Meghan Markle tece elogios à rainha Elizabeth II, e príncipe Harry relembra esnobada que casal levou da monarca após anúncio de saída: “Conselhos ruins” — assista

Na manhã desta segunda-feira (8), Oprah Winfrey voltou à CBS e compartilhou novos trechos da reveladora entrevista com o príncipe Harry e Meghan Markle. Nos clipes, que não foram exibidos originalmente no programa de duas horas que foi ao ar no domingo (7), o casal revelou uma visita à rainha Elizabeth que foi repentinamente cancelada e, também, falou da relação de Meghan com a monarca.

Segundo Oprah, parte das novas imagens foram compartilhadas a pedido do próprio Harry, que quis esclarecer que a rainha Elizabeth e o príncipe Philip não foram os responsáveis pelos comentários racistas sobre Meghan ou sobre o pequeno Archie. “As histórias sobre atacar a rainha às cegas foram muito dolorosas para eles [Harry e Meghan]”, afirmou Winfrey ao The Morning Show.

Casal recorda ter sido “esnobado” pela rainha Elizabeth

Em um dos clipes inéditos, Harry conversou com Winfrey sobre uma viagem que ele e a esposa, Meghan, fariam para visitar Elizabeth no início de 2020. Segundo ele, a visita à avó foi repentinamente cancelada após uma carta enviada pelo casal ao palácio de Buckingham, na qual compartilhavam com a família real que estariam deixando suas obrigações formais.

“Aquele anúncio que fizemos no dia 8 de janeiro de 2020, isto é — o conteúdo foi colocado em uma carta à instituição, ao meu pai, que foi então compartilhada no final de dezembro, enquanto estávamos no Canadá”, disse o príncipe. “E então, voltamos no dia 6 [para o Reino Unido], depois que minha avó disse: ‘No momento em que você pousar, suba [para visitá-la]'”, relatou ele.

Meghan disse então que ela e Harry perguntaram se poderiam ir ver a monarca. De acordo com Harry, a rainha disse: “Sim, venham para Sandringham [casa de campo localizada na paróquia de Sandringham, em Norfolk, Reino Unido, que serve como residência particular para a rainha]. Adoraria bater um papo. Venha para o chá. Por que você não fica para o jantar? Vai ser uma longa viagem e você vai ficar exausto.”

Continua depois da Publicidade

“Ela queria que passássemos a noite [em Sandringham]”, acrescentou Meghan. O príncipe disse então, que o casal teria “adorado isso”, até que tudo mudou quando receberam uma mensagem do secretário particular da monarca “no momento em que pousaram no Reino Unido”. “A secretária privada é uma espécie de função de CEO dentro da instituição”, disse Meghan. A “instituição” é um termo usado pelo casal para se referir a um grupo de funcionários particulares que trabalham para a família real.

Harry disse que sua então própria secretária particular, Fiona, estava “copiando e colando uma mensagem do secretário particular da rainha”.“Por favor, diga ao duque e à duquesa de Sussex que ele não pode ir a Norfolk. A rainha está ocupada. Ela está ocupada a semana toda”, disse ele.

Harry, na sequência, ligou para a avó do Frogmore Cottage [a residência oficial do casal] naquela noite. Ele perguntou se poderia ir de qualquer maneira, mas a rainha Elizabeth confirmou que estava ocupada. “Ela disse: ‘Sim, tenho algo em meu diário que não sabia que tinha.’ E eu disse: ‘Bem, e o resto da semana?’ Ela disse: ‘Bem, agora também está ocupado”, recordou ele. O príncipe então afirmou que não quis forçar o encontro “porque meio que sabia o que estava acontecendo”.

“A rainha não consegue fazer o que a rainha quer fazer?”, questionou Oprah. Harry disse que não. “Quando você é o chefe da empresa, há pessoas ao seu redor que lhe dão conselhos. E o que também me deixou muito triste é que alguns dos conselhos foram muito ruins”, lamentou ele.

Continua depois da Publicidade

Duquesa relembra o primeiro encontro com a avó de Harry

Em outro clipe, a duquesa relatou que uma das primeiras pessoas que conheceu na família do príncipe Harry, foi a avó dele, a rainha Elizabeth II. “Íamos almoçar no Royal Lodge [palácio da Inglaterra localizado no Grande Parque de Windsor], onde os membros da família vivem, especificamente [Prince] Andrew e Fergie [também conhecida como Sarah Ferguson]”, recordou Meghan. “Normalmente [as princesas] Eugenie e Beatrice passam muito tempo lá. E Eugenie e eu nos conhecíamos antes de eu conhecer Harry, então era confortável e éramos amigos deles como um casal”, Markle compartilhou. “[Chegamos lá] E acontece que a rainha estava terminando um culto religioso lá em Windsor, então ela estaria na casa”, disse ela.

“E eu me lembro, Harry e eu estávamos no carro, e ele disse,‘ Minha avó está aqui, então você vai conhecê-la’. E eu disse: ‘Ótimo! Eu amo avós, amei minha avó, eu costumava cuidar da minha avó – isso é ótimo.’ Ele disse então:’Você sabe fazer uma reverência?’ E eu disse: ‘O quê?’”, contou Meghan. “E eu pensei que geralmente era o que acontecia lá fora, eu achava que era parte da fanfarra – eu não achava que era o que acontecia lá dentro”, afirmou.

“Harry disse: ‘É a rainha’. E essa foi realmente a primeira vez, a ficha caiu e eu percebi no que estava me metendo”, brincou Meghan. Ainda segundo a mesma, depois que eles chegaram na casa, ela praticou as reverências do lado de fora com Harry antes de entrarem para encontrar a rainha Elizabeth. “E nós entramos, e aparentemente eu fiz uma reverência muito profunda”, disse ela, aos risos. “Foi muito adorável e fácil”, revelou Meghan sobre seu tempo com a rainha. De acordo com ela, não ter pesquisado sobre a família do marido no Google fez com que a situação fosse mais fácil e natural.

Continua depois da Publicidade

O relacionamento de Meghan e Elizabeth

Assunto sobre a vovó Betinha foi o que não faltou durante o bate-papo de Meghan Markle e Oprah! Apesar dos desentendimentos e da “esnobada” por parte da monarca, a duquesa foi só elogios ao falar sobre Elizabeth II. “A rainha sempre foi maravilhosa comigo”, afirmou. “Eu amava estar na companhia dela. Tive momentos com ela que me faziam lembrar da minha avó, ela sempre foi muito acolhedora e amorosa”, afirmou.

Segundo a jovem, em seu primeiro compromisso real, a rainha lhe deu um par de brincos de pérolas e um colar. No carro, Elizabeth estava com um cobertor sobre os joelhos. “Ela disse, ‘Vamos, Meghan’ e o colocou sobre os meus joelhos também”, recordou Markle. Ela acrescentou que foi bem-vinda à família, mas que os membros são diferentes “das pessoas que dirigem a instituição [real]”.

Assista aos clipes abaixo: