Kate Middleton foi quem escreveu o próprio discurso, em que se abriu sobre o recente diagnóstico de câncer. Neste domingo (24), uma fonte próxima à família real britânica confirmou a informação, e revelou como o príncipe William ficou orgulhoso da iniciativa da esposa. A princesa de Gales surpreendeu a todos na sexta-feira (22), ao surgir em um vídeo falando sobre sua saúde e informando que já deu início ao tratamento com quimioterapia.
“Ela escreveu cada palavra sozinha”, declarou a fonte à revista People. Um outro amigo próximo de Middleton também apontou que partiu da princesa, a decisão sobre quando tornaria público, o diagnóstico. “Ela mesma escreveu o texto e deu o seu toque pessoal. E também foi ela quem decidiu quando seria o momento certo para divulgar a notícia ao mundo”, afirmou. Geralmente, os comunicados da realeza são escritos pela equipe de comunicação do Palácio, mas Kate abriu mão disso e tornou o momento, extremamente particular.
A testemunha entregou, ainda, a reação de William ao tomar conhecimento do discurso de Middleton. “Ele está extremamente orgulhoso de sua esposa pela coragem e força que ela demonstrou não apenas nesta semana, mas desde a cirurgia em janeiro. Agora, mais do que nunca, ele está focado em garantir que sua esposa tenha a privacidade que precisa para se recuperar totalmente e que seus filhos estejam protegidos do interesse da notícia”, detalhou.
No sábado (23), o príncipe e a princesa de Gales divulgaram a primeira declaração conjunta após o diagnóstico. O casal se pronunciou por meio de um porta-voz do Palácio de Kensington, a respeito das mensagens de apoio que recebeu desde o vídeo de Kate falando sobre a doença. Clique aqui para ler a íntegra.
Pronunciamento e escolha da data
Fontes também entregaram à People que a decisão estratégica – e pessoal – de Middleton, em se pronunciar apenas na sexta (22), estava diretamente relacionada aos filhos. A princesa teria aguardado o momento certo para ela, William e seus três herdeiros. Pessoas próximas à família real britânica apontaram que todas as escolhas tomadas foram para proteger os príncipes George e Louis, e a princesa Charlotte.
Kate optou por publicar o vídeo na respectiva data, uma vez que era o primeiro dia das férias escolares de seus filhos para o feriado da Páscoa. Como os herdeiros só voltarão para a escola em meados de abril, a família terá as próximas semanas para lidar com a situação em particular.
Assista ao pronunciamento completo da princesa: