Quer ser Adriana Esteves? Então, vai estudar! Neste domingo (10), a eterna Carminha de “Avenida Brasil” viralizou nas redes sociais por conta de sua assinatura em um manifesto em oposição à Regina Duarte. No documento, no campo em que deveria marcar sua profissão, a atriz escreveu “Adriana Esteves”, e a web foi à loucura.
O manifesto contou com a assinatura de 512 artistas e profissionais ligados à cultura, como Marieta Severo, Alice Braga, Marilia Gabriela, Caetano Veloso, Chico Buarque, Rita Lee, entre outros. No entanto, foi a participação de Adriana que tomou conta da web e se tornou um dos assuntos mais falados nas redes sociais. Afinal, como é que faz para ser Adriana Esteves e ter a profissão “Adriana Esteves”? Kkkk Dá uma olhada:
https://twitter.com/johnhnova/status/1259280075729637376?s=20
Lista dos artistas que assinaram a nota de repudia a Regina Duarte.
Detalhe pra profissão de Adriana Esteves. Ela não é atriz, ela é ADRIANA ESTEVES. pic.twitter.com/j9Rgw5RJhr— Marz (@MarzAlves) May 10, 2020
Não demorou até que muitos tivessem interesse na nova carreira:
https://twitter.com/adbrig_/status/1259323897037586437?s=20
Houve até mesmo os que já almejaram a tão esperada aprovação na universidade, sonhando com a graduação em Adriana Esteves! Qual será a nota necessária pra entrar nesse curso? Kkkk
https://twitter.com/taissdesa/status/1259360719340023809?s=20
Eu chegando pra receber o diploma na festa de formatura da primeira turma do curso de Adriana Esteves da USP pic.twitter.com/tpr6Neq2C4
— Joelanio (@Joelanio) May 10, 2020
Quando acabar a quarentena quero me matricular no curso adriana esteves, pois meu sonho é ser adriana esteves
QUE MULHERÃO DA PORRA pic.twitter.com/7WAjK9cW7b— @Quebradora de Correntes✊🏿✊🏿 (@glaucegoncalve1) May 10, 2020
Mas a graduação em “Adriana Esteves” é pouco! Em curto tempo, surgiram até mesmo os cursos de especialização e pós-graduação na profissão queridinha do momento! Não sei vocês, mas também quero meu MBA em Catarina, de “O Cravo e a Rosa” e Doutorado em Celinha de “Toma Lá Dá Cá”… Kkkk
No curso de Adriana Esteves eu quero mestrado em Carmen Lúcia. pic.twitter.com/QOOB8rXkZp
— Matteo tatuador (@70MATTE0) May 10, 2020
Nessa história toda, foi impossível não comparar com um caso similar no mundo da moda.
— Ana (@tiposdeana) May 10, 2020
Mas vamos aos fatos: Adriana é uma entidade tão poderosa que a gente nem julga: se é uma profissão mesmo, ou não é, ela segue sendo um mulherão da p****!
A Adriana Esteves e tão incrível q a sua profissão é ser Adriana Esteves, uma mulher a frente de seu tempo! pic.twitter.com/EmzEN7Eeqj
— 𝔗𝔦𝔫𝔨𝔶-𝔚𝔦𝔫𝔨𝔶💜 (@BImDevastated) May 10, 2020
Na semana passada, Regina Duarte minimizou as mortes e a tortura do período da Ditadura Militar no Brasil, em entrevista à CNN Brasil. A secretária especial da Cultura também perdeu a paciência ao ser questionada por Maitê Proença, que quis entender seus feitos na secretaria do Governo Federal. Após a atitude, diversos artistas como Anitta, Bruno Gagliasso e a própria Maitê lamentaram a atitude e manifestaram seu repúdio à atriz. No manifesto conjunto, eles oficializaram suas queixas.
Confira o manifesto na íntegra:
“Brasil, 08 de maio de 2020 Somos artistas brasileiros e fazemos parte da maioria de cidadãs e cidadãos que defende a democracia e apoia a independência das instituições para fazer valer a Constituição de 1988.
Fazemos parte da maioria que entende a gravidade do momento que estamos vivendo e pedimos respeito aos mortos e àqueles que lutam pela própria sobrevivência no país devastado pela pandemia e pela nefasta ineficiência do poder público.
Fazemos parte da maioria de brasileiros que não tolera os crimes cometidos por qualquer governo, que repudia a corrupção e a tortura e que não deseja a volta da Ditadura Militar.
Fazemos parte da maioria que não aceita os ataques reiterados à arte, à ciência e à imprensa, e que não admite a destruição do setor cultural ou qualquer ameaça à liberdade de expressão.
Como artistas, intelectuais e produtores culturais, formamos a maioria que repudia as palavras e as atitudes de Regina Duarte como Secretária de Cultura. Ela não nos representa”.