Após o fim de seu contrato com a TV Globo, o autor Aguinado Silva concedeu entrevista ao “A Noite É Nossa”, da Record TV, que vai ao ar nesta quarta (24). Durante o papo, o escritor de novelas falou sobre a conclusão de sua trajetória no “plim-plim”, e ainda comentou algumas polêmicas – como as especulações de um suposto affair entre Marina Ruy Barbosa e José Loreto, em 2018.
O bafafá surgiu durante as filmagens de “O Sétimo Guardião” – último trabalho de Aguinaldo na TV. Marina e José viveram um par romântico na novela e muitos disseram que eles teriam se envolvido para além da ficção. Na época, os dois estavam em outros relacionamentos e a história foi negada por ambos. Agora, questionado sobre o assunto em entrevista, o noveleiro foi sucinto: “Eu confio plenamente na palavra da Marina, que é minha afilhada, e eu sei que para mim ela não mentiria. Ela sempre me disse que não aconteceu nada”.
Ainda sobre “O Sétimo Guardião”, Silva refletiu sobre as críticas que a trama recebeu, bem como suas reações ao que o público e até mesmo artistas se queixavam. “O que aconteceu em ‘O Sétimo Guardião’ é que talvez eu estivesse em uma fase muito ativa na Internet. Eu tinha opiniões muito próprias, e isso não foi bem aceito pelas pessoas, que viram na novela uma oportunidade para puxar o meu tapete”, acusou o autor.
Aguinaldo contou também sobre quando ficou admirado por Anitta e a convidou a participar de uma novela sua, em 2016. “Eu fiz uma longa entrevista quando ela estava começando a ser Anitta. Ela foi na minha casa só com uma assessora de imprensa, ela mesma dirigindo o carro, botou na minha garagem, subiu… e eu comecei a conversar com aquela mulher e percebi que ela era tão focada na carreira, no que ela queria, em tudo isso. Era uma pessoa tão forte. Eu percebi que ela ia ser um grande sucesso”, lembrou ele sobre a ocasião.
O escritor chegou a fazer o convite, mas a oportunidade nunca saiu do papel – até porque a carreira de Anitta deslanchou de lá pra cá, assim como sua agenda ficou cada vez mais lotada. “Eu fiquei tão fascinado por aquela figura que eu disse: ‘Você não quer aparecer em uma novela minha?’ E ela topou. Só que nesse intervalo, entre a entrevista e o começo da gravação da novela, Anitta virou Anitta”, lamentou Silva.
Após 40 anos de casa, dois prêmios “Emmy Internacional” e sucessos como “Roque Santeiro” e “Império”, o contrato de Aguinaldo com a TV Globo chegou ao fim em janeiro de 2020. O autor não escondeu sua surpresa com a notícia. “Primeiro, eu fiquei chocado. Porque quando as coisas são assim muito oficiais, depois de uma relação tão longa e que rendeu tantos frutos para ambas as partes, essa coisa assim meio burocrática, oficial, é meio chocante. E eu fiquei um pouquinho magoado com duas ou três pessoas que também não estão mais lá”, desabafou.
Mas o dramaturgo reconhece que a parceria duradoura foi boa para ambas as partes, nessas quatro décadas de muito trabalho. “Foi o fim de um ciclo, entendeu? A emissora me deu muito durante esses 40 anos, eu não posso me queixar. E eu também dei muito para a emissora. Foi uma troca justa”, concluiu ele. Quanto ao seu futuro, o criador de “Fina Estampa” se colocou aberto para novas oportunidades.
“Eu acho que a partir de agora, qualquer que seja o lugar em que eu volte a trabalhar, o que a gente tem que fazer é um contrato por obra. Alguém quer uma novela minha? Tudo bem, vamos conversar. Eu apresento uma sinopse e me apresentam uma proposta. Acabou a novela, acabou o compromisso. De onde quer que venha o chamado, se for do meu interesse, eu aceito. E tem mais uma coisa: eu tenho histórias já prontas”, antecipou Aguinaldo. Será que vem aí?
A entrevista de Aguinaldo Silva na íntegra vai ao ar nesta quarta (24), no “A Noite É Nossa”.