O príncipe William deverá retirar os títulos de “Sua Alteza Real” do irmão, o príncipe Harry, e de Meghan Markle ao se tornar rei. Nesta terça-feira (29), ao Daily Beast, uma fonte revelou que a suposta decisão do herdeiro ao trono ocorreu após a duquesa “quebrar uma promessa” à falecida rainha Elizabeth II.
Segundo o contato, Meghan e Harry asseguraram que não usariam mais o título quando deixaram a família real, em 2020. A estrela de “Suits”, porém, não teria cumprido com a palavra. O site informou que, há poucos dias, ela compartilhou uma carta que recebeu, em que é chamada de “Sua Alteza Real”.
Um presente que Markle enviou a Jamie Kern Lima também repercutiu recentemente. Junto a uma cesta com geleia de morango caseira, ela teria escrito em um bilhete: “Com os cumprimentos de Sua Alteza Real, a Duquesa de Sussex”. A esposa de Harry ainda tem sido acusada de usar o título para promover sua marca pessoal.
Conforme o site, a defesa de Meghan argumentou que ela tem o direito de usar o título, desde que não seja para uso comercial. “Harry e Meghan mantêm seus títulos de SAR. No entanto, por acordo, eles não os usam para fins comerciais. Embora não usem publicamente ‘SAR’, este foi um presente pessoal, e seus títulos permanecem”, declarou.
NO SHE’S NOT.
Meghan gave Jamie Kern Lima the basket before they promised not to use the HRH title.
JKL said she took a pic of the basket Meghan gave her, she didn’t say when Meghan gave her the basket; she didn’t mention the year, and their friendship has gone on for years. pic.twitter.com/v5UqYuqUVc
— THE SUSSEX SOLDIER 🪖 (@NSome1ne) April 29, 2025
O comportamento, por sua vez, teria sido visto como um “um completo disparate”. De acordo com a fonte, a chamada Cúpula de Sandringham, que definiu os termos da saída de Meghan e Harry da realeza, “deixou claro que eles concordaram em não usar os títulos de Sua Alteza Real, nunca, em nenhuma capacidade”.
Caso William realmente imponha a medida drástica, irá divergir do posicionamento de seu pai, o rei Charles III, que não expressa “nenhum interesse em brigar sobre o assunto”. “Charles pode ficar feliz em tolerar isso, mas William não. Ele detesta e despreza Harry e Meghan com todas as forças do corpo. Acredita que eles traíram tudo o que a família representa e a ideia de que estão usando seu status real como um cartão de visita o enfurecerá”, assegurou o contato.
Um amigo de William insistiu que Meghan Markle está “explorando a fraqueza” do rei Charles ao continuar usando o título real. “Charles perdeu completamente o controle. É evidente que Harry e Meghan têm toda a intenção de tornar seus últimos anos um sofrimento, exatamente como ele temia. Meghan, usando seu ‘SAR’, expõe o quão fraco e debilitado ele é. Ela sabe que ele não fará nada. Não há como o [futuro] rei William tolerar isso. Os títulos serão simplesmente removidos quando ele for rei. Uma maneira será encontrada”, apontou.
Embora o único precedente para a retirada seja o divórcio, há quem acredite que o título honorífico poderia ser removido simplesmente por um decreto real. Norman Baker, ex-ministro do governo britânico, explicou a possibilidade. “A lei não é clara, mas tenho poucas dúvidas de que, como a concessão de um título de ‘SAR’ é um presente do monarca, este poderia remover o título. Seria basicamente o equivalente a uma ordem executiva nos EUA”, comparou.

Segundo o Daily, Baker foi uma das primeiras pessoas a pedir que os Sussex fossem destituídos dos títulos quando deixaram a família real. “Foi um erro simplesmente não retirá-los na época. As pessoas não queriam aumentar a aposta e causar problemas, então o assunto foi acobertado, como acontece com tantas coisas no Reino Unido. Mas, como podemos ver agora, teria sido útil ter essa clareza”, admitiu o político.
A fonte ainda destacou o que o texto oficial definia sobre o acordo realizado. “Com a bênção da rainha, os Sussex continuarão a manter seus patrocínios e associações privadas. Embora não possam mais representar formalmente a rainha, os Sussex deixaram claro que tudo o que fizerem continuará a defender os valores de sua majestade. Os Sussex não usarão seus títulos de Sua Alteza Real, pois não são mais membros ativos da Família Real”, diz o documento. Leia a íntegra, clicando aqui.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques