Thelma x Ícaro x Tiago (Artur Meninea; João Cotta; Cesar Alves/ Globo)

Thelma Assis fala sobre unfollow de Tiago Leifert, após polêmica com Ícaro Silva: “Meio contraditório”; assista

Thelminha, que já venceu o BBB, elencou os pontos em que se identificou com a fala de Ícaro Silva e mandou um recado para Tiago Leifert, apontando controvérsias em seus discursos.

Nesta semana, Ícaro Silva usou as redes para falar sobre os rumores de que estaria no “Big Brother Brasil”, classificando o reality como “entretenimento medíocre”. A fala gerou controvérsia na web e foi rebatida por Tiago Leifert com um texto afiado. A história ganhou um novo capítulo nesta quarta (22), quando Ícaro respondeu o apresentador através do Instagram. Thelma Assis, que já foi campeã do reality, se manifestou sobre o assunto, defendendo o ponto de vista do ator.

A polêmica passou a envolver a médica e outros ex-BBBs que curtiram a publicação de Ícaro, após Tiago parar de seguir todos eles no Instagram. Agora, Thelminha explicou por que se “identificou” com a fala do ator. “Gente, quando eu vi o post ‘entretenimento medíocre’, eu pensei: ‘Caramba, chutou o balde’. Aí eu fiquei pensando e fiz uma coisa que muita gente tem dificuldade de fazer, que o povo fala da boca pra fora: que é praticar a empatia. Eu fiquei pensando, por que que ele falou isso?”, disse.

Tiago Leifert Icaro Silva
Tiago Leifert rebateu as falas de Ícaro Silva sobre o “Big Brother Brasil”. (Fotos: Globo/Victor Pollak; Reprodução/Instagram)

“Eu admiro muito a profissão de ator, eu acho uma das profissões mais fodas. E eu pensei: ‘cara, imagina o corre que esse menino não faz há anos, ainda mais sendo um ator preto, que sempre [só] tem uma vaga, né?! Na maioria das vezes. O tanto de ‘não’ que ele deve ter ouvido. E aí o cara se dedica, chega lá, faz vários trabalhos, tá numa fase ótima da carreira dele, aí a única coisa que a mídia sabe é perguntar se ele vai pro BBB'”, continuou.

A ex-BBB seguiu o desabafo, dizendo que imaginou quantas vezes Ícaro deve ter respondido a mesma pergunta, e acabou explodindo com as especulações. “Foi por isso que eu não entendi por que que isso tomou essa proporção toda. Aí depois eu entendi… E é aquele momento que você se questiona: ‘Ah, mas se fosse um ator branco ia ter esse cancelamento todo?’. ‘Ah, mas vocês tem mania de colocar a pauta racial em tudo’. Só que aí vem uma resposta que poderia ser: ‘Respeita a nossa história, a gente tem 20 anos de história, muita gente envolvida, muitos fãs que não gostaram da sua resposta, Ícaro'”, falou.

Thelma ao saber de sua vitória no “BBB20”! (Foto: Reprodução/TV Globo)

Em seguida, Thelma criticou a resposta de Leifert diretamente, já que o apresentador citou que o programa “pagou o salário” do ator neste ano: “Mas junto com a resposta veio: ‘Respeita quem paga o seu salário’. E aí bateu. Porque em 2021 você ouvir ‘eu pago o seu salário’ é se colocar em um lugar de privilégio branco que não dói só no Ícaro, não dói só em mim, dói em várias pessoas, porque um monte de gente ouve isso ainda. Então quer dizer que se eu tiver dentro de uma empresa, eu não posso criticar nada da empresa por que o meu salário vem dali? O meu salário vem de eu abaixar a cabeça ou o meu salário vem do que eu presto de serviço? O meu salário vem do meu serviço. E foi isso que estava escrito na resposta do Ícaro e foi com isso que eu me identifiquei”.

“Eu acho que depois as pessoas vão conversar e vão entender que foi chutado o balde de um lado e também foi chutado o balde do outro lado. Eu amo BBB, o BBB faz parte da minha vida, faz parte da minha história. Eu vi gente na internet falando: ‘quem era ela antes do BBB’. Gente, antes do BBB eu já tinha duas profissões, tá?! Só pra pontuar. Mas, com certeza, o BBB me abriu várias portas e eu nunca vou esquecer de nenhuma porta que me foi aberta”, destacou.

Continua depois da Publicidade

Apesar do sentimento de gratidão, Thelma deixou claro que não pretende “puxar saco” de ninguém. “Eu escrevi um livro e mais da metade é sobre o BBB. Eu mandei meu livro pro Tiago, mandei meu livro pra diretoria do BBB, eu sou totalmente grata. Mas, gente, se tem uma coisa que eu não faço é fica puxando saco de ninguém. Eu já sentei com tanta gente importante. Já sentei com diretor de hospital, diretora da OMS, já sentei com ex-presidente, já sentei com tanta gente e não puxei saco de nenhum deles. Então não esperem isso de mim!”, disse.

A médica também falou sobre o unfollow que recebeu de Tiago Leifert após curtir a publicação de Silva: “Eu gostaria muito de poder falar isso pro Tiago, sem precisar vir pra rede social, mas eu não tenho mais acesso a ele. Mas eu acho que nos discursos dele, ele falou tanto de representatividade, do tanto que ele aprendeu com o Babu [Santana], então fica meio contraditório seguir ex-BBBs machistas e racistas, e a gente é que toma o unfollow. Mas é o que eu disse, se for esperar que eu puxe o saco, desculpa… Respeito super, agradeço super, mas não!”.

Ícaro Silva responde Tiago Leifert

Hoje mais cedo, o ator de “Verdades Secretas 2” respondeu ao pronunciamento feito pelo apresentador, com uma carta aberta publicada nas redes sociais. “Oi, Tiago! Li sua cartinha e fiquei positivamente tocado pela contemplação do teu tempo. Imagino que para ter escrito um textão desse (o que não ocorreu nos casos de racismo, intolerância religiosa, misoginia, homofobia e abuso sexual no programa que você apresentava) é porque de fato te atravessei, o que sinceramente me envaidece como artista. Impressionante como tem coisa que passa e outras que interrompem nosso sossego, né?”, começou ele, em uma carta aberta publicada no Instagram.

Continua depois da Publicidade

“Minha vaidade esmaece um pouco, no entanto, quando vejo que sua réplica é baseada no fetiche monetário dos meninos comuns. Eu conheci muitos garotos na minha vida que pautavam suas opiniões na lógica sistemática do dinheiro. Garotos sem nada especial. Nem talento, nem beleza, nem nada, mas que tinham a aparência e a submissão adequadas, além de um parente no lugar certo, sabe? Acho que você sabe”, prosseguiu, provavelmente, se referindo ao fato de Tiago ser filho de Gilberto Leifert, um dos ex-chefões da Globo. A lembrança desse parentesco foi repetida mais algumas vezes durante o texto de Ícaro.

“Vamos então aos pontos da sua carta? Primeiro: eu nunca falei de realities, no plural. Amo e consumo vários deles, então aprofunde sua interpretação de texto, para não generalizar a minha opinião. Segundo: ‘ser adulto’ e artista no meio midiático é justamente estar a par das deficiências culturais do país e contribuir de alguma forma para saná-las. Se trabalho na emissora de onde você saiu é porque esta é tão plural quanto o estado brasileiro e consegue (me impressiona que você não tenha percebido isso) abraçar tanto quem está no corre, quanto quem nasceu com o sobrenome ‘correto'”, pontuou.

Ícaro Silva apareceu entre os possíveis famosos que integrariam o elenco do ‘BBB22’. (Foto: Reprodução/Instagram)

Na sequência, Silva levantou questões raciais e também sobre sua sexualidade: “E o terceiro e mais importante ponto a ser treplicado em sua cartinha: possivelmente você nunca vai entender isso, mas pra uma pessoa preta e queer estar em destaque, contratada ou empregada ela precisa ser realmente EXCELENTE. Então não tem como você estar pagando meu salário, Tiago. Não fossem meu talento, minha história, minha trajetória, uma luta filha da p*ta diária e essa cara bonita, eu acho que nem vivo estaria”.

“É minha entrega que paga meu salário. Imagino que sapatênis sejam confortáveis, mas eu literalmente tive que colocar salto alto, collant, peruca e performar como a maior diva do entretenimento na história para que o país COMEÇASSE a olhar pra mim. E isso porque eu já tinha 22 anos de carreira na época”, recordou ele, em alusão ao “Show dos Famosos”, no qual ganhou destaque em 2017. “É que meu pai é funcionário público, sabe? Acho que não sabe. No geral, soube que você está lidando com questões pessoais sérias. Desejo luz e proteção na tua vida, de verdade e acho que seria prudente focar aí a “interrupção ao seu sossego”. Vai firme e feliz ano novo. Atenciosamente, Ícaro”, encerrou.

Continua depois da Publicidade

Ícaro seguiu se manifestando na legenda da publicação. No texto, ele disse respeitar a trajetória de pessoas que passaram por reality shows, lembrando de sua participação no “Show dos Famosos”, que classificou como uma experiência “decisiva para sua carreira”. Ele também desmentiu, mais uma vez, que integraria o elenco do “BBB 22”, afirmando não simpatizar com a “cultura da exposição e exploração humanas ao extremo da qual sobrevivem os realities de confinamento”. Por fim, pediu desculpas a familiares e amigos pelo transtorno causado após suas declarações iniciais.