigilantes e com uma boa dose de amor e felicidade! O amor e o respeito são o caminho!”, concluiu.

Leia a íntegra:

Jovem Pan se manifesta

Na mesma quarta-feira (24), a Jovem Pan emitiu uma nota pedindo desculpas a Cosme pelo comportamento dos apresentadores do “Pânico”. “A Jovem Pan pede sinceras desculpas pelo ocorrido na edição de terça-feira, 23 de julho, do Pânico. O programa fez uma brincadeira muito infeliz citando o nome de Marcelo Cosme. Todavia, a atração não teve nenhuma intenção de discriminar o profissional em questão. De toda forma, nos comprometemos a não repetir mais o tratamento descortês ocorrido ontem. A Jovem Pan lamenta o ocorrido e deixa registrado sua admiração pelo trabalho de Marcelo Cosme”, publicou o veículo no X (antigo Twitter).

Continua depois da Publicidade

Surita, por sua vez, debochou do comunicado ao iniciar o programa de hoje. “Muito boa tarde, meus taxadinhos pelo amor. Como é que vocês estão? Tudo bem com vocês? Estamos de volta com mais um cauteloso Programa Pânico, pelas espevitadas plataformas da Jovem Pan. Bem-vindos a um programa mais quietinho e cauteloso do que um bicho-preguiça”, disse ele.

O caso gerou revolta nas redes sociais e famosos saíram em defesa do jornalista. Uma delas foi Déa Lúcia, mãe de Paulo Gustavo. Em vídeo, dona Déa – que é amiga próxima de Marcelo – demonstrou toda sua indignação. Assista, clicando aqui.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques