Hugo Gloss

Nova reviravolta! Acusações contra Jussie Smollett são retiradas; ator se manifesta: “Um dos momentos mais difíceis”

CHICAGO, IL - MARCH 14: Actor Jussie Smollett leaves Leighton Criminal Courthouse after his court appearance on March 14, 2019 in Chicago, Illinois. Smollett stands accused of arranging a homophobic, racist attack against himself in an attempt to raise his profile because he was dissatisfied with his salary on the Fox television drama "Empire." (Photo by Nuccio DiNuzzo/Getty Images)

Mais um capítulo para o caso de Jussie Smollett! Nesta terça-feira (26), as acusações contra o astro de “Empire”  foram retiradas, de acordo com o TMZ. Ao todo, ele tinha recebido 16 queixas por sua conduta considerada desordeira pelo júri do Condado de Cook, em Chicago. Afinal, teria passado informações falsas à polícia no caso de agressão em que estava envolvido, como havíamos contado aqui. No entanto, o ator pagou uma fiança de US $ 10 mil e o caso foi encerrado e ele não será mais punido.

Segundo o site, a procuradora do estado, Kim Foxx, disse à polícia de Chicago que estava desistindo do caso porque em caso de condenação, Jussie teria apenas que fazer serviço comunitário. E, de acordo com ela, o ator já teria prestado esse tipo de serviço, então não haveria motivo para processá-lo.

Uma fonte próxima a Jussie afirmou ao TMZ, no entanto, que a promotoria não teria conseguido montar um caso contra ele com as informações que possuía. Primeiro, a polícia afirmou que o ator teria pago os irmãos que supostamente teriam o agredido com um cheque de US $ 3.500 pelo falso ataque. No entanto, o site disse que, na verdade, esse dinheiro era um pagamento referente a um treinamento físico.

Jussie Smollett em evento. (Foto: Getty Images)

Os advogados do astro de “Empire” compartilharam um comunicado sobre a resolução do caso. “Hoje, todas as acusações criminais contra Jussie Smollett foram retiradas e seu registro foi limpo do arquivamento desta queixa trágica contra ele. Jussie foi atacado por duas pessoas que ele não conseguiu identificar no dia 29 de janeiro. Ele foi uma vítima que foi difamado e feito para aparecer como um perpetrador, como resultado de comentários falsos e inapropriados feitos ao público, causando uma pressa inadequada ao julgamento. Jussie e muitos outros ficaram feridos por essas ações injustas e injustificadas“, disse o texto.

E continuou: “Toda esta situação é um lembrete de que nunca deve haver uma tentativa de provar um caso no tribunal da opinião pública. Isso está errado. É um lembrete de que uma vítima, neste caso, Jussie, merece dignidade e respeito. A retirada das acusações contra a vítima neste caso foi o único resultado justo. Jussie está aliviado e ansioso para voltar a se concentrar em sua família, amigos e carreira.

O próprio Jussie veio a público após a retirada das acusações e fez a sua primeira declaração. “Antes de mais nada quero agradecer à minha família, meus amigos, as pessoas incríveis de Chicago e de todo o país e do mundo que oraram por mim, que me apoiaram e que me mostraram tanto amor. Ninguém jamais saberá o quanto isso significou para mim e serei eternamente grato. Eu quero que você saiba que nem por um momento foi em vão. Tenho sido sincero e consistente em todos os níveis desde o primeiro dia. Não seria filho da minha mãe se fosse capaz de fazer uma gota do que eu fui acusado”, disse o ator.

E prosseguiu: “Este tem sido um momento incrivelmente difícil. Honestamente um dos piores da minha vida inteira. Mas eu sou um homem de fé e sou um homem que tem conhecimento da minha história e não traria minha família, nossas vidas ou o movimento através de um fogo como este. Eu simplesmente não faria.

Agora, não tem mais nada que eu gostaria mais do que voltar ao trabalho e seguir em frente com a minha vida. Mas não se engane, vou sempre continuar a lutar pela justiça, igualdade e melhoria das pessoas marginalizadas em todos os lugares. Então, novamente obrigado por todo o apoio. Obrigado pela fé e obrigado a Deus. Te abençoe. Muito obrigado”, concluiu Jussie.

A família de Jussie também emitiu um comunicado que foi publicado pelo site da revista The Hollywood Reporter.  “Nosso filho e irmão é um homem inocente cujo nome e caráter foram injustamente manchados. Jussie é um filho, um irmão, um parceiro, um defensor dos direitos humanos e uma alma genuína que nunca seria capaz de fazer algo como o que ele foi falsamente acusado. Ele foi vítima de um ataque e depois falsamente acusado de forjar seu próprio ataque“, disseram no texto

A declaração continuou: “Nesta manhã, a verdade prevaleceu . Todas as acusações foram derrubadas e seu registro criminal foi eliminado. Os dolorosos incidentes que testemunhamos contra ele nas últimas sete semanas foram dolorosos e injustos, para dizer o mínimo. Estamos gratos que a verdade sobre Jussie veio à tona. Estamos ansiosos para levar os verdadeiros culpados à justiça. Agradecemos a Deus e à nossa comnidade por estar ao nosso lado durante este período difícil.

Relembre o caso

No final de janeiro, o ator registrou um boletim de ocorrência, alegando que teria sido atacado durante a madrugada do dia 29, quando voltava para casa sozinho. Segundo Jussie, dois homens teriam gritado ofensas racistas e homofóbicas a ele, quebrado uma de suas costelas, amarrado uma corda em seu pescoço e jogado alvejante em seu corpo. Já em fevereiro, Jussie foi detido após virar suspeito de ter organizado uma agressão forjada contra si mesmo.

Isso aconteceu após a liberação de dois irmãos, Olabinjo e Abimbola Osundairo, que haviam sido presos como suspeitos e a revelação de que ambos já trabalharam como figurantes em “Empire”. Segundo a CNN, a Polícia de Chicago acreditava que Jussie teria pago os dois homens para forjar o ataque. Ele estaria incomodado com o fato de que a FOX não levou à sério, as cartas anônimas com ameaças racistas que recebera semanas antes, ou estaria com medo de ter seu personagem morto na série.

Após a liberação dos dois irmãos, os representantes do intérprete de Jamal em “Empire” emitiram um comunicado à CNN afirmando que o ator estaria com raiva das acusações de que ele conheceria os suspeitos. “Como vítima de um crime de ódio que tem cooperado com a investigação, Jussie está com raiva e devastado pelas notícias recentes de que os criminosos são conhecidos dele. Nada está mais distante da verdade e qualquer um que diz o contrário está mentindo”.

 

Sair da versão mobile